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Como implementar um programa de vendas recorrentes em sua loja física

6 min de leitura Atualizado em 15/01/2024
Homem fazendo uma venda recorrente em loja física

Quem é gestor de empresa sabe que a receita depende de vendas e que para mantê-las aquecidas, é preciso investir em ferramentas, soluções e novas tecnologias. Com isso, é possível atrair mais clientes, ter uma boa fidelização e, é claro, aumentar a receita. 

Fazer isso na loja física pode ser particularmente desafiador, afinal, como aliar a inovação com uma boa estratégia de faturamento? O pagamento recorrente pode ser a resposta a essa pergunta. 

 

Loja física: por que realizar vendas recorrentes?

Vender, receber e fidelizar. Esse ciclo é bem conhecido pelos empresários do varejo, mas quando se fala de vendas recorrentes a situação muda. Nesse modelo, o cliente está sempre depositando dinheiro no seu caixa. Interessante, não é? 

Funciona assim: você disponibiliza produtos ou serviços que são consumidos de maneira recorrente. O cliente faz uma compra, num modelo semelhante à uma assinatura e recebe aquele item na periodicidade desejada. Para sua empresa, significa uma renda fixa, e para o cliente,  garante a não preocupação com itens de consumo regular, como supermercado, a ração do bichinho de estimação ou remédios de uso contínuo, por exemplo. 

O pagamento recorrente garante um fluxo de caixa mais estável para sua empresa. Afinal, você sabe exatamente quando e quanto irá receber, o que facilita a gestão financeira. Outro ponto importante é que se trata de um método simples e rápido, tanto para o cliente quanto para a empresa. Isso traz agilidade para o processo de pagamento, sendo um diferencial para sua loja.

Por fim, é importante ressaltar que investir em inovação é essencial para garantir que sua empresa esteja sempre atualizada e seja referência no mercado. O pagamento recorrente é um bom exemplo de como a tecnologia pode ajudar sua loja a crescer e se destacar.

 

5 benefícios que as vendas recorrentes trazem para sua loja física

As vendas recorrentes são uma ótima estratégia para alavancar o crescimento da sua empresa de uma maneira saudável. Por meio delas, você sabe o quanto receberá, qual o caixa para investir e ter resultados cada vez melhores. 

Esse modelos traz várias vantagens para gerir sua empresa da melhor forma possível, inclusive benefícios como:

 

1. Cobranças automatizadas

As cobranças geralmente são automatizadas de forma recorrente, o que facilita o dia a dia da sua equipe, reduz falhas humanas e traz mais segurança ao cliente.

 

2. Pagamentos mais simples e rápidos

Você precisa fechar a venda e cobrar uma vez só. Depois disso, o processo automatizado garante os valores entrando conforme a periodicidade. Assim, as vendas são simplificadas e o cliente tem mais comodidade.

 

3. O risco de inadimplência diminui

A partir do momento que o pagamento já está realizado, a empresa diminui o risco de não receber o pagamento, seja por esquecimento ou oferta de um concorrente.

 

4. Controle de estoque mais simplificado

Com um faturamento previsto, você conseguirá saber da demanda de produtos com mais precisão também, sendo capaz de repor seu estoque de maneira inteligente.

 

5. Mais clientes fidelizados

Criando esse laço de proximidade com o consumidor, você tem um relacionamento contínuo, mantendo sua empresa sempre em contato. Além disso, o próprio modelo já pressupõe um relacionamento mais duradouro. 

 

Como implementar um programa de vendas recorrentes em sua loja física

Usufruindo de todas as vantagens, o trabalho de implementação de um programa de vendas recorrentes na sua loja simples passa a se tornar bem simples. 

Como gestor de empresa, você pode contar com um banco digital parceiro que oferece essa solução sem burocracias e com benefícios, além de oferecer mais ferramentas tecnológicas e dinâmicas de vendas com mais possibilidades para decolar seu faturamento. 

Veja algumas etapas importantes desse processo:

 

  • Identifique os produtos que são adequados para vendas recorrentes: se você já tem um portfólio de produtos e serviços, dê uma olhada nele e pense em soluções que poderiam ser oferecidas aos clientes a longo prazo. Pense no que seus consumidores podem precisar regularmente e em como você pode atender essa demanda. 

  • Faça uma pesquisa de aceitação com seus clientes: Após esse estudo dos produtos de acordo com as necessidades, você pode fazer uma pesquisa ou teste com seus clientes, para saber se eles comprariam a recorrência deste produto por um preço menor, uma vez que ele realiza essa compra todo mês. Dessa forma, é possível ter uma noção maior da aceitação deste produto. 

  • Determine o preço da assinatura: depois de decidir qual produto ou serviço será oferecido no modelo recorrente, é hora de criar planos e preços. Para fazer isso, é importante pensar na sua persona e no mercado que você deseja atender. Identifique as diferentes necessidades dos subgrupos de clientes e crie planos e preços que atendam às demandas de cada perfil.

  • Decida a periodicidade das entregas: a velocidade de consumo pode variar de cliente para cliente. Por isso, é importante criar modelos que atendam diferentes demandas, e incentivem essa compra no longo prazo. Isso não apenas ajuda a reter o cliente, como também montar uma estratégia de estoque e logística eficiente.

  • Crie um sistema de cadastro de clientes: o CRM é uma ferramenta super importante para seu planejamento de vendas recorrente. Com ela, você pode ter uma visão clara do seu processo de vendas, identificar quais clientes estão mais preparados para a compra, gerenciar seus clientes e os dados de forma mais eficiente, evitar perder oportunidades e outras ações essenciais para as vendas. 

  • Ofereça incentivos aos clientes: é uma prática nesse modelo oferecer condições especiais, como frete grátis, descontos e até mesmo recompensas especiais por tempo de adesão ao plano. 

  • Divulgue seu programa recorrente: com todo o planejamento estruturado, é hora de caprichar no marketing. Comece pela sua base de clientes mais fiéis e com índice de satisfação elevado e combine canais como e-mail marketing, publicidade paga, redes sociais e seu próprio site pode render bons frutos. 

 

👉Leia mais: Loja digital: 7 formas de expandir sua empresa

 

Implemente as vendas recorrentes e veja sua loja física crescer!

Investir em vendas recorrentes pode fazer sua loja física crescer de forma saudável e constante, aumentando o faturamento, conquistando novos clientes e fidelizando-os. Afinal, todo gestor sabe que manter um cliente custa de cinco a sete vezes menos do que prospectar um novo. 

Garantir uma boa experiência ao seu consumidor vai potencializar as vendas, principalmente com ajuda de ferramentas que facilitem a recorrência.

 

Está pronto para encantar seus clientes com vendas consultivas? Saiba como no nosso guia

 


Escrito por:

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