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Como criar uma empresa nas redes sociais e garantir sucesso no mercado

9 min de leitura Atualizado em 02/05/2024
Mercado Pago: Empresária de camisa azul segurando celular aberto em pasta de redes sociais pensando como criar uma empresa através de redes.

No atual cenário empresarial que muitos se encontram, o mundo altamente digitalizado emergiu como um terreno fértil, repleto de oportunidades para empresários audaciosos. A expansão do mercado em que sua empresa atua é certa, alimentado principalmente pelas plataformas digitais, como as redes sociais.

É impossível falarmos de era digital sem falarmos da sensação das redes sociais, essas que oferecem diversas ferramentas para que empresas de todos os portes possam alcançar novos clientes, construindo uma marca forte e consolidada.

Nesse cenário, é preciso desenvolver a habilidade de se adaptar e utilizar estrategicamente essas ferramentas, garantindo uma posição competitiva e sustentável no mercado em que sua empresa atua. 

 

Como criar uma empresa através das redes sociais?

Como toda novidade, criar uma empresa nas redes sociais pode gerar um certo temor ou desconforto no início, mas não se preocupe, não é tão difícil quanto aparenta ser. Na verdade, representa uma estratégia robusta e eficaz para alcançar o sucesso da empresa na era digital.

Plataformas digitais contam com bilhões de usuários ativos diariamente, proporcionando um público potencial quase ilimitado para sua empresa, desde que estabeleça conexões valiosas com seus clientes ideais. Vamos a alguns dados do Brasil: o Instagram possui 113,5 milhões de usuários ativos, seguido do Facebook que acumula um total de 109,1 milhões, o famoso TikTok com 82,2 milhões de usuários e finalmente o LinkedIn, com 59 milhões. 

Com bilhões de dólares vendidos recentemente por todo o globo, estar fora desse mercado pode colocar sua empresa em desvantagem em relação à concorrência. As redes sociais deixaram de ser somente canais de marketing, mas também se tornaram formas de fazer negócio com os clientes. 

Apesar de ser um processo relativamente simples, para ser efetivo e criar verdadeiros relacionamentos com os clientes, é necessário criar um conteúdo relevante, com anúncios direcionados e estratégias de engajamento para aumentar o reconhecimento da sua marca, alcançando mais leads e clientes, e assim, impulsionar o crescimento da sua empresa. 

Isto é, a chave para o sucesso nas redes sociais é a personalização. Neste caso, procure adaptar o conteúdo para cada plataforma e público, considerando suas características e expectativas. Crie conteúdo que sejam específicos para cada rede social. Por exemplo, o TikTok exige um tipo de conteúdo diferente do que a maioria das pessoas produzem para o LinkedIn ou Facebook, e assim em diante.

Portanto, foque nas particularidades de cada rede e utilize a linguagem adequada, sendo mais consistente em sua mensagem, além de, claro, monitorar os resultados. 

Conecte-se com seu público de forma autêntica e relevante para alcançar seus objetivos.

 

Por que ter uma empresa através das redes sociais pode trazer diversos benefícios

Ter uma empresa através das redes sociais oferece diversos benefícios, como fácil acesso aos clientes que podem despertar seu interesse pela sua empresa, através de estratégias bem direcionadas.

Apesar de poder parecer um pouco complexo no início, as vantagens são inúmeras:

 

  • Expanda a visibilidade da sua marca para um público amplo: criando uma presença ativa nas redes sociais, como o Facebook ou Instagram, a sua marca pode alcançar um público amplo e diversificado. 
    Ao postar regularmente conteúdo interessante e envolvente no Stories do Instagram, no Reels ou uma postagem com arte publicitária, uma empresa de moda pode aumentar sua visibilidade e atrair novos seguidores interessantes em suas coleções, por exemplo. 

  • Construa um relacionamento mais próximo com seus clientes: as redes sociais fazem parte do cotidiano das pessoas. Estar integrado ali faz com que a sua aproximação seja não apenas mais íntima, mas que venha de uma forma mais concreta, sem os clichês de vendedor. 
    Uma cafeteria, por exemplo, pode responder ativamente aos comentários dos clientes sobre sua experiência, assim como mensagens diretas e interações, oferecendo até mesmo promoções exclusivas para aqueles seguidores mais engajados, criando uma conexão mais próxima e pessoal. 

  • Gere mais leads e vendas: através de anúncios segmentados e campanhas direcionadas, as redes sociais podem gerar leads valiosos e aumentar as vendas da empresa. Uma empresa de software, por exemplo, pode criar anúncios no LinkedIn direcionados a profissionais de TI específicos, promovendo suas soluções e convertendo leads em clientes. 

  • Ofereça um atendimento personalizado para fidelizar clientes: fazer parte deste cotidiano e estar mais exposto exige, também, um cuidado maior ao lidar com todo o processo de venda, com um contato mais próximo sendo o ideal para a fidelização. Utilizando recursos como Chatbots e mensagens diretas, sua empresa pode oferecer suporte e assistência personalizada aos clientes. 
    Um loja de e-commerce, por exemplo, pode usar Chatbots no Facebook Messenger para responder às perguntas dos clientes sobre os produtos. 

  • Reduza seus custos: as redes sociais oferecem uma forma econômica de promover a marca e interagir com os clientes. Além disso, caso gere algum custo, será mínimo. Uma empresa, por exemplo, pode substituir parte de suas campanhas de marketing por campanhas de mídia social, reduzindo custos de publicidade, mas sem comprometer o alcance ou a eficácia. 

  • Crie uma identidade visual forte e consistente: quem nunca deduziu o nome de uma marca somente por uma paleta de cores ou logo? Uma identidade visual não apenas auxilia a chamar a atenção, mas fará com que as pessoas identifiquem seu perfil mais facilmente. 
    Por exemplo, uma empresa que fornece produtos de beleza pode usar filtros e paletas de cores consistentes em suas postagens no Instagram, criando uma estética visual única que os seguidores associam imediatamente à marca.

  • Mantenha-se atualizado perante as tendências: um meio moderno exige soluções modernas. Estar nas plataformas digitais fará com que você precise estar sempre antenado a mudanças que ocorrem constantemente nas mesmas. 
    Além disso, é muito importante monitorar hashtags populares e participar de desafios virais. Uma empresa de alimentos, por exemplo, pode aproveitar a tendência de alimentação saudável, compartilhando receitas nutritivas e dicas de bem-estar com sua audiência nas redes sociais. 

  • Acompanhe seus concorrentes de perto: ao observar as estratégias de marketing digital e o envolvimento dos concorrentes através das redes sociais, sua empresa pode identificar oportunidades e ajustar sua abordagem. Uma agência de viagens, por exemplo, pode monitorar as promoções e campanhas dos concorrentes para ajustar seus próprios preços e ofertas, mantendo-se competitiva no mercado. 

 

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8 passos para criar uma empresa do zero através das redes sociais

Como dito anteriormente, o processo de criação da empresa no meio das redes sociais não é complexo, mas, por ser algo novo, exige um planejamento a ser feito, com a identificação de um público-alvo, produtos ou serviços a serem vendidos e formas de conquistar clientes. 

Para facilitar sua visão deste planejamento, confira alguns passos que podem ajudar sua empresa a iniciar essa jornada:

 

1. Escolha as plataformas certas

Plataformas como Facebook e Instagram fazem parte do cotidiano de muitas pessoas, com postagens de todos os tipos e mais engajamento. O LinkedIn, por seu perfil mais profissional, tende a se aliar às partes mais educacionais, profissionais e institucionais.

O YouTube, no entanto, é mais polivalente com a plataforma Shorts, muito parecida com o TikTok, onde o comum são vídeos mais curtos e atraentes. Por exemplo, uma empresa de moda pode usar o Instagram para exibir visualmente seus produtos, através de postagens e Reels com “looks do dia”, enquanto o LinkedIn pode ser mais adequado se sua empresa oferece serviços B2B.

 

2. Crie conteúdo relevante e atraente para seus clientes

Agora que a importante escolha da plataforma foi feita, fica mais fácil identificar o tipo de conteúdo a ser produzido para se adequar ao algoritmo da mesma e à visão que os usuários esperam encontrar ali. Por exemplo, se sua empresa vende produtos ou serviços fitness, pode criar vídeos tutoriais de exercícios, dicas de nutrição e posts motivacionais para engajar seus seguidores.

E outra dica relevante é otimizar seu conteúdo para SEO e usar hashtags. Pesquise e use palavras-chave relevantes, incorpore-as naturalmente nos conteúdos e utilize hashtags populares. Aliás, você pode criar hashtags específicas para sua marca e monitorar o desempenho para identificar as mais eficazes. 

 

3. Crie anúncios segmentados e direcionados

Uma das maiores sacadas nas plataformas digitais são anúncios direcionados que podem entregar seu conteúdo diretamente para aquele público que foi idealizado no princípio. Para isso, utilize as ferramentas de segmentação das plataformas para direcionar seus anúncios para o público certo, como Facebook Ads e TikTok Ads.

Por exemplo, se sua empresa é uma loja de roupas de maternidade, pode segmentar seus anúncios para mulheres grávidas ou recentemente mães, aumentando as chances de conversão.

 

4. Interaja com seu público para criar relacionamento

Algo que é padronizado em todas as plataformas: interação. Desde “call to actions”, que são as chamadas pedindo o engajamento dos usuários até campanhas com links e hashtags são as melhores formas de estar conectado com seu público.

Além disso, não demore ou deixe de responder às interações de seus clientes. Se um cliente deixar um comentário elogiando um produto, agradeça e convide-o a entrar em contato para mais informações.

 

5. Faça parcerias estratégicas com influenciadores

Principalmente no princípio que pode ser um pouco complexo para conseguir engajamento, parcerias com influenciadores mais destacados na plataforma são um verdadeiro trampolim para a sua empresa. Por exemplo, se sua empresa oferece serviços de viagens, pode colaborar com um influenciador de viagens para fazer uma parceria em uma campanha de divulgação.

 

6. Conte com soluções de pagamentos otimizadas

Descomplicar o processo de pagamento no caso das redes sociais é imprescindível, visto o dinamismo das plataformas. Uma solução inteligente é o link de pagamento.

Por exemplo, o Mercado Pago oferece uma solução de link de pagamento que permite que os clientes paguem diretamente pelo WhatsApp Business ou outras plataformas de mensagens, e o empresário recebe o dinheiro na hora, facilitando as transações comerciais. Saber como criar o link de pagamento é essencial para isso. 

 

7. Otimize a gestão das redes sociais

Utilize ferramentas de agendamento de postagens, análise de métricas e monitoramento de menções para otimizar a presença da empresa nas redes sociais.

Por exemplo, existem ferramentas que permitem agendar postagens com antecedência, monitorar o desempenho das campanhas e acompanhar as conversas sobre sua marca em tempo real, ajudando a manter uma presença consistente e eficaz nas redes sociais.

 

8. Faça a mensuração de resultados 

Ao criar uma empresa nas redes sociais, a mensuração de resultados é fundamental e deve ser feita dentro de um processo contínuo, tendo em vista que ela permite tomar decisões estratégicas e alcançar o crescimento sustentável da sua empresa.

Neste caso, procure, por exemplo, analisar o crescimento do público, engajamento, tráfego e conversões, além de utilizar ferramentas como Google Analytics e Facebook Insights para obter dados e identificar oportunidades de melhoria. A partir disso, você pode ajustar sua estratégia com base nos dados coletados.

 

Saiba como criar uma empresa através das redes sociais e ganhe mais destaque no mercado!

As redes sociais são um fenômeno que só tem crescido, conectando pessoas pelo mundo e facilitando a interação com suas ferramentas para impulsionar o sucesso de empresas de todos os portes. Ou seja, estar presente nas redes sociais não é mais uma opção, mas sim uma necessidade imperativa para as empresas que buscam sucesso e crescimento.

Estratégias corretas combinadas com um parceiro experiente como o Mercado Pago, é possível construir uma presença online forte e eficaz. As soluções do Mercado Pago, como gerar o link de pagamento, oferecem conveniência e segurança para os clientes, facilitando o processo de compra e aumentando as chances de conversão.

Além disso, o recebimento do dinheiro na hora proporciona liquidez imediata para as empresas. Aprenda a gerar o link de pagamento e garanta posição de destaque no mercado!

 


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