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Melhore a experiência do cliente com links de pagamento otimizados

7 min de leitura Atualizado em 27/06/2024
Mercado Pago: imagem de um empresário sentado em frente a um notebook conferindo as vendas que realizou em sua loja por meio de links de pagamento. Ao fundo, é possível observar algumas araras com roupas penduradas.

Ao nos depararmos com um mercado em constante evolução, em que a tecnologia cada vez mais presente e a mudança no comportamento do consumidor são os verdadeiros nortes para o sucesso, muitas empresas se veem na necessidade de se adaptar a essas mudanças e entregarem experiências de compras mais fluidas, seguras e personalizadas através das transações online, aumentando a satisfação do cliente e a fidelidade. 

E quando falamos sobre esses assuntos, as redes sociais se fazem presentes no mercado das compras online. De acordo com um levantamento do Banco Central, o Pix tem sido o meio de pagamento preferido dos consumidores (92%), seguido pelo cartão de crédito (76%). E, para entregar uma melhor experiência de venda pelas redes sociais, os links de pagamento surgem como uma ferramenta poderosa capaz de transformar a jornada do cliente e tornar o processo de compra mais seguro, rápido e satisfatório. 

Mas, além disso, ao otimizar e personalizar os links de pagamento na hora da criação, sua empresa conseguirá mais empoderamento dessa ferramenta, criando uma experiência de imersão bem mais na hora do consumidor realizar sua compra. 

 

Por que usar links de pagamento otimizados em sua empresa?

Uma das maiores dúvidas e preocupações dos consumidores que realizam suas compras online é como pagar e como funciona a segurança na hora do pagamento. O medo de cair em um golpe é constante, mas como usar links de pagamento otimizado pode mudar essa percepção?

Vamos começar reforçando o seguinte: os links de pagamento oferecem mais segurança, comodidade e praticidade tanto para a empresa, quanto para seus clientes. No caso das empresas, a criação e o envio dos links é simples, bastando criá-los através de uma plataforma de pagamentos (um banco digital, por exemplo) e enviá-los por qualquer meio de mensagem.

Já para seus clientes, o pagamento é feito de forma segura em questão de segundos, sem precisar de algum cadastro ou redirecionamento, agilizando as compras e reduzindo a taxa de abandono de mercadoria. 

Imagine dois cenários: uma confeitaria pode solicitar um sinal para a produção de um bolo personalizado através do link de pagamento enviado pelo WhatsApp Business da empresa. Agora, imagine que uma pizzaria pode enviar um link de pagamento para seus clientes após a realização do pedido, permitindo que o pagamento seja feito de forma rápida e segura, sem precisar que o consumidor se preocupe em ter dinheiro em espécie na hora da entrega. 

Portanto, além da comodidade, os links de pagamento também oferecem grande versatilidade, podendo ser utilizados em diversos cenários e contextos, e também a otimização no detalhamento da venda, gerando maior personalização, ampliando ainda mais a segurança das transações e aumentando a credibilidade junto aos seus clientes. 

Ao adicionar uma imagem do produto que sua empresa está vendendo através do link de pagamento, seu cliente ganha uma camada extra de confiança na hora de realizar a transação. Além disso, sua empresa estará demonstrando transparência e profissionalismo, construindo uma experiência de compra mais satisfatória e segura. 

 

Quais as vantagens da otimização dos links de pagamento

Embora o mundo atual gire em torno dos pagamentos online, a preocupação em evitar fraudes e se esquivar de vendas falsas é algo presente na vida do consumidor. Uma vez que esse tipo de ameaça evolui, conforme as novas tecnologias surgem, os criminosos buscam cada vez mais maneiras de se aproveitar de quem não está familiarizado com esses meios de pagamentos digitais. 

Por conta disso, explorar a personalização e a otimização nos links de pagamento pode ser a solução para aumentar a segurança dos clientes perante a sua empresa. Identidade visual da sua marca, informações sobre o cliente e detalhes da compra são algumas das características que podem trazer mais confiança e transparência aos clientes e mais credibilidade à sua empresa.

Confira mais algumas vantagens:

 

  • Fortalecimento da identidade da marca: quando sua empresa personaliza o link com logotipo, cores e elementos visuais da marca, é possível reforçar sua presença e identidade no mercado, criando uma conexão mais forte e memorável com seu cliente.

  • Aumento da credibilidade junto ao cliente: ao observarmos algo que foi construído com muita atenção nos detalhes, já temos a sensação de que quem fez foi profissional, não é mesmo? Com o link de pagamento não é diferente. Ao personalizar esse meio de pagamento, o cliente terá uma visão de que sua empresa se preocupa com cada detalhe para clientes diferentes, aumentando assim a confiança e a credibilidade. 

  • Transparência e mais segurança nas transações: ao gerar link de pagamento, é possível focar em uma personalização que permita adicionar mais informações importantes, como imagens do produto e descrições claras. Isso transmite mais confiança ao cliente. 

  • Melhoria da experiência do usuário: gerar um link de pagamento intuitivo e com um processo de pagamento simplificado torna a experiência do cliente mais satisfatória para seu cliente.

  • Mais organização e controle das vendas: links de pagamento otimizados e personalizados ajudam na organização e no controle das vendas, permitindo um melhor acompanhamento e relatórios de vendas mais detalhados. Além disso, sua empresa poderá emitir a nota fiscal eletrônica de forma mais simples e corretamente.

  • Diferenciação competitiva: com o mercado cada vez mais competitivo, oferecer uma experiência de compra mais segura, transparente e personalizada pode ser a chave para sua empresa se diferenciar da concorrência. 

 

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Como otimizar seus links de pagamento para vender melhor?

A experiência do cliente é tudo para uma empresa que deseja se destacar e fazer a diferença no mercado. Mais do que vender, é preciso criar experiências memoráveis e transmitir segurança e confiabilidade aos seus clientes. É preciso seguir além da simples funcionalidade e desenvolver um ambiente mais confiante para seus clientes realizarem as compras. 

Considere os seguintes pontos: 

 

1. Adicione o nome de cada produto corretamente

Assegure-se de que cada produto esteja claramente identificado no link de pagamento. Por exemplo, se sua empresa vende roupas de academia como tops, calça legging e meias, identifique cada link com o nome do produto. Isso evita confusões e aumenta a confiança do cliente na transação. 

 

2. Adicione boas imagens dos produtos

Imagens de alta qualidade dos produtos ajudam a criar uma conexão visual com o cliente, proporcionando uma experiência mais rica e confiável. No momento que for tirar fotos de seus produtos, pense em um cenário relacionado, com uma boa iluminação e destaque os detalhes de seus produtos. 

 

3. Crie descrições detalhadas

Informações detalhadas e claras sobre seus produtos ajudam a esclarecer dúvidas e reduzem a probabilidade de devoluções ou insatisfações. Continuando o exemplo de uma empresa de roupas esportivas, crie links de pagamento com descrições incluindo cor, tamanho, material e informações adicionais, como por exemplo se é uma peça com bolso ou sem. 

 

4. Configure os links corretamente

Nada de enviar links de pagamento com preços e fotos erradas. Certifique-se de que todos os detalhes do link estejam corretos, como preços, fotos e especificações do produto, para evitar erros que possam comprometer a venda da sua empresa. 

 

5. Escolha um bom parceiro para soluções de pagamento 

A escolha de um parceiro ideal para facilitar as transações da sua empresa é essencial para um processo de compra fluido e simples. O Mercado Pago, banco digital parceiro do Mercado Livre, oferece a sua solução de link de pagamento com diversas funcionalidades personalizáveis. Além de adicionar o nome, foto e demais detalhes do seu produto, é possível determinar também o prazo de expiração para o link, a depender da estratégia de venda da sua empresa. 

E tem mais. Sua empresa  também pode contar com o link de pagamento parcelado, proporcionando mais facilidades para seu cliente e mais vendas para sua loja. 

Além disso, também é possível adicionar uma URL de destino final da transação, redirecionando seu cliente para o site da empresa após a conclusão do pagamento, além da poderosa vantagem de receber seu dinheiro na hora por cada venda realizada. 

 

Otimize seus links de pagamento e tenha mais sucesso nas vendas!

A experiência de compra é essencial para sua empresa fidelizar mais clientes, garantindo mais vendas e aumentando a confiança da sua marca. A partir do momento que os consumidores vivenciam uma jornada de compra agradável e segura, a probabilidade de retornarem e recomendarem a empresa aumenta de forma significativa. Por isso, otimizar os links de pagamento da sua empresa é essencial para atingir o sucesso no mercado altamente competitivo. 

E um dos maiores parceiros que podem te ajudar nesse quesito é o Link de Pagamento Mercado Pago. Além da personalização e da segurança, sua empresa pode receber o dinheiro das compras na hora, diretamente na Conta Mercado Pago, facilitando a gestão do fluxo de caixa e contribuindo para todo o planejamento financeiro da empresa.

Otimize a experiência de compra do seu cliente e mantenha a operação saudável, impulsionando o crescimento e mantendo o sucesso. 

 


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