Uma experiência ainda melhor na venda de EAD com Mercado Pago
Alguns anos atrás, as graduações e cursos ministrados on-line eram uma opção para poucos estudantes, sendo considerados apenas em casos de extrema necessidade. Hoje, essa realidade é extremamente diferente. Estudar a distância já vinha se tornando uma tendência ao redor do Brasil, com as matrículas e vagas em cursos EAD ultrapassando as dos cursos presenciais, por exemplo. Entre 2009 e 2018, houve um aumento de 145% no número de estudantes ingressando no ensino on-line.
Com as restrições impostas pela pandemia da COVID-19 e milhões de pessoas tendo que contar com a internet para continuar estudando, os números crescendo ainda mais, com mais e mais brasileiros buscando uma graduação ou especialização a distância. Em um estudo publicado pelo Mercado Pago em parceria com a SEMrush, termos como "cursos on-line", "on-line grátis", "certificado válido" e "comece estudar", entre outros, tiveram um grande aumento nas pesquisas entre o período de janeiro e abril de 2020.
Isso tudo mostra como esse é um mercado em grande expansão, assim como todo o segmento de serviços on-line, que já é utilizado por 85% dos consumidores digitais e tem uma perspectiva de crescimento de 17% até 2021.
Mas será que é possível aproveitar essa procura e esse desenvolvimento para quem investe nos cursos EAD como uma forma de negócio, melhorando ainda mais a experiência de venda? Na verdade, é sim, e o Mercado Pago tem as soluções certas para isso.
EAD com Mercado Pago: como Mercado Pago aperfeiçoa a experiência de venda de cursos a distância?
Além de ser um meio de pagamento cheio de benefícios para lojistas de qualquer segmento, aperfeiçoando a gestão e o processo de pagamento no e-commerce, o Mercado Pago tem soluções específicas que podem ser essenciais para as necessidades individuais de cada mercado, inclusive o de serviços on-line.
Com nossa experiência no mundo dos pagamentos on-line, sabemos bem que cada loja digital tem suas necessidades, por isso desenvolvemos soluções que ajudam você a ter a melhor experiência com suas vendas. No caso da comercialização de cursos EAD, contamos com diversas ferramentas chave:
Link de pagamento
O segmento de serviços on-line tem boa parte de suas vendas impulsionadas pelas redes sociais. Ou seja, as pessoas veem a oferta em uma postagem ou anúncio em seu Instagram, Facebook ou outra plataforma, e decidem pela compra. Imagine poder fazer com que os alunos migrem dessa postagem direto para a página de pagamento, sem ter que acessar o seu site e fazer todo o caminho para encontrar a oferta que gostariam de adquirir?
Isso é possível através do link de pagamento. Essa solução permite gerar link de pagamento e postá-lo em mensagens de texto, como as das redes sociais, encaminhando o comprador direto para o checkout, onde poderá pagar pelo curso de forma simples e usando o método de sua preferência.
Ele ainda é uma ótima opção para retentativas de pagamento, quando, por qualquer motivo, uma transação tenha sido recusada e o comprador queira tentar mais uma vez.
Sistema antifraude com alta aprovação
Normalmente, quando fazem a compra de um curso - ou, na verdade, de qualquer outro tipo de produto ou serviço - a última coisa que os compradores querem ter que lidar é com a recusa do seu pagamento. Isso pode complicar muito a jornada de compra e gerar dores de cabeça levando, até mesmo, à desistência da compra. Na tentativa de aumentar a proteção contra fraudadores, muitos sistemas antifraude acabam impactando negativamente as taxas de aprovação, gerando os falsos positivos - transações legítimas consideradas como fraudes.
Nosso sistema antifraude foi desenvolvido exatamente para evitar esse tipo de problema, sem descuidar da segurança do seu e-commerce. Para isso, combinamos toda a tecnologia da inteligência artificial e do machine learning a uma equipe de revisão manual. Isso quer dizer que, além de as transações serem checadas pelo sistema automaticamente em bases de dados internas e externas, quando ainda há inseguranças, nossos especialistas revisam mais uma vez as informações e, se necessário, entram em contato com o comprador para confirmar o pagamento.
Isso faz com que alcancemos acima de 90% de aprovação de pagamentos pelo antifraude Mercado Pago só no segmento de serviços on-line.
Recebimento antecipado em D0
Outro benefício do Mercado Pago para quem investe no segmento de ensino a distância é a possibilidade de receber pelas vendas no mesmo dia em que acontecem. Ou seja, além das opções D14 e D30 - que se tratam de receber pelas vendas em 14 ou 30 dias depois da confirmação da transação, respectivamente - há também o D0, que permite recebimentos quase instantâneos.
A boa notícia é que é o próprio lojista quem decide quando quer receber por suas vendas, fazendo sua escolha através do painel de controle de maneira simples e rápida. Assim, você, que sabe bem qual é a situação do seu negócio, define as melhores condições para ele. A taxa para a opção D0 também cabe no orçamento do seu e-commerce.
👉Loja digital: 7 formas de expandir sua empresa
Quer melhorar sua experiência na venda de cursos a distância?
Essas soluções e muitas outras ajudam em uma parte delicada de qualquer compra on-line: o pagamento. Com processos mais simplificados e completamente seguros, fica mais fácil vender melhor e oferecer uma boa experiência para o consumidor.
Quer aproveitar o crescimento do segmento de EAD e ainda oferecer uma experiência de compra otimizada? O Mercado Pago tem as soluções certas para você!
💡Leia também
Escrito por:
Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados
Vendas sem estoque vs. estoque tradicional: qual modelo escolher?
| Novembro 21, 2024
A gestão de estoque faz parte do alicerce de uma empresa e, para muitos gestores, se trata de uma decisão estratégica que impacta diretamente nas..
Maquininha de cartão: aumente vendas e agilize o atendimento no Natal
| Novembro 19, 2024
Quem aí já está preparado para o fim de ano? Pois é, ele está chegando e traz consigo diversas oportunidades, principalmente para empresas que..
O que é controle financeiro e como aplicá-lo na gestão empresarial
| Novembro 14, 2024
Separar as contas empresariais e pessoais é uma tarefa fundamental para quem gere uma empresa e almeja o seu sucesso. Até porque, manter o controle..