2020 é um ano chave. Tanto para marcar os primeiros passos de um Brasil pós-crise macroeconômica multissetor e camadas da esfera econômica, bem como um marco para evolução tecnológica, o que possibilitou ao varejo e atacado, à compra e venda em geral de todo o país, se modernizar e atingir patamares em termos de experiência de compra, gerenciamento de estoque, logística, entrega e satisfação do cliente nunca antes vistos.
E isso também impacta diretamente as vendas on-line. Mas, mesmo com todo esse crescimento e melhora na experiência de compra, a insegurança dos consumidores ainda é um tema muito presente. Claro, o cenário mudou, as lojas virtuais se atualizaram e se blindaram, e buscam cada vez mais formas e inovações a fim de elevar o nível de segurança das suas transações e garantir a segurança dos consumidores do começo ao fim da jornada de compra, mas, ainda assim persiste a insegurança como uma das principais inimigas do e-commerce.
Em pesquisa, a Baymard, empresa especializada na experiência do usuário no e-commerce, revelou que 17% das pessoas que abandonam seus carrinhos só não concretizaram a compra por não se sentirem completamente seguras com o ambiente, loja virtual, checkout de pagamento ou qualquer outro motivo em relação à transação. Se considerarmos que, de acordo com o E-commerce Radar, temos 82% de abandono de carrinho no consumo on-line no Brasil, já sabemos o motivo de boa parte.
A insegurança em relação aos meios de pagamento e a forma como são realizadas as transações não só têm influência no abandono de carrinhos do seu e-commerce, mas também impedem que pessoas que ainda não adotaram o hábito de comprar on-line conheçam a sua loja virtual. Ou seja, influenciam diretamente nas suas vendas.
Você já se perguntou o quão seguras são as transações do seu e-commerce? Se não, talvez seja o momento certo para fazê-lo.
Uma experiência de usuário agradável, ágil e intuitiva do começo ao fim faz toda a diferença para as compras pela internet. E isso inclui o processo de checkout pagamento. Transparecer segurança e credibilidade nesse checkout é imprescindível para fazer com que seus possíveis clientes abandonem ou não os produtos que eles separaram no carrinho do seu e-commerce.
Do checkout até a transação do valor da compra, são necessárias 7 etapas:
O consumidor preenche suas informações pessoais
Seu e-commerce disponibiliza as informações referentes ao valor, frete e meios de pagamento
O comprador insere as informações de pagamento e escolhe o método de sua preferência
Seu e-commerce, via gateway de pagamento, faz a comunicação com a adquirente e a bandeira de cartão, solicitando autorização do banco emissor - se contar com um sistema antifraude, ele mesmo pode fazer essa checagem
O banco - ou o sistema antifraude - aprova ou não a requisição
Seu e-commerce recebe autorização para completar a transação
A compensação do valor da compra é feita na sua conta
Em todas essas etapas, ocorre o processamento de dados sensíveis do seu e-commerce e do seu comprador. E isso é coisa séria. E é exatamente nesse caminho que pode haver clonagem de cartão, acesso a contas e outras tentativas de fraude. Pecar na segurança do seu e-commerce é dar chance ao azar para prejudicar as suas finanças e as dos seus clientes.
Para acabar com a insegurança do comprador e garantir que todo o processo de checkout está protegido, é importante contar com parceiros que ajudem a criar um sistema de segurança mais confiável. Para isso, é importante escolher plataformas e gateways de pagamento que contem com:
Um grande risco que afeta diretamente o faturamento do seu e-commerce são os chargebacks, ou seja, quando um comprador recorre ao banco afirmando desconhecer a compra. Para aumentar a segurança, conte com uma plataforma que tenha cobertura contra essas situações, garantindo o retorno de parte do valor devolvido ou, até mesmo, sua totalidade, com a apresentação das devidas comprovações de entrega e de acordo com a política da própria plataforma.
A análise correta dos dados para sua aprovação ou bloqueio de fraudes exige um banco de dados extenso e um sistema que aprenda com novas informações. Um antifraude robusto conta com esses benefícios, além de manter todos os dados de uma transação criptografados e protegidos em todas as partes do processo de pagamento.
A inteligência artificial é ágil na checagem dos dados de compra, mas é preciso uma equipe de análise de risco manual para garantir que transações duvidosas são realmente fraudulentas. Assim, seu sistema de segurança não corre o risco de recusar pagamentos legítimos e acabar bloqueando bons pagadores.
Além de toda a segurança necessária para quem compra no seu e-commerce, também é preciso contar com plataformas e gateways de pagamento que ofereçam segurança para você. Assim, você vende com a tranquilidade de saber que está protegido contra as tentativas de fraude contra sua loja virtual.
A PCI Compliance é uma certificação que exige um padrão de segurança de dados para a indústria de pagamento e conta com requisitos rígidos. Antes de contratar um parceiro, confirme se ele conta com essa certificação atualizada, garantindo um compromisso com a segurança das transações em cada processo.
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É de extrema importância ter os melhores produtos, preços, promoções, descontos e ambiente virtual em sua loja on-line. Mas tudo isso cai por terra se sua experiência de compra não for segura.
Para vender mais, garanta a segurança das transações do seu e-commerce com parceiros que tenham isso como prioridade. E, além disso, deixe esse compromisso claro para seus clientes em todas as etapas, inserindo selos e informações importantes.
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