Ações de sustentabilidade, além de essenciais para o meio ambiente, podem ser um bom diferencial para qualquer empresa, promovendo redução de custos e outros benefícios para a imagem da instituição.
Não é à toa que cada vez mais gestores estão investindo nesse tipo de estratégia, afinal, 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis, segundo um estudo da Union + Webster. Prova disso é que 70% dos participantes disseram não se importar em pagar um pouco mais por isso.
Por esse motivo, seja em indústrias, e-commerces ou lojas físicas, a logística sustentável surge como uma oportunidade de implementar ações com impacto positivo, além de trazer muitas vantagens.
A logística sustentável é o planejamento da produção, armazenagem, embalo e transporte de matérias-primas e produtos com o objetivo de reduzir os impactos socioambientais da produção e do comércio. Diferente dos processos de logística tradicionais, que visam atender necessidades dos negócios e clientes, aqui, a ideia é otimizar os recursos.
Dessa forma, são priorizadas as estratégias que poluem menos, utilizam menos matéria-prima ou materiais mais sustentáveis, além de promover a relação da empresa com a comunidade local. Por um lado, há redução de impactos ambientais negativos e, por outro, a promoção de impacto social positivo.
Quais são as vantagens de adotar a logística sustentável?
Existem diversos pontos positivos em adotar esse tipo de logística, como a economia de recursos financeiros. O aumento da eficiência nas entregas é outro exemplo, que resulta também numa maior satisfação dos consumidores.
Há ainda o incentivo à geração de empregos, melhora na qualidade de vida dos colaboradores e na comunidade envolvida com a empresa. Por fim, o descarte correto dos materiais pode trazer ganhos financeiros, além de um diferencial competitivo – que deve ser usado de maneira estratégica no marketing e no branding.
Qualquer tipo de empresa de qualquer segmento pode adotar processos sustentáveis, variando conforme sua estrutura. Para dar o pontapé inicial, é preciso fazer um mapeamento de como funciona a logística atualmente e criar metas nesse sentido, como a redução de insumos, adoção de processos mais inteligentes e parcerias com instituições e projetos relevantes.
Veja alguns pontos de atenção na hora de aplicar esse conceito:
A escolha das embalagens é um ponto muito relevante, afinal de contas, além de garantir a proteção dos produtos enviados para o cliente, também são uma forma de encantamento.
Sendo uma fonte de resíduos, é preciso levá-las em consideração na hora de deixar sua logística mais sustentável. Além da escolha dos materiais, é importante estudar os melhores tamanhos e formas para otimizar não só o uso de matéria-prima, mas também os custos de transporte.
Outro fator essencial para tornar seu negócio mais verde é a redução da emissão de combustíveis fósseis no meio ambiente, ou seja, o impacto que as entregas causam. Ao investir na otimização das rotas de logística, há redução de custos, além de tornar as entregas mais ágeis e diminuir a poluição gerada.
Nesse sentido, também é possível estabelecer parcerias ou desenvolver opções mais sustentáveis, como uso de bicicletas ou criar pontos de coleta para que o próprio consumidor possa retirar os produtos.
Trocas e devoluções também causam impacto – no bolso do empresário e no meio ambiente. Por isso, tomar ações que minimizem as necessidades de logística reversa são essenciais.
Uma forma de evitar essas situações é oferecer o máximo de informações no seu site, seja por imagens, descrições detalhadas ou vídeos dos produtos. Ter um bom canal de suporte também pode auxiliar que as trocas e devoluções diminuam, não só contribuindo para a sustentabilidade e saúde financeira da sua loja, como aumentando, inclusive, a satisfação dos consumidores.
👉Leia mais: Conta PJ: o guia completo para sua empresa
Com um público cada vez mais exigente e um cenário competitivo, é essencial ficar atento às exigências do mercado, afinal os clientes esperam boas experiências de compra, bom atendimento, além de transparência e ações concretas de sustentabilidade.
Prepare-se para implantar a logística sustentável e diminua os impactos socioambientais das atividades da sua empresa, ao mesmo tempo que chama a atenção de mais consumidores e clientes.