Conexão Mercado Pago

Por que o pagamento recorrente veio para ficar?

Escrito por Equipe Mercado Pago | Sep 6, 2022 4:30:00 PM

Conforme as necessidades e exigências dos consumidores vão mudando, é necessário sua empresa se atualizar, principalmente em relação às formas de pagamento disponíveis aos seus clientes.

Um dos métodos que viraram tendência no mercado, por exemplo, são os pagamentos recorrentes, sendo muito utilizados em serviços de assinatura. Mas engana-se quem pensa que eles funcionam apenas com plataformas de streaming. Pelo contrário, existem muitas outras maneiras de utilizar a recorrência com produtos e serviços. 

 

A importância dos pagamentos recorrentes hoje

Como o nome sugere, esse tipo de cobrança é utilizada para produtos e serviços que são contratados num plano recorrente, geralmente de maneira mensal, semanal ou quinzenal. Diferente de uma compra parcelada, nesse caso o comprador não estará ocupando o limite do cartão, pois o pagamento será feito de maneira periódica e automática. Aliás, esse é um modelo de venda e pagamento que se popularizou principalmente com os serviços de assinaturas, mas já era bastante utilizado por academias ou educação à distância. 

Segundo dados publicados pelo E-commerce Brasil, o mercado mundial de clubes de assinaturas já corresponde a 18% do total de vendas por cartão de crédito. A projeção é de que 75% das organizações ofereçam esse tipo de solução até 2023. 

O sucesso dessa modalidade pode ser explicado por uma série de fatores, mas principalmente pela segurança e comodidade oferecida tanto para o cliente quanto para as empresas. Se por um lado gera uma experiência de compra mais prática para os consumidores, quem vende conta com previsibilidade de receita, fidelização e uma melhor organização financeira. 

E a boa notícia é que, se usados de forma eficiente e estratégica, os pagamentos recorrentes podem ser adotados pelos mais diversos segmentos de produtos e serviços para trazer bons resultados. Hoje existem diversos exemplos de clubes de assinaturas de produtos, como itens de beleza, livros, bebidas e especiarias. 

Mas o modelo também pode ser aplicável para condomínios, empresas de telecomunicação, e-commerces, editoras, plataformas educativas e muitos outros setores. 

 

📥 Baixe nosso e-book gratuito sobre Estratégias de Vendas Consultivas

 

Tipos de pagamentos recorrentes e quem pode adquiri-lo

Antes de oferecer novas opções aos consumidores, é preciso conhecer os métodos de pagamento

Quando se fala em recorrência, a organização e o controle devem ser os pontos centrais dessa estratégia. Afinal, segurança e planejamento são palavras de ordem para evitar problemas.

Vale citar também que não existe um modelo específico ou padrão para poder usar esse método, quem manda é a criatividade. Saiba mais sobre como as modalidades podem ser aplicadas:

 

  • Pagamento recorrente fixo

Pagamentos fixos ou regulares são aqueles em que os clientes são cobrados sempre com o mesmo valor pré-estabelecido. Alguns exemplos são as assinaturas de academias, revistas ou de clubes de livros e plataformas de streaming, que geralmente usam utilizam pagamentos periódicos e modelos de assinatura mensais, semestrais ou anuais, mantendo o preço. 

 

  • Pagamento recorrente variável 

Pagamentos recorrentes variáveis ​​ou irregulares têm oscilações no valor, conforme o uso do produto ou serviço pelo cliente. Por exemplo, as contas de eletricidade ou planos de celular.

 

5 ideias de soluções para implantar o pagamento recorrente

Sem dúvidas, esse tipo de solução é uma maneira de gerar flexibilidade de novos clientes e fidelização, além de contribuir para diminuição do risco de inadimplência e melhorar a previsibilidade financeira. Atualmente existem diferentes soluções que podem usar o modo de pagamento recorrente. Entre as mais populares, estão: 

 

  1. Clubes de fidelidade

Normalmente são oferecidos kits com curadorias de determinadas categorias de produtos, como livros, vinhos, entre outros, que serão enviados para o cliente conforme a periodicidade desejada. 

 

  1. Assinatura de serviços

Além de plataformas de filmes, academias, coworking e plataformas de cursos são apenas alguns dos modelos de assinatura de serviços pagos de maneira recorrente. 

 

  1. Fornecedor de matérias-primas 

Outra forma de explorar a recorrência é com o fornecimento de diferentes tipos de insumos para empresas. É possível mapear as necessidades de cada cliente e oferecer entregas e valores únicos.  

 

  1. Assistentes pessoais de serviços ou áreas específicas 

Aluguel, serviços jurídicos, aulas particulares, serviços de limpeza e tratamentos de beleza são exemplos de empreendimentos que podem utilizar pagamentos recorrentes. 

 

  1. Soluções tecnologias de uso contínuo

Também cresce o mercado das assinaturas online, principalmente o SaaS (software as a service). O usuário cadastra um método de pagamento para poder usufruir dessas soluções, como os programas da Adobe, Microsoft e softwares de gestão financeira. 

 

Inove nas cobranças em sua empresa! Esteja na frente da concorrência!

Os pagamentos recorrentes são convenientes e economizam tempo tanto para os clientes, como para as empresas. Eles ajudam na fidelização, melhoram o desempenho, facilitam a gestão financeira e podem aumentar sua lucratividade. 

O Mercado Pago, por exemplo, oferece às empresas mais formas de receber o dinheiro na hora, com a possibilidade do empresário poder vender em qualquer lugar, receber seus pagamentos de forma instantânea, ter o seu dinheiro disponível na hora e sem pagar taxas de adesão. Além de oferecer uma nova forma de pagamento recorrente e diversos serviços para melhorar a gestão de vendas da sua empresa.

Não deixe de conhecer mais sobre essa solução capaz de transformar o desempenho da sua empresa e estudar quais são as melhores alternativas.