O final do ano chega com tudo aí na sua empresa também? Black Friday, Natal e Virada de Ano são um prato cheio para vender ainda mais, mas para isso, é importante que seu estoque esteja preparado. Afinal de contas, estoque desorganizado é sinônimo de prejuízo.
Vale pontuar que esse decolar de vendas do fim do ano também vem acompanhado de muitas exigências dos consumidores, como prazo de entrega, qualidade dos itens e rápido atendimento, que são fatores possíveis de serem solucionados com uma boa gestão de estoque, que consequentemente garante a quantidade exata de insumos, sem mais e nem menos.
Que o mercado tem uma volatilidade gigante você já sabe, por isso, é muito importante ficar atento com as tendências e novidades que aparecem diariamente no nicho que sua empresa atende. Essas mudanças constantes podem enganar facilmente a percepção de tendência e influenciar negativamente seu planejamento.
Com o mercado analisado e as novidades extraídas, a gestão de estoque se torna essencial para que sua empresa atenda a demanda com um alto nível de qualidade, rapidez, bom atendimento e facilidade em resolução de problemas. Ter a gestão de estoque na ponta do lápis faz com que estes itens sejam facilmente respeitados, já que sua empresa contará com insumos capazes de suprir sua demanda, não correndo o risco de sobrar aos montes no fim das campanhas.
Afinal, ter produto parado em estoque é um grande prejuízo!
Segundo a Associação Brasileira do Varejo (ABV), a expectativa de aumento de vendas para o varejo antes do fim do ano é de 12%, número considerado alto, pois até abril deste ano o varejo teve um avanço de apenas 2,3% e nos últimos doze meses 0,8%. Além disso, com a Copa do Mundo, há uma tendência que o mercado avance ainda mais no setor de produtos esportivos, podendo bater a meta estimada de vendas de R$ 170 bilhões previstos no início do ano.
O planejamento prévio é tudo, e você verá na prática que uma boa gestão de estoque oferece ao seu cliente exatamente o que ele quer. Datas sazonais como essas, atraem clientes que desejam fazer seus pedidos com facilidade, desde o momento da busca até o fechamento do pedido e o recebimento do produto, sem complicações ou enrolação, por isso:
Uma boa estratégia para o planejamento da gestão de estoque é utilizar ambas as datas, Black Friday e Natal, em conjunto, já que são próximas e separadas em cerca de um mês apenas.
É interessante considerar que, sua empresa poderá utilizar do mesmo planejamento para montar seu estoque e manter tanto a continuidade, quanto a organização. Outro item que também pode ser aproveitado é a integração de estoques da loja física e virtual, caso seja sua realidade e para isso existem inúmeras ferramentas que podem auxiliar no processo. O Mercado Pago, por exemplo, pode ajudar sua empresa a conectar ambos os estoques e controlar as entradas e saídas das mercadorias, inclusive organizando a receita movida entre eles.
Além disso, também é essencial voltar sua atenção para estas dicas:
💡 Leia também: Estratégias de vendas: guia completo para atrair e fidelizar clientes
Se você ainda não preparou o estoque da sua empresa para o fim de ano, está na hora. Esse período é uma excelente oportunidade para alavancar vendas e conquistar clientes através de bom atendimento, dinamismo e qualidade, por isso, a gestão de estoque deve ser uma prioridade.
E não para por aí.
Existem milhares de empresas com soluções práticas e integradas no digital e online que podem auxiliar sua empresa na organização do seu estoque e em outras estratégias que viabilizem a atração de novos clientes e o aumento de suas vendas.