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Controle de estoque: como integrar loja física e e-commerce?

Mulher trabalhando no controle do estoque da empresa

Com a preferência dos consumidores cada vez maior por compras on-line, as lojas físicas buscam por formas práticas de se integrarem ao mundo digital, garantindo a movimentação das vendas. 

A ideia é garantir uma experiência omnichannel (multicanais) para os clientes em que eles tenham a possibilidade de comprar seus produtos tanto pelos canais digitais, quanto na sua loja física.

Mas para isso é preciso fazer um bom controle de estoque, fazendo a integração de informações relacionadas aos itens disponíveis para a loja física e a loja virtual, evitando erros que possam prejudicar suas vendas e principalmente, o relacionamento da sua empresa com os clientes.

Descubra, abaixo, como fazer essa integração com segurança e praticidade. 

 

O que é integração do estoque


As empresas que atuam com dois ou mais canais de venda precisam trabalhar a integração de seus estoques, otimizando os processos que podem influenciar a experiência dos clientes.

Por exemplo, imagine que você tem uma loja física e virtual de calçados e um cliente faz a compra do último modelo do sapato “X” disponível no seu estoque em sua unidade física. Logo em seguida, outro cliente na sua loja virtual compra o mesmo sapato, mas para a surpresa dele, após efetuar o pagamento da compra, a sua loja envia uma mensagem de indisponibilidade do produto. 

Isso provavelmente gerou um grande desconforto no cliente e pode fazer com que ele perca a confiança em sua empresa, o que afeta diretamente a possibilidade de ele fazer uma nova compra. 

É por esse motivo que fazer a integração do estoque é essencial, pois você faz com que suas lojas se comuniquem entre si para garantir uma organização mais eficiente e que evita desconfortos que geram prejuízos financeiros para sua empresa e principalmente, afetam sua relação com o cliente. 

 

Como funciona integração do estoque


Com a integração do estoque as informações são compartilhadas em tempo real no sistema usado pela sua loja física e loja virtual, desde a disponibilidade dos itens até a venda, emissão de nota fiscal, status da separação do pedido, expedição, entre outros.

Essa interligação permite um melhor acompanhamento do desempenho das vendas da sua empresa, facilitando também seu atendimento ao cliente, evitando possíveis erros e prejuízos. 

Aliás, esse processo é fundamental para desenvolver estratégias omnichannel,  oferecendo ao consumidor a mesma experiência seja nos pontos físicos, canais virtuais ou marketplaces. 

Algumas vantagens que a integração do estoque da loja física e loja virtual pode oferecer, são:

  • Aumento da fidelização e satisfação dos clientes;
  • Crescimento de receita da empresa;
  • Otimização da logística; 
  • Troca de informações entre os canais de venda;
  • Expansão da base de clientes.  

 

Como fazer a integração do estoque da loja física e da loja online 


Para fazer a integração do estoque entre as lojas físicas e virtuais é preciso contar com um sistema adequado que assegure que as informações da sua empresa estejam corretas e sincronizadas. 

Além disso, também é essencial conectar as estruturas de atendimento que garantem uma boa experiência para os clientes em todos os canais de venda. Veja algumas formas de fazer isso: 

 

  • Organização em primeiro lugar

Antes de mais nada é preciso controlar os processos internos diários da sua empresa, como os registros de venda, estoque e distribuição. O ideal é usar um sistema de gestão ERP, ferramenta capaz de integrar todas as informações sobre a operação de vendas, como o cadastro de clientes, controle de estoque, emissão de nota fiscal e processos logísticos. 

 

  • Estoque sincronizado

Um dos pontos mais importantes da integração é garantir que o estoque esteja sempre atualizado e evitar vendas equivocadas. Se todos os pedidos de vendas forem recebidos pelo mesmo ERP, é possível fazer a baixa de estoque automática, atualizando todos os canais de venda cadastrados e garantindo a reserva para que o produto não seja vendido para outros consumidores.  

 

  • Explore as estratégias omnichannel 

O consumidor escolhe o canal de compras que é mais conveniente no momento. Por isso, sua empresa precisa estar preparada para desenvolver estratégias multicanais que oferecem uma experiência contínua aos clientes, tanto no momento da compra, quanto no suporte. 


📊 Gestão Estratégica: Confira nosso guia prático para sua empresa

 

Cuide do seu estoque e garanta mais vendas em sua empresa! 


O estoque é um dos principais pilares das vendas, por isso é essencial que sua empresa se atente às inovações que surgem no mercado a fim de auxiliar nas integrações do mundo físico com o digital, garantindo uma experiência de compra mais segura, rápida e eficiente aos clientes.

Melhore o gerenciamento do estoque da sua empresa e comece a vender mais e melhor.

 

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Escrito por:

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