O processo de pagamento é uma fase crucial em qualquer comércio eletrônico, pois é ela que impulsiona uma boa taxa de conversão.
Embora seja explícita a sua importância, é comum encontrar checkouts de pagamento confusos e longos que impactam diretamente na performance das lojas online, o famoso abandono de carrinhos.
De acordo com um estudo da Barilliance, a taxa média global de desistência de compra nas lojas virtuais é de cerca de 77%. Se você não quer fazer parte dessa estatística, é necessário investir em uma experiência de pagamento fácil, intuitiva e prática para que seus clientes saibam instantaneamente o que fazer e o que esperar.
Para te ajudar, reunimos as principais dicas de como aumentar as taxas de conversão no seu checkout e oferecer todas as informações necessárias para a finalização do pedido.
A eficiência do checkout no e-commerce, além de representar mais conversões de venda, aumenta a possibilidade de fidelizar seus clientes. Veja algumas estratégias que vão te ajudar com um processo de pagamento online otimizado, simples e seguro:
Não omita nenhuma informação sobre o produto. Procure ser o mais descritivo possível para o cliente não ficar com nenhuma dúvida e acabar desistindo de prosseguir com a compra.
Você acaba influenciando a decisão quando mostra o produto em uso ou ideias. Hoje, muitos e-commerces estão apostando até em vídeos de demonstração.
Ofereça a agilidade e praticidade que os compradores esperam das lojas online. Você pode fazer isso reduzindo ao máximo o número de etapas do checkout, basta pedir apenas as informações mais relevantes: método de pagamento e confirmação - que podem estar juntos em uma página só.
Além da comodidade e preços atrativos, as compras online chamam atenção pela diversidade de pagamentos. Por isso, é importante oferecer diversos métodos de pagamento, como boleto, Pix, carteira digital, pagamento em casas lotéricas, além de aceitar várias bandeiras de cartão de crédito. Lembrando que ao disponibilizar mais formas de pagamento alternativas ao cartão de crédito você garante maior acessibilidade para quem é desbancarizado.
Deixe exposto no e-commerce os selos de segurança, certificados e pequenos textos que mostrem sua credibilidade, como a aplicação do protocolo SSL, em que fica visível um cadeado na barra da URL. Outra forma de passar confiança é ter um parceiro de meio de pagamento com boa reputação no mercado que traga mais segurança para seus clientes.
As provas sociais têm grande impacto nas vendas online, já que os depoimentos de clientes influenciam na decisão de outros potenciais consumidores. Por isso, incentive os reviews e deixe essas informações disponíveis nas páginas do seu e-commerce.
Se tiver algo no seu e-commerce mais chamativo do que o botão de comprar, a atenção do consumidor pode ser distraída. Então, evite anúncios, links externos e ícones de redes sociais em locais inapropriados. O objetivo é que nenhuma informação comprometa o caminho até a finalização do pedido.
Quando o cliente fica em dúvida em uma etapa ou vai por um caminho que não gostaria, ele pode ficar frustrado e querer desistir da compra.
Por isso, seja claro, simples e objetivo para não gerar nenhuma confusão quanto à finalização ou continuidade da compra. A melhor forma de fazer isso é diferenciando os botões de cada uma das ações.
Se você oferece frete grátis em todos os produtos ou preço acessível, deixe isso bem visível para chamar a atenção do comprador. Além disso, facilite a navegação, deixando a consulta dos valores e o período de envio disponíveis antes do processo de pagamento.
Sempre que possível, invista em frete grátis ou tenha valores atrativos. Segundo pesquisa da Webshoppers, a gratuidade é um dos principais motivadores de compras pelos consumidores brasileiros do e-commerce.
Além de diminuir a quantidade de etapas e solicitação de informações no checkout, é importante oferecer a compra como convidado.
Essa é a possibilidade que os compradores têm de finalizar o pedido sem precisar preencher dados. O recurso também carrega automaticamente o cadastro salvo dos clientes.
Deixar disponível o máximo de informações sobre o funcionamento do e-commerce, como canais de comunicação, perguntas mais frequentes, políticas de troca ou cancelamento contribuem para uma boa experiência de compra, evitando transtornos e tentativas de fraudes.
Às vezes, o consumidor pode clicar duas vezes no mesmo item ou selecionar algo que nem gostaria de fato. Para impedir qualquer confusão ou problema, permita que o usuário se certifique se o que está comprando é realmente o item escolhido antes do processo de pagamento.
Os programas de fidelidade são uma estratégia para atrair e fidelizar clientes. Vale a pena investir em uma opção para ter mais um diferencial no seu e-commerce. Dessa forma, você aumenta as chances de oferecer uma experiência de compra memorável, recebendo até mesmo indicações por conta disso.
Hoje, a maioria das pessoas tem e usa o celular para praticamente tudo. São 230 milhões de smartphones ativos, de acordo com a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP).
Por isso, o seu e-commerce e checkout precisam ser amigáveis e otimizados em dispositivos móveis.
Os compradores se sentem mais seguros quando sabem que podem entrar em contato se for necessário. Por isso, deixe em um local visível os seus canais de contato para que eles possam tirar dúvidas com facilidade e rapidez.
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Quando se trata de e-commerce de sucesso, seu objetivo principal é muito simples: levar seus clientes ao processo de pagamento da forma mais rápida e eficiente possível.
Com isso, você evita o abandono de carrinhos, tornando a etapa menos complicada e mais fácil de usar, assim os compradores sentem vontade de voltar para futuras compras.
Ou seja, proporcionar uma boa experiência no checkout do seu e-commerce pode ser um grande diferencial nas vendas online. Conte com boas parcerias e ofereça o que existe de melhor para os seus clientes.
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