O que é pagamento recorrente e como funciona

Por conta da pandemia da COVID-19, diversos fenômenos e mudanças vieram à tona. A ascensão do comércio eletrônico é um dentre tantos outros.
Os serviços de streaming são um bom exemplo: cresceram 20% globalmente no mês de março, segundo uma pesquisa da Conviva. Só na América Latina, o aumento do uso foi de 26,6%.
Esse processo já vinha acontecendo ao longo dos últimos anos. Cada vez mais pessoas estão aderindo a diferentes plataformas de streaming - seja de filmes, séries, músicas, jogos, a outros serviços de assinaturas digitais. E isso tudo foi potencializado pelo isolamento social e a necessidade de ficar em casa e, com ela, a adesão a esses serviços.
Para oferecer uma boa experiência para o consumidor, esse segmento conta até mesmo com uma maneira de pagamento própria: o pagamento recorrente. Com ela, há a garantia de pagar as mensalidades de maneira segura, simples e sem dores de cabeça ou preocupações. E esse método pode ser aplicado também em outros negócios, como você verá a seguir.
O que é pagamento recorrente?
Imagine, por exemplo, adquirir um serviço de assinatura on-line com um ano de duração. Ou seja, durante 12 meses você pagará por aquele determinado produto ou serviço e poderá desfrutá-lo por esse mesmo período de tempo. Agora, imagine se, na hora da cobrança, apesar de poder realizar o pagamento em 12 meses, o mesmo for descontado no limite da sua fatura de cartão de crédito no valor total, como uma compra parcelada. Não parece a melhor experiência de compra, não é?
E isso não se aplica somente no modelo de assinaturas. O pagamento recorrente evita uma série de dores de cabeça. Por ser uma cobrança feita mensalmente de forma automática, não é preciso fazer transações de cobrança mensais e nem comprometer o limite do cartão de crédito. Isso quer dizer que quando um comprador adquire a assinatura que você oferece, paga por ela todo mês, pelo período determinado na adesão, de maneira individual.
As vantagens alcançam tanto o consumidor quanto para quem oferta o serviço, já que as cobranças acontecem automaticamente mês a mês. E esses benefícios podem ser aplicados em academias, cursos de idiomas online, EAD, estacionamentos, assinaturas de produtos físicos, aplicativos, entre muitos outros.
Vale a pena permitir o pagamento recorrente no seu negócio?
Vale muito a pena, principalmente se você oferece produtos ou serviços por assinatura, ou algum dos exemplos listados acima. Dentre os benefícios desse método estão:
Maiores taxas de aprovação
Há redução da taxa de inadimplência, o que pode chegar a 0% nos casos do pagamento com cartão de crédito. Além disso, como não há comprometimento do limite total do cartão, é mais difícil que alguma transação seja negada por esse motivo. Por isso, este é um recurso que ajuda a obter maiores taxas de aprovação.
Melhor gestão de tempo
Ambos os lados poupam tempo nesse tipo de transação. Como o pagamento automático será feito mensalmente na data acordada entre a empresa e o cliente, ele não precisará entrar todos os meses no seu site para efetuar a transação. Além disso, esse método permite que os usuários tenham uma melhor organização de seu orçamento, já tendo os valores programados para pagamento.
Experiência de pagamento aperfeiçoada
Ao optar pelo modelo de cobrança recorrente, dependendo do seu modelo de negócio, é possível oferecer algumas vantagens. Entre elas, versões de teste, descontos especiais, períodos em gratuidade, upgrades temporários, por exemplo. Assim, além de reter os consumidores por mais tempo, você pode gerar um maior nível de satisfação na experiência de compra.
Automatização das cobranças
Nesse caso, não é preciso se preocupar em cobrar os clientes todo mês. Já que tudo é feito de forma automática, minimizam-se os esforços da equipe financeira ou de vendas, e ajuda a e evitar possíveis erros no processo de cobrança.
Previsibilidade das receitas
Com o pagamento recorrente, sua empresa consegue saber o quanto irá faturar em determinado período. Com isso, é possível também projetar lucros e ter maior controle dos gastos do seu negócio.
Fidelização de clientes
Da perspectiva do lojista, a venda recorrente é uma excelente ferramenta. Afinal, o cliente é promovido à cliente recorrente, melhorando a retenção. Isso ajuda a manter a receita com menos esforços de marketing e promoção, você tem maior controle dos pagamentos de seus clientes, além de criar e manter um relacionamento mais próximo do consumidor.
Leia também - Estratégias de vendas: guia completo para atrair e fidelizar cliente
Pagamento recorrente: uma boa oportunidade para o seu negócio!
Descubra mais sobre o pagamento recorrente e entenda se o seu negócio combina com esse método de cobrança. Ele, certamente, transformará para melhor a sua experiência e a de quem compra seus produtos e serviços.
Escrito por:

Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados
Como melhorar a segurança digital do seu e-commerce
| Junho 28, 2022
Os e-commerces facilitaram o consumo das pessoas, tornando a experiência de compra mais prática e confortável, mas mesmo se tratando de plataformas..
Pagamentos invisíveis: o que são e como funcionam?
| Junho 23, 2022
Você sabia que, segundo os dados do relatório anual do E-commerce Radar, cerca de 23% dos abandonos de carrinho em lojas virtuais acontecem por conta..
Como conseguir uma oferta de crédito para sua empresa?
| Junho 21, 2022
Em um país onde 80% das micro e pequenas empresas encerram suas atividades em menos de um ano por causa da falta de dinheiro, o crédito para empresas..