Explore a cobrança recorrente em sua empresa de saúde e bem-estar
O cuidado com a saúde e bem-estar tem sido uma das grandes preocupações dos brasileiros, que decidiram nos últimos anos investir nessa área, que traz retorno em qualidade de vida e autoestima. De acordo com o relatório da Global Wellness Institute, há uma estimativa de que o crescimento da área até 2027 será de 57%, chegando a mais de R$40 trilhões.
A influência das redes sociais é um dos pontos que fazem a área da saúde e bem-estar disparar, seja através de perfis de influenciadores digitais ou então por meio de profissionais do segmento, com dicas, conselhos e conscientização sobre a necessidade da busca por soluções. Pensando nessa demanda crescente, ao oferecer opções de tratamentos inovadores, horários flexíveis e métodos de pagamento que se encaixam no perfil dos clientes, será mais fácil suprir essa necessidade.
Uma das estratégias que combinam perfeitamente com a área é o pagamento recorrente para pacote de serviços em saúde e bem-estar, que proporciona comodidade e satisfação através da cobrança recorrente.
Quais os benefícios da cobrança recorrente para sua empresa de saúde e bem-estar?
Quando falamos de tratamentos de saúde e bem-estar, quase sempre estamos falando sobre tratamentos com recorrência, ou seja, com várias sessões, diversas idas à clínica, etc. Utilizar isso para oferecer uma possibilidade diferenciada ao cliente pode ser uma solução para fechar novos planos, novos tratamentos e atrair mais clientes. A cobrança recorrente é feita através do pagamento recorrente com periodicidade escolhida e debitada automaticamente, geralmente, no cartão de crédito.
Ou seja, a depender do tratamento ou plano fechado pelo cliente (semanal, quinzenal ou mensal), um valor será combinado e acordado em formato de cobrança recorrente, sendo o valor debitado do cartão do cliente, sem a necessidade do pagamento a cada sessão.
E no que isso pode ajudar sua empresa? A ter várias vantagens, como:
- Mais previsibilidade de receita: através do pagamento recorrente feito pelos clientes, sua empresa consegue prever o valor que entrará em caixa, já que o valor será debitado automaticamente do cliente. O que, consequentemente, permite mais facilidade na gestão do fluxo de caixa e redução na taxa de inadimplência.
- Melhoria da experiência do cliente: uma vez que o cliente não precisa se preocupar com os pagamentos a cada visita, a experiência acaba sendo muito melhor. Além de focar no tratamento, o cliente consegue interagir muito mais com o espaço e desfrutar melhor do que sua empresa pode oferecer.
- Redução de custos administrativos: com o pagamento recorrente, é possível diminuir custos de emissão de boletos, além de reduzir a necessidade de custos envolvendo intervenções manuais, principalmente para cobranças, uma vez que o processo está automatizado.
- Mais facilidade para ofertar pacotes e serviços adicionais: será mais fácil agregar um serviço adicional ao plano do seu cliente, já que ele terá uma assinatura vigente e só precisará pagar um pouco a mais pelo novo serviço.
Como adotar a cobrança recorrente em sua empresa de saúde e bem-estar
Nesta área, adotar estratégias que retenham cada vez mais os clientes é fundamental, isso porque a tendência é que os clientes busquem pelo serviço e, após concluído, acabem indo embora sem se fidelizar. Com a estratégia da cobrança recorrente, é mais fácil oferecer outros serviços, por períodos mais extensos e manter os clientes ativos. Isso tudo porque eles já terão encaixado no orçamento mensal o investimento com saúde e bem-estar.
Para implementar a estratégia da cobrança recorrente no pacote de serviços de saúde e bem-estar, é importante considerar:
- Defina os planos de assinatura: definir os planos de assinatura é essencial para poder ofertar as melhores opções de acordo com o perfil do cliente. Aqui, é necessário incluir quais serviços entrarão em cada plano, a constância e também os valores.
- Escolha um parceiro confiável para pagamentos: escolher um parceiro confiável, como a solução de pagamento recorrente do Mercado Pago é a melhor forma de oferecer a cobrança recorrente. O Assinaturas do Mercado Pago, por exemplo, é uma ferramenta online que te permite receber pagamentos dessa forma, com frequência personalizada, teste grátis e tudo com a possibilidade de acompanhamento e gestão pelo aplicativo.
- Faça a integração com os sistemas de gestão da empresa: fazendo a integração da cobrança recorrente com os sistemas de gestão é mais fácil ter controle de tudo em um só lugar. Por lá, será possível também acompanhar e monitorar as cobranças realizadas aos seus clientes.
- Mantenha uma comunicação transparente com os clientes: isso é fundamental para que os clientes saibam sempre o que estão contratando. É fundamental também, dizer a eles sobre alterações nos planos, novos valores, novos serviços e tudo o que for necessário para preservar o relacionamento.
- Realize análises e monitoramento constantes: essas informações são fundamentais para ter mais controle dos serviços que sua empresa está oferecendo, saber se os pacotes de serviços estão agradando e funcionando e ainda poder fazer os ajustes necessários, caso a estratégia precise de adaptações ao longo da jornada de sua empresa.
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8 formas de impulsionar as vendas em sua empresa de saúde e bem-estar
A depender da demanda do público com a sua empresa, as possibilidades de atrair cada vez mais clientes para os seus serviços são cada vez maiores. Para que tudo isso funcione e o retorno seja como o esperado, é importante ter como ponto de partida um bom planejamento, fazendo análises constantes para oferecer sempre as melhores soluções.
Algumas das formas de dar esse impulso nas vendas aí na sua empresa, são:
1. Faça uma análise detalhada do seu público
Isso é essencial para entender quais planos oferecer, pacotes de serviços, valores, frequência, tipos de precificação e outros.
Sem conhecer bem seu público, sua empresa corre o risco de ofertar algo que as pessoas não estão buscando e aí, as chances de vendas estagnadas crescem, obrigando sua equipe a ter que fazer promoções ou até mesmo reduzir demais valores, perdendo grande parte dos investimentos e, o que era pra ser um projeto para trazer mais receita, acaba virando uma fonte de prejuízo.
2. Crie planos de assinaturas personalizados
Dessa forma, sua empresa explora um dos pilares deste modelo de negócios, a exclusividade. Muitos clientes optam por contratar um pacote de serviços por assinatura justamente pela personalização que eles oferecem. Com serviços, horários e valores exclusivos.
3. Tenha um sistema de agendamento online
O sistema de agendamento online é fundamental para que o cliente não precise se deslocar até o seu consultório para realizar um agendamento.
Isso favorece a comodidade e a facilidade, evitando o não agendamento por falta de tempo do cliente ou mesmo a necessidade de ter que dedicar parte da equipe exclusivamente para isso, com agendamentos por telefone, tomando mais tempo do seu time e também podendo criar uma espera na linha para os clientes, correndo o risco de gerar desistências.
4. Realize ofertas e promoções em períodos sazonais
Datas como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Natal, aniversário, casamento e outras podem ser exploradas com serviços exclusivos, ofertas e promoções, tudo para melhorar ainda mais o relacionamento com seus clientes assinantes.
5. Ofereça vouchers e vales-presentes
Sempre que achar necessário, poderá oferecer um voucher ou vale-presente de uma sessão gratuita, um mês de serviços gratuitos ou outros serviços que possam atrair o consumidor a assinar um plano. Imagine, por exemplo, o caso de um centro de beleza integrada que começa a oferecer um novo serviço de maquiagem de longa duração.
Para clientes assinantes pode ser enviado um voucher no lançamento como uma forma de divulgar esse lançamento e, futuramente, criar uma base de clientes para mais esse serviço.
6. Invista em divulgação nas redes sociais
As redes sociais são portas totalmente abertas no universo da saúde e bem-estar, é de lá, inclusive, que surgem os interessados pelo assunto. Entregar conteúdo de qualidade, dicas e oferecimento de produtos e serviços é fundamental para utilizar as plataformas para atrair novos clientes.
Sua empresa pode investir em conteúdo informativo e, em paralelo, associar esse conteúdo a algum serviço ou tratamento disponível em sua empresa e apresentar as possibilidades de pacote.
7. Ofereça pagamento recorrente
Pagamentos recorrentes são a melhor forma para atrair mais clientes. Com o pagamento recorrente Mercado Pago, por exemplo, sua empresa transmite mais segurança e confiabilidade, já que a plataforma é uma das líderes de mercado, com alta credibilidade e reconhecimento dos usuários.
8. Mantenha uma comunicação constante com os clientes para feedbacks
Os feedbacks são essenciais para saber quais pontos estão se saindo bem e quais pontos não vão tão bem assim e precisam de melhoria. Além disso, ao ouvir os clientes, sua empresa se mostra aberta, o que cria uma conexão importante com os clientes, que se sentem ouvidos e percebem que suas dores podem ser sanadas.
Tudo pronto para fazer do bem-estar uma recorrência para seus clientes?
A cobrança recorrente é a melhor forma de unir a comodidade do cliente com a previsibilidade da sua empresa nos recebimentos. Ou seja, sua empresa oferece facilidade para o cliente pagar e ainda ganha em previsibilidade, podendo se planejar melhor. Contar com ferramentas que te proporcionem isso é fundamental. O Mercado Pago possui a solução perfeita para a sua empresa ter tudo isso e se destacar no mercado.
Com o Assinaturas, o método de pagamento recorrente Mercado Pago, a sua empresa pode receber através do cartão de crédito, Conta Mercado Pago, boleto ou Pix. Sua empresa ainda tem mais uma facilidade em utilizar o pagamento recorrente Mercado Pago, contar com o dinheiro na hora e diretamente na sua conta, algo essencial na jornada da construção de uma empresa escalável e com sucesso cada dia maior!
💡 Leia também:
6 passos para impulsionar sua empresa com o marketing de experiência
Como implementar um programa de vendas recorrentes em sua loja física
Por que o pagamento recorrente veio para ficar?
Pagamento recorrente: porque usar no segmento de beleza
5 Dicas de como criar um clube de assinatura
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