Dizem que a primeira impressão é a que fica, não é? Bom, se está abrindo sua loja nova ou atraindo novos clientes para uma ação e já de cara oferece uma má experiência, sua empresa pode ficar marcada com uma má reputação.
Quando a empresa não consegue dar vazão ao atendimento e tem acúmulo de pessoas, acaba por sofrer diversos problemas como reclamações, problemas no pagamento, insatisfação dos consumidores, abandono de produtos e perda de vendas. Tudo isso acontece por uma demanda alta e inesperada ou por falta de planejamento.
Inclusive, o crescimento de sua empresa pode ser totalmente prejudicado por conta de um erro simples como este. Investir em tecnologias que diminuam esses impactos é fundamental, o retorno, tanto financeiro, quanto em credibilidade, pode ser maior do que imagina.
A adoção de um totem de autoatendimento, que proporciona o self-checkout, pode fazer com que haja maior fluidez no pagamento, diminuição de filas e melhor visão do cliente sobre a sua empresa.
O totem de autoatendimento é uma solução de automação de pagamentos no mercado varejista. Através dele, é possível realizar diversas operações de maneira autônoma, sem a necessidade de um funcionário por trás da máquina, bastando que o cliente faça a leitura do código de barras do produto e siga com o processo de pagamento.
Através deste terminal de autoatendimento é possível diminuir filas, principalmente para aqueles clientes que estão com menos itens e buscam por um atendimento rápido. Mas as pessoas vão se acostumar com isso? A tendência é positiva, pois existem diversos comércios que já optam por esse sistema. De início, na sua empresa, é importante incluir o sistema de maneira gradativa, para que pessoas com mais desenvoltura com a tecnologia possam utilizar.
Após isso, é mais fácil que outras pessoas também vejam e se adaptem à nova maneira. Outra possibilidade é disponibilizar um funcionário para auxiliar no processo de pessoas ainda inexperientes. Este funcionário cuidará de todos os totens de autoatendimento, dando mais dinamismo. A facilidade desta opção de self-checkout faz com que clientes que tem pressa pensem primeiro na sua empresa ao invés de uma loja que não possua o terminal de autoatendimento.
E o meu segmento se enquadra em receber um totem de autoatendimento como este?
Provavelmente, sim! Principalmente se ele for do ramo de:
👉 Quero aprender a Expandir minha empresa
Assim como a implementação de qualquer dispositivo em uma loja, a inclusão de um self-checkout deve ser planejada com expertise, para que a experiência com a tecnologia por parte dos clientes e da sua empresa seja a melhor possível.
Neste planejamento, é importante que sua empresa analise quais são os pontos positivos de um totem de autoatendimento, qual espaço físico utilizará, qual a quantidade necessária, quantos clientes em média serão atendidos e também quais os impedimentos de um terminal de autoatendimento.
Além de tudo isso, é importante colocar as estratégias na ponta do lápis na hora de implementar um self-checkout como este:
Inovar é sempre importante para conquistar mais clientes e vender mais. Apesar de um terminal de autoatendimento self-checkout demandar uma atenção maior na sua implementação, ele é fundamental para que a experiência de compra seja mais fluida. Ou seja, imagine seu cliente que pegou apenas dois itens da prateleira aguardando em uma fila com consumidores com mais de vinte itens em seus carrinhos.
Bom, é quase provável que ele desistirá da compra, mesmo que tenha tempo para ficar ali. Com isso, implementar um self-checkout dá a opção do cliente escolher entrar na fila para um atendimento humanizado ou escolher pela automação e ter mais agilidade.
Além disso, existem ainda outros benefícios em contar com esta ajuda da tecnologia:
Esse é o principal apelo de um self-checkout, já que seus clientes poderão utilizar o tempo que ficariam na fila para ver outros produtos ou visitar outras lojas. Além de ser benéfico para a rotatividade da sua empresa, ainda se torna um bom argumento de vendas, já que o cliente economiza seu tempo e poderá gastar com outras atividades.
Nada melhor que retirar um cliente de uma enorme fila e colocá-lo para fazer um pagamento em instantes para aumentar sua experiência de compra. Além de reduzir o tempo de espera, ele ainda consegue escolher melhor o tempo de pagamento, não dependendo do tamanho de uma fila para fazer essa escolha.
Oferecer facilidade e comodidade para o cliente é uma chave para a fidelização. Sua empresa pode, inclusive, implementar um sistema de descontos ou fidelização através de algum site ou app que, linkados ao totem, podem fornecer descontos exclusivos para os usuários. As experiências multicanais estão cada vez mais em alta.
Locais que funcionam sem parar, como estacionamentos de hospitais, conveniências de postos e minimercados de condomínios podem contar com um totem e não ter a necessidade de diversos funcionários trocando turnos para cumprir a mesma função. Além disso, não necessitam parar o atendimento por algo inesperado.
Um sistema self-checkout é mais ágil porque não trabalha com dinheiro em espécie, dessa forma, elimina a necessidade de retornar troco, conferir a veracidade das notas, entre outras demandas que exigem maior tempo do operador de caixa na cobrança.
Seja através de um app de descontos linkado ao totem ou até mesmo solicitando algum cadastro na hora de cobrar, o sistema pode coletar dados para futura comunicação de promoções, descontos, oportunidades e demais comunicações a fim de atrair o cliente para o estabelecimento.
Com a possibilidade de escolher o momento do checkout e também com muita agilidade para isso, o cliente se sente mais satisfeito e pode reduzir seu tempo de espera dentro de um estabelecimento somente para pagar. O que ele poderia demorar longos períodos em uma fila para pagar por apenas um produto, pode reduzir a segundos em um self-checkout.
Com a agilidade, além de conquistar a atenção de clientes apenas pelo método, é possível converter aquelas vendas que seriam desanimadas por uma longa fila em um caixa convencional. Com isso, é possível aumentar e melhorar as vendas.
Com certeza seu cliente lembrará de passar na sua loja ao invés do concorrente quando lembrar do sistema de autoatendimento. Isso porque os dias andam mais corridos e as tarefas do cotidiano só aumentam, dessa forma, optar por algo necessário com a ajuda de uma automação agilizada é um prato cheio para quem busca rapidez em processos do dia a dia, como ir às compras, a farmácia, ao cinema, entre outros.
Mas, para que tudo isso funcione, é importante contar com o parceiro certo. O Mercado Pago, banco digital parceiro do Mercado Livre, pode te proporcionar soluções eficientes que complementam a inovação dos terminais de autoatendimento e a maquininha Point Smart 2 são perfeitas para isso. Além de receber o dinheiro das vendas na hora, ela também conta com muita inovação.
Assim, é possível vender pelo self-checkout no crédito, débito, código QR, Pix, vale alimentação e refeição e muitas outras maneiras. Além disso, o Mercado Pago possui soluções ideais para a sua empresa evoluir cada vez mais, como empréstimo na hora, pagamento de boletos, maior rendimento e conta PJ gratuita.
Conte com um universo completo para o seu terminal de autoatendimento ser ainda mais lucrativo e suas vendas crescerem e melhorarem cada vez mais!
💡Leia também:
9 estratégias para ter sucesso com a queima de estoque em sua empresa
O que são bandeiras de cartão e por que são importantes?
Aumente o fluxo de caixa com antecipação de recebíveis pela maquininha
Benefícios de adquirir a Point Mercado Pago no CNPJ da sua empresa
Como escolher o plano da Point Mercado Pago ideal para sua empresa