Com pouco mais de sete meses de funcionamento, o Pix se tornou o segundo meio de pagamento preferido dos brasileiros, ficando atrás apenas dos cartões, de acordo uma pesquisa feita pela Fiserv. Hoje, segundo o Banco Central, já são mais de 274 milhões de chaves cadastradas e seis milhões de empresas usando.
Obviamente que a popularidade dos pagamentos instantâneos alcança os negócios virtuais. Os consumidores desejam uma experiência de compra melhorada e os lojistas querem se beneficiar com mais facilidades e economias, como compensações imediatas, altas taxas de conversão e controle de estoque assertivo.
Além de tudo isso, o Pix no e-commerce também ajuda na conciliação de vendas.
A saúde de uma empresa depende de um acompanhamento para registrar, contabilizar e mensurar corretamente as movimentações financeiras. Um jeito prático de fazer isso é através do relatório de conciliação de vendas, que detalha informações importantes, como recebimentos, retiradas, contestações de pagamentos, reclamações, extratos, créditos e débitos.
Dessa forma, você garante mais visualização dos estágios do seu negócio para aumentar a lucratividade, melhorar o gerenciamento dos recursos, investir em inovação tecnológica e contratação de mão de obra qualificada, entre outros.
Para facilitar ainda mais a administração, o Pix é um aliado importante. Afinal, quando ele é aceito, é possível ter mais previsibilidade da receita, pois o pagamento é disponibilizado na hora.
Vale lembrar que, para alcançar essa comodidade, é necessário ter o Pix integrado ao checkout da sua loja virtual.
Uma boa gestão empresarial melhora as tomadas de decisões com práticas estratégicas para resultados positivos sem a necessidade de retrabalho. Parte do sucesso vem dos relatórios de conciliação organizados e automatizados.
Sabendo disso, o Mercado Pago oferece um dashboard completo para você bater o olho e entender o que fazer para o sucesso do seu negócio. Você acompanha tudo o que precisa, inclusive dados retroativos.
Confira abaixo os benefícios do relatório de conciliação de vendas e dashboard integrado do Mercado Pago para quem oferece Pix como meio de pagamento no checkout.
Os relatórios de conciliação de vendas permitem que você entenda melhor os períodos mais procurados de cada produto da sua loja. Assim, você prepara seu estoque para não deixar faltar nada, principalmente nas datas sazonais.
As reclamações e contestações de pagamento são monitoradas com eficiência. Dessa forma, você não perde clientes nem precisa lidar com detratores. Outra vantagem é que fica mais fácil entender o motivo real das reclamações e corrigi-las antes que se tornem recorrentes.
As expectativas e necessidades dos clientes ficam mais claras quando você enxerga os padrões de compra, como origem do tráfego, formas de acesso, dispositivos mais usados, ticket médio das compras e outros dados que o relatório das conciliação de vendas dá acesso.
Você passa a ter um controle assertivo do estoque, com a possibilidade de envios mais rápidos sem a necessidade de cancelar uma compra ou aumentar o prazo de entrega. Dessa forma, em nenhum momento existe a preocupação com informações desatualizadas ou desorganizadas.
O controle exato de todo o dinheiro que entra e sai é detalhado e organizado mensalmente para você ter uma administração sem prejuízos financeiros e acompanhar, rever e comparar os períodos nos intervalos de tempo que achar necessário.
Com uma gestão eficiente do fluxo de caixa, fica mais fácil administrar outros itens que trarão benefícios financeiros. É o caso do relacionamento com fornecedores, em que os pagamentos podem ser adiantados, permitindo outras vantagens, como descontos nos preços das mercadorias.
A identificação dos produtos mais vendidos é notada somente através de relatórios automatizados. Com a ferramenta de conciliação de vendas, você visualiza esses dados para criar estratégias com os itens mais populares.
O relatório de conciliação de vendas permite um entendimento exato da jornada de compra, identificando um dos maiores desafios dos e-commerces: o abandono de carrinho. Sabendo os motivos, é possível corrigir as falhas e estruturar novas rotas.
Os investimentos nos negócios só acontecem quando existe uma combinação de tempo e dinheiro disponível. Para conseguir, é essencial planejamento e organização contínua. Os relatórios automatizam isso para você avaliar o momento mais adequado para as melhorias.
O vendedor no Mercado Pago aproveita de uma experiência completa com inúmeras possibilidades. Tudo para garantir mais conversão em vendas e liberação rápida de seus produtos.
Por isso, quem vende com Pix pode usar três soluções:
Checkout Pro: cria um ambiente mais intuitivo, exigindo somente as informações necessárias para a transação; permite compras sem cadastro (como convidado); carrega automaticamente os dados de compradores já cadastrados e muitas outras soluções;
Checkout Transparente: possibilita que seus compradores preencham os dados de pagamentos diretamente em sua loja, sem precisar realizar o processo no ambiente do parceiro. Assim, a compra é finalizada com agilidade e menos etapas;
Link de pagamento: é uma alternativa para vendas através do WhatsApp e redes sociais.
Em qualquer alternativa, o comprador tem uma jornada de compra mais fluída, prática e segura.
O Pix integrado ao checkout do seu e-commerce traz inúmeras vantagens, como melhor gestão e conciliação das vendas. No entanto, o sucesso só é atingido quando você tem uma solução robusta de pagamento online que oferece um painel completo para análise e monitoramento.
Conte com o Mercado Pago e acabe com os problemas da sua gestão financeira!