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Como fazer a gestão de estoque para Black Friday e Natal

6 min de leitura Atualizado em 05/01/2024
Mercado Pago: mulher fazendo a gestão de estoque no computador

O final do ano chega com tudo aí na sua empresa também? Black Friday, Natal e Virada de Ano são um prato cheio para vender ainda mais, mas para isso, é importante que seu estoque esteja preparado. Afinal de contas, estoque desorganizado é sinônimo de prejuízo.

Vale pontuar que esse decolar de vendas do fim do ano também vem acompanhado de muitas exigências dos consumidores, como prazo de entrega, qualidade dos itens e rápido atendimento, que são fatores possíveis de serem solucionados com uma boa gestão de estoque, que consequentemente garante a quantidade exata de insumos, sem mais e nem menos.

 

A importância de fazer a gestão de estoque

Que o mercado tem uma volatilidade gigante você já sabe, por isso, é muito importante ficar atento com as tendências e novidades que aparecem diariamente no nicho que sua empresa atende. Essas mudanças constantes podem enganar facilmente a percepção de tendência e influenciar negativamente seu planejamento. 

Com o mercado analisado e as novidades extraídas, a gestão de estoque se torna essencial para que sua empresa atenda a demanda com um alto nível de qualidade, rapidez, bom atendimento e facilidade em resolução de problemas. Ter a gestão de estoque na ponta do lápis faz com que estes itens sejam facilmente respeitados, já que sua empresa contará com insumos capazes de suprir sua demanda, não correndo o risco de sobrar aos montes no fim das campanhas.

Afinal, ter produto parado em estoque é um grande prejuízo! 

Segundo a Associação Brasileira do Varejo (ABV), a expectativa de aumento de vendas para o varejo antes do fim do ano é de 12%, número considerado alto, pois até abril deste ano o varejo teve um avanço de apenas 2,3% e nos últimos doze meses 0,8%. Além disso, com a Copa do Mundo, há uma tendência que o mercado avance ainda mais no setor de produtos esportivos, podendo bater a meta estimada de vendas de R$ 170 bilhões previstos no início do ano. 

 

Como fazer gestão de estoque estrategicamente

O planejamento prévio é tudo, e você verá na prática que uma boa gestão de estoque oferece ao seu cliente exatamente o que ele quer. Datas sazonais como essas, atraem clientes que desejam fazer seus pedidos com facilidade, desde o momento da busca até o fechamento do pedido e o recebimento do produto, sem complicações ou enrolação, por isso:

 

  • Classifique e cadastre os seus produtos;
  • Faça um inventário;
  • Padronize seus produtos;
  • Busque girar o estoque;
  • Tenha um controle das entradas e saídas.

 

6 dicas para preparar o seu estoque para Black Friday e Natal

Uma boa estratégia para o planejamento da gestão de estoque é utilizar ambas as datas, Black Friday e Natal, em conjunto, já que são próximas e separadas em cerca de um mês apenas. 

É interessante considerar que, sua empresa poderá utilizar do mesmo planejamento para montar seu estoque e manter tanto a continuidade, quanto a organização. Outro item que também pode ser aproveitado é a integração de estoques da loja física e virtual, caso seja sua realidade e para isso existem inúmeras ferramentas que podem auxiliar no processo. O Mercado Pago, por exemplo, pode ajudar sua empresa a conectar ambos os estoques e controlar as entradas e saídas das mercadorias, inclusive organizando a receita movida entre eles. 

Além disso, também é essencial voltar sua atenção para estas dicas:

  • Fique atento às datas e se prepare
    Não deixe para buscar insumos, mão de obra, produtos ou itens em cima da hora, tenha um planejamento prévio do que seu estoque precisa e faça controles conforme as saídas. Assim, sua empresa evita prejuízos pela falta de produtos ou excesso deles. 
  • Alinhe pedidos com seus fornecedores
    Como existe a possibilidade dos seus fornecedores também atenderem aos seus concorrentes, é importante adiantar seu pedido, combinar prazos e deixar todos os processos alinhados. Assim, sua empresa evita riscos desnecessários, como ficar sem estoque no último momento. 
  • Treine seus funcionários
    Faz parte da gestão de estoque treinar seus funcionários para que eles se mantenham organizados e, assim, evitar confusões que prejudicam as vendas. É importante repassar os processos de organização do estoque, incluindo as conferências diárias de mercadorias.
  • Pense em uma estratégia de marketing
    Outro ponto essencial para preparar seu estoque é a estratégia de marketing. Pense em ações que vão fazer seu produto chegar até o cliente em potencial e consequentemente fará com que ele faça sua compra. Ou seja, com uma estratégia eficiente é possível aumentar suas vendas e a partir disso, movimentar seu estoque. Um ponto leva ao outro. 
  • Otimize seus sistemas
    Seja por plataformas ou ferramentas, é importante que todo o sistema de gestão de estoque da sua empresa esteja integrado, garantindo uma visão 360º de tudo o que entra ou sai dele, inclusive, é uma forma de agilizar os processos e evitar potenciais problemas. 
  • Se comunique com seu cliente
    A organização do estoque não faz milagre. Se sua empresa deseja movimentar suas vendas, é importante que crie um relacionamento saudável com os clientes, humanizando sua comunicação e a marca como um todo. Quanto maior a proximidade, maior a chance de venda. 

 

💡 Leia também: Estratégias de vendas: guia completo para atrair e fidelizar clientes 

 

Prepare o seu estoque para o final do ano!

Se você ainda não preparou o estoque da sua empresa para o fim de ano, está na hora. Esse período é uma excelente oportunidade para alavancar vendas e conquistar clientes através de bom atendimento, dinamismo e qualidade, por isso, a gestão de estoque deve ser uma prioridade. 

E não para por aí. 

Existem milhares de empresas com soluções práticas e integradas no digital e online que podem auxiliar sua empresa na organização do seu estoque e em outras estratégias que viabilizem a atração de novos clientes e o aumento de suas vendas.

 

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Escrito por:

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