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Como vender com código QR na sua loja física

Pessoa segurando celular na mão com código QR Mercado Pago aberto na tela

Na hora de fazer compras, o consumidor procura muito mais do que um bom produto ou serviço – quer uma boa experiência em todo o processo, inclusive na hora do pagamento. Por isso, oferecer diversidade nos métodos de pagamento e no checkout da sua empresa é essencial para garantir mais vendas e fidelização de clientes, uma forma de vencer a concorrência em um mercado cada vez mais competitivo.

Com o avanço da tecnologia, esse esforço se torna ainda mais simples, possibilitando um processo de pagamento melhor e facilitado. Entre as opções inovadoras estão os QR Codes, um meio de pagamento prático e seguro para consumidores e empresas, especialmente as que contam com estabelecimentos físicos.

 

O que é e para que serve o código QR?

Os QR Codes, ou códigos QR, são imagens que funcionam como códigos de barra, mas armazenam muito mais informações, já que são bidimensionais (disponibilizando dados na horizontal e na vertical). Podem ser lidos através das câmeras de smartphones conectados à internet, levando o consumidor a sites, páginas de promoções ou de checkout. A ideia é que, no momento da compra, o cliente aponte o celular ou tablet para a imagem e seja direcionado para o local determinado pela empresa, podendo assim fazer o pagamento como desejar.

Nas lojas físicas, os QR Codes podem estar dispostos de várias maneiras: digital, em dispositivos ou, até mesmo, impressos.

Utilizados já há algum tempo, esses meios de pagamento mostraram um crescimento ainda maior depois da pandemia da COVID-19. Segundo informações da QRTIGER, houve um aumento de 433% no uso de códigos QR em 2022 na comparação com o ano anterior. Isso acontece porque os consumidores dizem achar essa uma ferramenta conveniente, de acordo com a Voxpopme – o que faz com que haja muitas expectativas para que seu uso continue crescendo em 2023.

 

Venda mais na sua loja física com Código QR

O sucesso dos QR Codes se dá, principalmente, pela facilidade que oferecem na hora dos pagamentos – tanto para consumidores quanto para empresários. A questão é que permitem que produtos e serviços sejam pagos de forma rápida e sem a necessidade de dinheiro em espécie ou cartões. Assim, o comprador precisa apenas de seu smartphone para pagar com segurança.

Uma maneira descomplicada, ágil e segura para fazer cobranças em uma loja física, aumentando a conversão de vendas e abrindo um leque de novas possibilidades para a empresa.

Confira algumas dicas que separamos para você vender com código QR na sua loja:

 

  • Venda pela maquininha de cartão

A maquininha de cartão habilitada com essa tecnologia é capaz de gerar um QR Code. O cliente escaneia com o celular e paga em segundos.

 

  • Venda pelo app

Algumas instituições financeiras e bancos digitais oferecem a opção de cobrar via código QR pelo app. Você só precisa de um celular com conexão em sua loja física.

 

  • Imprima o código QR

O ideal é que a impressão seja colorida, no formato de um pôster e tenha o logo/identidade visual da sua empresa. Importante lembrar de manter a versão impressa em um bom estado, para não prejudicar ou até mesmo impossibilitar a leitura do código pelos clientes. 

 

  • Posicione o código em um lugar acessível e bem iluminado

O QR Code impresso deve ser posicionado em um local estratégico dentro da sua loja. Uma boa sugestão é colocá-lo ao lado do caixa, para facilitar e incentivar essa forma de pagamento no ato do fechamento da compra. É fundamental que o local seja bem iluminado, para que os smartphones possam fazer a leitura do código sem problemas.

 

  • Disponibilize conexão à internet

Garanta que os pagamentos via QR Code na sua loja física sejam uma possibilidade, disponibilize uma conexão à internet, caso o cliente tenha problemas para se conectar com a própria rede.

 

  • Destaque essa forma de pagamento na sua loja

Comunique seus consumidores que você oferece este tipo de pagamento através das redes sociais, Whatsapp e/ou campanhas de e-mail marketing.

 

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Vantagens em oferecer o QR Code como forma de pagamento

Com o QR Code você tem acesso a diversas vantagens na loja física, tanto para você, quanto para seus clientes. Confira algumas delas:

 

  • Integração com lojas virtuais

As estratégias omnichannel chamam cada vez mais a atenção do consumidor, possibilitando uma experiência de compra que une diversos canais. O uso de QR Code em lojas físicas pode fortalecer esses esforços, permitindo uma integração simples e facilitada com o e-commerce.

 

  • Cross selling

Outra possibilidade que o código QR proporciona em lojas físicas é o cross selling, uma estratégia focada em aumentar as vendas e gerar fidelização. É possível, por exemplo, oferecer um QR code com direcionamento para uma oferta, no momento em que o consumidor faz uma compra.

 

  • Ativação de descontos e ações promocionais

Também vale usar os QR codes em ações promocionais, levando o consumidor direto ao link da oferta e facilitando a conversão de vendas. Essa experiência facilitada é essencial para garantir um processo ainda mais satisfatório.

 

A tecnologia a favor das vendas

Ofereça o código QR como um diferencial na sua loja e atraia mais clientes interessados em experiências de compra práticas, rápidas e seguras. Outro ponto importante a destacar é que as taxas cobradas por cada venda também são bem menores que outras modalidades de pagamento, o que garante uma maior vantagem competitiva à sua empresa. 

No Mercado Pago, por exemplo, cobrando via código QR - pelo app, maquininha de cartão ou código impresso - você recebe seu dinheiro na hora. 

Com a maquininha Point Smart 2 Mercado Pago você também pode fazer pagamentos com código QR e ainda otimizar a gestão de vendas da sua loja, tendo acesso a um panorama mais claro dos resultados, da saúde da operação e do controle de entradas e saídas de sua empresa. 

O Mercado Pago tem as melhores soluções para você aproveitar as maiores tendências do mundo dos pagamentos na sua loja - seja ela física ou digital. Conheça mais sobre todas as nossas ferramentas e seus usos. Assim, você garante condições incríveis para vender e criar experiências que vão atrair mais clientes.

 


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