Com a transformação digital e a mudança no comportamento do consumidor, as empresas estão cada vez mais em busca de recursos tecnológicos e práticas intuitivas para oferecer uma experiência de compra excepcional, e entre os fatores que influenciam essa experiência, destacam-se a agilidade e a segurança nas transações, especialmente no ambiente online. Inclusive, esses elementos são essenciais para garantir a satisfação e a fidelização dos clientes.
Nesse cenário, as tecnologias de pagamento evoluem rapidamente, e o Pix se destaca como o método mais utilizado no Brasil, superando até mesmo os cartões. No último ano, foram registradas impressionantes 42 bilhões de transações por meio desse recurso. Além disso, os pagamentos por aproximação cresceram 70,1%, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (ABECS).
Os números do faturamento das plataformas de e-commerce no Brasil também são surpreendentes, ultrapassando R$ 185 bilhões no último ano, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM). Aliás, vale pontuar que, para qualquer empresa que prioriza o seu crescimento e sucesso, integrar-se a esses números é fundamental, e isso passa pela adoção de recursos tecnológicos adequados para melhorar a experiência de compra.
Inclusive, esses recursos não apenas transformam a jornada do cliente, mas também proporcionam fluidez e agilidade nas transações, além de uma maior variedade de formas de pagamento e segurança. Tudo isso contribui para criar um ambiente de confiança e praticidade, elementos essenciais para reduzir o abandono de carrinhos e manter o consumidor engajado.
A tecnologia chegou para facilitar a vida das pessoas, economizar tempo e dar mais comodidade. Por isso, implementar recursos tecnológicos como solução estratégica para o atendimento ao cliente faz com que a experiência de compra na sua loja seja muito fácil e sem barreiras, o que aumenta a chance de conversão e também de retenção.
Mas quais tecnologias utilizar na minha loja para melhorar a experiência do cliente?
São muitas e todas com facilidade de implementação, como o uso de sistemas de pagamento digitais, checkout simplificado, integração com redes sociais e personalização de link de pagamento, que proporciona uma experiência mais elevada, fluida e segura para a compra.
Um exemplo de aplicação de uma dessas tecnologias é um restaurante que utiliza o link de pagamento para agilizar a cobrança e, ao invés de ter que mandar a maquininha de cartão, pode cobrar diretamente no pedido, enquanto o cliente aguarda a sua entrega. Além disso, imagine uma loja que vende roupas de forma online e aplicou o checkout rápido para diminuir a taxa de abandono de carrinho.
Neste caso, com a experiência mais rápida e sem enrolação, o cliente pode comprar com maior agilidade.
Utilizar ferramentas como essas, além de promover uma experiência melhor tanto para quem compra, quanto para sua loja que vende, faz com que a segurança e a personalização deixem o processo mais confiável e conveniente, aumentando o grau de satisfação do consumidor e possibilitando maior engajamento.
Esse tipo de conveniência deixa a relação mais próxima e cria defensores e divulgadores espontâneos da marca, como aquela cliente que divulga para as amigas, em um encontro, que comprou na sua loja através do próprio Instagram e conseguiu pagar rapidamente pelo link de pagamento que a loja enviou. Isso tudo sem a necessidade de acessar algum site externo, ter que procurar pelo produto, ou ter que fazer cadastros e outras burocracias.
Que a tecnologia seria protagonista em nosso futuro, todos já sabíamos, certo?! Mas, o que muitas vezes não percebemos é que a tecnologia está presente em mais atividades do que podemos nos dar conta e a tendência é que essa presença cresça ainda mais conforme o tempo passe, principalmente de empresas que buscam oferecer experiências de compra únicas para os clientes.
Essa experiência diferenciada é hoje, em um mercado tão competitivo, a chance de converter e vender mais, se destacando dos concorrentes, viu?! Por isso, proporcionar novas maneiras de comprar, que agreguem facilidade, versatilidade e muita segurança na jornada de compra, é a forma que a sua loja tem de explorar os recursos tecnológicos em benefício próprio.
Além de tudo isso, existem ainda outras vantagens em investir nessa área:
Utilizando recursos tecnológicos certos, é possível oferecer uma experiência melhor, porque a sua loja reduzirá atritos, como aqueles causados em uma compra que demora a ser concluída ou um sistema de pagamento que não permite personalização e até mesmo falta de integração nos meios de pagamento, causando frustrações.
Fortalecer a imagem da marca e a confiança do consumidor são pontos fundamentais para proporcionar uma venda mais eficiente, aquela que faz o consumidor satisfeito e proporciona a fidelização de clientes. Para isso, alguns dos recursos que a sua empresa pode implementar a partir de hoje são:
O checkout otimizado proporciona maior facilidade, agilidade e segurança na compra. Além disso, ele possibilita pagamento através de diversas formas e é pensado para que o cliente não precise deixar a página de compra para buscar outras informações, sendo claro e objetivo, e com foco na conversão.
Os pagamentos digitais permitem transações mais rápidas, seguras e convenientes, e sua empresa pode implementar, por exemplo, a integração dos pagamentos através da aceitação de recursos como carteiras digitais, aplicativos móveis, plataformas de pagamentos, pagamento por aproximação, links de pagamento, dentre outros. Tudo isso para oferecer uma experiência mais cômoda ao consumidor.
Utilizando uma solução como o Link de Pagamento do Mercado Pago, por exemplo, sua loja conta com um alto nível de personalização, podendo colocar o valor, quantidade de parcelas, se houver, dados da venda, fotos dos produtos, descrições sobre os itens, como cores, tamanhos, entre outros. Além de informações como data de expiração do link, para o caso de links com ofertas especiais por tempo limitado.
Se desejar ainda, sua empresa também pode criar um link único personalizado com a identidade da sua marca para vender por meio desse link único.
Através de soluções omnichannel, é possível integrar diferentes canais de comunicação e venda, como lojas físicas, lojas virtuais, redes sociais, WhatsApp, entre outros. Dessa forma, a empresa pode oferecer uma experiência de compra unificada e, assim, se um cliente compra por um canal, poderá finalizar por outro, por exemplo.
A IA possibilita personalizar ainda mais a experiência do consumidor, isso através da análise do comportamento e preferências dos clientes, automatização do atendimento, previsão de demanda de produtos com base em dados históricos, automação de campanhas e otimização de preços dinâmicos. Itens essenciais para um processo de vendas online mais otimizado e eficiente.
Essas tecnologias permitem uma interação maior do público com os produtos, podendo por exemplo, provar roupas de maneira virtual antes de comprar, ou testar cosméticos para ver como ficam no corpo. Além disso, podem também colocar móveis em seus ambientes para ver a sua combinação dentro de casa antes de efetuar a compra, dentre outras possibilidades que ajudam na venda e aumentam a interação com o público.
Os chatbots permitem uma interação independentemente do dia ou horário, isso se faz necessário para atender dúvidas e questionamentos de clientes fora do expediente. Além disso, é possível economizar esforço humano com questões costumeiras e que podem ser resolvidas pela tecnologia de um chatbot otimizado, para, então, serem redirecionadas para o atendimento humano especializado e estratégico.
Uma loja que proporciona recursos tecnológicos e transforma a experiência de compra, tem uma possibilidade maior de converter vendas e de fidelização de clientes. O controle de vendas através de tecnologias faz com que elas possam ser mais dinâmicas e intuitivas, superando até mesmo as expectativas dos clientes mais modernos e exigentes.
Nessa hora, contar com um parceiro como o Mercado Pago, por exemplo, fará a diferença, isso porque ele oferece a possibilidade do Link de Pagamento Mercado Pago, uma solução personalizável, segura e tecnológica que cobra por suas vendas de maneira mais ágil e eficiente.
Através do Link de Pagamento Mercado Pago, sua empresa consegue proporcionar compras mais imersivas e versáteis, já que ele pode ser enviado diretamente pelas redes sociais ou WhatsApp.
Dessa forma, se o cliente está interessado em um produto no Instagram, por exemplo, a compra já pode ser efetuada ali, sem a necessidade de navegar por um site, ou outra plataforma. O cliente precisará apenas acessar o link para concluir o pagamento.
Essa facilidade que o Link de Pagamento Mercado Pago proporciona ainda vai além, já que oferece para a empresa a possibilidade do recebimento do dinheiro das suas vendas na hora, o que é super valioso para o controle de vendas, para o planejamento estratégico e para a gestão do fluxo de caixa ser mais eficiente. Então, não perca a oportunidade de investir em recursos tecnológicos e transforme as vendas da sua empresa hoje mesmo. Impulsione seus lucros com as ferramentas certas!
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