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Stories do Instagram: 8 estratégias para impulsionar vendas

Mercado Pago: Imagem ilustrativa de um celular aberto no Stories do Instagram, apoiado em mesa e perto de teclado de computador

As redes sociais se tornaram verdadeiras vitrines online para empresas, além de ser um novo modelo de negócios, elas ainda proporcionam destaque para os produtos. O Instagram, por exemplo, ainda vai além com ferramentas próprias que podem tornar as vendas mais fáceis e alcançar cada vez mais clientes.

Através do Stories do Instagram é possível aumentar o destaque da empresa e chegar a diversos tipos de clientes todos os dias, oferecendo produtos, promoções, descontos e serviços. A funcionalidade já se tornou uma verdadeira ferramenta de vendas.

 

Por que o Stories do Instagram é importante para as vendas?

O Stories do Instagram tem a capacidade de entregar seus produtos, serviços e soluções para diferentes tipos de público que estão presentes nas redes sociais e, mesmo que não estejam procurando por algo específico, podem encontrar ali uma oportunidade. Tudo isso é capaz de impulsionar vendas e conquistar mais clientes, já que muitas das suas necessidades e desejos são embasadas através das redes sociais.

A facilidade do Stories no Instagram faz com que o uso da funcionalidade seja ainda mais cômodo, ou seja, basta você abrir o app, clicar na ferramenta, tirar ou escolher uma foto ou vídeo da galeria, inserir o texto ou figurinha e postar. De maneira simples, mas efetiva, você consegue levar uma promoção de última hora, uma promoção do dia ou qualquer outra informação ao seu cliente, sem barreiras.

Estar presente, tanto no Instagram, quanto em outras redes sociais, pode ser a diferença que seu negócio precisa para estar à frente dos concorrentes, isso porque as redes sociais é a forma da sua empresa se aproximar do seu público, trazendo exemplos do dia a dia, conteúdos relevantes, para que o cliente perceba valor na sua empresa e no seu produto.

Além disso, são pontos de apoio que muitos clientes buscam na hora de comprar, principalmente para fazer compras de última hora. Quando o cliente encontra um perfil que atende suas necessidades e entrega a ele este tipo de facilidade, segurança, rapidez e agilidade, a chance da venda é grande.

Mas se você ainda está em dúvida se deve levar sua empresa para os Stories do Instagram, saiba que 400 milhões de pessoas passam por lá diariamente, ou seja, 40% de toda a base do Instagram dá uma espiadinha no Stories. Dessa forma, seja sua empresa uma floricultura, um restaurante, bistrô, lanchonete, loja de roupas, calçados ou qualquer outro nicho, utilizar desta ferramenta é uma estratégia eficaz.

 

Stories do Instagram: principais funcionalidades para sua empresa se destacar

Desde que foi lançado, o Stories do Instagram passa por diversas atualizações que proporcionam novas funcionalidades e ferramentas, que vão te ajudar a divulgar seu produto através de imagem e vídeo. 

Tudo é sobre o algoritmo. Quanto mais atrativos forem seus conteúdos, mais seus seguidores tendem a interagir com ele, e com isso, o algoritmo da ferramenta vai entender que aquele conteúdo é relevante e vai entregar para mais pessoas.

Utilizadas de maneira estratégica estas funcionalidades podem ajudar sua empresa a chamar a atenção do cliente e impulsionar vendas.



Confira:

 

  • Perguntas: a funcionalidade de perguntas no Stories do Instagram podem ser utilizadas como uma pesquisa rápida sobre produtos, descontos, promoções, formas de pagamento e outros assuntos em que precisa saber a opinião do cliente. É uma forma eficaz de incentivar a interação dos seguidores com seu conteúdo. 

  • Enquete: as enquetes são excelentes para saber qual o gosto do cliente sobre as opções que você quer disponibilizar, mas está em dúvida, como uma promoção,  frete grátis ou então uma peça X vs uma peça Y.

  • Botão para link: essa funcionalidade é excelente para você adicionar o link da sua loja online, do seu WhatsApp ou qualquer outro link que queira inserir para que o cliente visite uma outra página de vendas. Além disso, se você está anunciando um produto específico, pode colocar o link de pagamento e acelerar a venda.

  • Contagem regressiva: essa funcionalidade é perfeita para lançar promoções, descontos, ou até mesmo fazer o lançamento de produtos exclusivos, causando uma sensação de curiosidade no cliente, senso de urgência (quando se cria no cliente uma necessidade) e esperança no que está por vir. 

  • Stickers e Gifs: eles são perfeitos para compor a imagem ou vídeo que está divulgando, gerando mais entretenimento no post e podendo até mesmo conter informações. São como adesivos e vídeos rápidos para entreter seu cliente. 

  • Boomerang: esse formato de vídeo já caiu no gosto do brasileiro, que consiste em um vídeo rápido em uma espécie de vai e vem, que mostra o produto de forma rápida, mas detalhada, podendo ser um diferencial.

  • Layout: neste formato, você consegue postar várias fotos do seu produto através de alguns tipos de layout, que será uma espécie de montagem,  e dessa forma, apresentar o que está vendendo de forma mais detalhada, por vários ângulos.

  • Menção: a menção é perfeita para marcar uma terceira pessoa, que pode ser um parceiro, cliente, fornecedor, loja, qualquer pessoa ou empresa que seja. Dessa forma, é possível trabalhar em parcerias e apresentar melhor seu produto.

  • Story Collab: essa funcionalidade permite que o perfil da sua empresa e de um de seus parceiros compartilhem publicações nos dois perfis, aumentando o engajamento do público. 

  • Música: assim como os gifs e stickers, a música também é uma ferramenta para gerar maior engajamento e dar mais vida ao Stories. Além disso, utilizando músicas que estão em alta no Instagram, sua publicação pode ter maior destaque.

 

8 estratégias para impulsionar as vendas no Stories do Instagram

Impulsionar vendas no Stories do Instagram é o nosso objetivo até aqui, certo? Para isso, é essencial aplicar algumas estratégias que envolvem criatividade e engajamento.

Além disso, contar com uma solução de pagamento dinâmica, como o link de pagamento do Mercado Pago, pode ser uma excelente opção, já que ele pode ser enviado por qualquer app de mensagem e aceita diversas formas de pagamento e parcelamento, tudo com muita segurança. 

Existem ainda outras estratégias:

 

1. Crie ofertas exclusivas para seguidores do Stories

Proporcionar benefícios aos clientes que visualizaram seus Stories pode fazer com que se torne uma forma de aumentar seu público nas redes sociais e, consequentemente, impulsionar vendas. Uma empresa que vende calçados, por exemplo, pode utilizar os Stories do Instagram para oferecer ofertas exclusivas para os seguidores que visualizarem seus conteúdos temporários. 

 

2. Envolva seus seguidores através de enquetes criativas 

Faça enquetes diárias, com “batalhas” de produtos, perguntas sobre seus desejos e outras, que possam envolver o cliente e fazer com que ele esteja sempre presente por ali. Uma cafeteria pode realizar enquetes diárias nos Stories, envolvendo os clientes na criação de novas bebidas, votações para escolher o "café do dia" ou até mesmo competições entre diferentes combinações de ingredientes. 

 

3. Demonstre seus produtos em uso

Os Stories também podem ser vitrines para demonstrar seu produto em uso, o que pode aumentar o entendimento do público sobre ele e impulsionar vendas. Uma empresa que vende câmeras pode utilizar os Stories para compartilhar vídeos curtos mostrando diferentes situações em que suas câmeras são usadas, como esportes radicais, viagens e aventuras do dia a dia. 

 

4. Faça parcerias estratégicas

Parcerias são excelentes para oferecer o melhor ao cliente, por isso, você pode contatar bons fornecedores, criar promoções e descontos que possam favorecer ambos e utilizar o Stories para divulgar isso com a funcionalidade menção. Uma produtora de imagem pode fazer parcerias estratégicas com artistas, promovendo lançamentos exclusivos, entrevistas ou até mesmo eventos ao vivo nos Stories. 

 

5. Incentive seus clientes a marcarem sua loja nos Stories

Você pode oferecer algumas vantagens para clientes que fazem este tipo de engajamento, que é excelente para sua loja, funcionando como uma divulgação espontânea. Além de dar mais confiança aos outros seguidores em relação ao seu produto. Uma empresa que vende itens de maquiagem pode incentivar seus clientes a marcarem a loja em suas postagens nos Stories ao compartilharem tutoriais de maquiagem usando produtos da marca. 

 

6. Mostre os bastidores da sua loja

Muitas pessoas têm curiosidade em saber como funciona o backstage das empresas, sendo também uma das formas de engajar nas redes sociais e de criar proximidade com o público. 

 

7. Tenha um atendimento excepcional ao cliente

O atendimento é tudo para concretizar boas vendas, por isso, é essencial também que os clientes que chegam através dos Stories sejam rapidamente respondidos e contem com um atendimento excelente.

 

8. Utilize o link de pagamento recebimento na hora

O link de pagamento recebimento na hora em parceria com boas divulgações nos Stories do Instagram podem fazer com que seu produto seja vendido mais rapidamente, de forma segura e também com um grande leque de opções ao seu cliente.

 

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Transforme sua loja em referência com os Stories do Instagram!

Os Stories do Instagram podem ser vitrines super funcionais dos seus produtos nas redes sociais, aproveitar disso para impulsionar vendas e atrair mais clientes pode ser uma boa estratégia de crescimento. 

Desenvolver maneiras que combinam as funcionalidades da ferramenta junto a solução financeira que é o link de pagamento recebimento na hora pode ser decisivo na conquista de novos clientes e no crescimento saudável da sua loja.




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