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8 formas de melhorar o fluxo de pagamento com totem de autoatendimento

Escrito por Equipe Mercado Pago | Aug 8, 2024 1:29:35 PM

Dizem que a primeira impressão é a que fica, não é? Bom, se está abrindo sua loja nova ou atraindo novos clientes para uma ação e já de cara oferece uma má experiência, sua empresa pode ficar marcada com uma má reputação. 

Quando a empresa não consegue dar vazão ao atendimento e tem acúmulo de pessoas, acaba por sofrer diversos problemas como reclamações, problemas no pagamento, insatisfação dos consumidores, abandono de produtos e perda de vendas. Tudo isso acontece por uma demanda alta e inesperada ou por falta de planejamento.

Inclusive, o crescimento de sua empresa pode ser totalmente prejudicado por conta de um erro simples como este. Investir em tecnologias que diminuam esses impactos é fundamental, o retorno, tanto financeiro, quanto em credibilidade, pode ser maior do que imagina.

A adoção de um totem de autoatendimento, que proporciona o self-checkout, pode fazer com que haja maior fluidez no pagamento, diminuição de filas e melhor visão do cliente sobre a sua empresa.

 

O que é totem de autoatendimento e como ele impacta na experiência do cliente?

O totem de autoatendimento é uma solução de automação de pagamentos no mercado varejista. Através dele, é possível realizar diversas operações de maneira autônoma, sem a necessidade de um funcionário por trás da máquina, bastando que o cliente faça a leitura do código de barras do produto e siga com o processo de pagamento.

Através deste terminal de autoatendimento é possível diminuir filas, principalmente para aqueles clientes que estão com menos itens e buscam por um atendimento rápido. Mas as pessoas vão se acostumar com isso? A tendência é positiva, pois existem diversos comércios que já optam por esse sistema. De início, na sua empresa, é importante incluir o sistema de maneira gradativa, para que pessoas com mais desenvoltura com a tecnologia possam utilizar.

Após isso, é mais fácil que outras pessoas também vejam e se adaptem à nova maneira. Outra possibilidade é disponibilizar um funcionário para auxiliar no processo de pessoas ainda inexperientes. Este funcionário cuidará de todos os totens de autoatendimento, dando mais dinamismo. A facilidade desta opção de self-checkout faz com que clientes que tem pressa pensem primeiro na sua empresa ao invés de uma loja que não possua o terminal de autoatendimento.

E o meu segmento se enquadra em receber um totem de autoatendimento como este? 

Provavelmente, sim! Principalmente se ele for do ramo de:

 

  • Restaurantes e fast-foods: é comum que as pessoas, ao frequentar restaurantes, tenham o tempo mais escasso e ficar esperando para pagar pode reduzir o tempo destinado ao descanso dos consumidores. Implementar o self-checkout pode fazer com que o fluxo de clientes seja mais fluído, dando espaço para novos clientes e aumentando também a rotatividade, o que aumenta os lucros.

  • Farmácias e drogarias: em estabelecimentos como esse, o cliente pode ter a necessidade de enfrentar duas filas, uma para ser atendido e pedir o produto que precisa, e outra para pagar. Tudo isso deixa o processo mais lento, porém, com um totem de autoatendimento, ele pode sair do atendimento diretamente ao self-checkout, pagando pelo seu produto e diminuindo o tempo de espera.

  • Lojas de conveniência: principalmente em mini mercados de condomínio, que funcionam 24 horas e todos os dias, contar com funcionários para atendimento é quase inviável. Assim, o self-checkout é a melhor alternativa. Quando aliado à maquininha Point Smart 2, do Mercado Pago, por exemplo, essa alternativa fica ainda mais fácil, já que ela aceita pagamentos por diversos meios, imprime o comprovante e possibilita que o estabelecimento receba na hora.

  • Estacionamentos: sejam em shoppings, lojas de departamentos ou supermercados, os estacionamentos costumam receber muitos veículos e, com um sistema de pagamento self-checkout, é possível dar mais fluidez. Eles podem ser espalhados por diversos locais e portas da loja, assim, não há necessidade da concentração de pessoas em apenas um ponto de pagamento.

  • Cinemas e teatros: nestes locais, principalmente perto do horário da atração, é comum que as filas se formem para compras de ingressos. Com terminais de autoatendimento é possível dispersar melhor os clientes e dar mais fluidez, já que ninguém quer entrar atrasado na sala de cinema ou de espetáculo.

  • Lojas de roupas: muitos clientes adoram ficar horas nas gôndolas e provadores, porém, na hora de pagar, mesmo que o carrinho esteja cheio, há uma ansiedade a mais. Por isso, instalar os totens de autoatendimento em locais estratégicos pode fazer com que o fluxo de clientes seja melhor, além disso, é possível que os próprios vendedores já concluam os pedidos diretamente nos totens, o que deixa a experiência muito mais satisfatória.

  • Lojas de departamentos: por possuir diversos setores, é comum que as compras também sejam grandiosas, porém, há sempre aqueles consumidores que vão apenas para comprar pequenos itens, dessa forma, ficar na fila por horas pode afastá-los. Instalar o self-checkout em cada departamento pode ser uma boa saída para não perder a venda de quem tem o objetivo de comprar um produto em específico.

  • Supermercados: nos supermercados, essa tendência já tem se consolidado, isso porque o fluxo de clientes é constante e, contar com automação para atender aqueles clientes que compram até 10 itens é a melhor solução para não ter grandes filas e também ter maior rotatividade. Imagine que seus clientes já enfrentaram a fila do açougue, dos frios e da padaria, mais uma fila para pagar é quase inviável, não é mesmo? 

 

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Estratégias para ter sucesso ao implementar totens de autoatendimento em sua empresa

Assim como a implementação de qualquer dispositivo em uma loja, a inclusão de um self-checkout deve ser planejada com expertise, para que a experiência com a tecnologia por parte dos clientes e da sua empresa seja a melhor possível. 

Neste planejamento, é importante que sua empresa analise quais são os pontos positivos de um totem de autoatendimento, qual espaço físico utilizará, qual a quantidade necessária, quantos clientes em média serão atendidos e também quais os impedimentos de um terminal de autoatendimento.

Além de tudo isso, é importante colocar as estratégias na ponta do lápis na hora de implementar um self-checkout como este:

 

  • Faça uma boa escolha para os terminais: os pontos em que os terminais precisam estar localizados precisam ser estratégicos, tanto para que o cliente tenha facilidade em visualizar, quanto para que não interfira na circulação de alguma área da loja. É preciso pensar também em pontos de energia e internet.

  • Invista em sinalização em toda a loja: placas suspensas e avisos nos corredores podem deixar mais claro que há essa possibilidade na sua loja. Isso porque os consumidores estão acostumados com um caixa físico e se direcionaram para lá. É importante também, próximo a estes caixas físicos, instalar uma comunicação dizendo que a pessoa pode pagar de maneira automatizada, mostrando o caminho para o totem.

  • Incentive o uso de totens: dê argumentos para que os clientes usem os totens, algo como: diminua seu tempo de espera, pague mais rápido, deixe essa fila de lado e pague rapidamente. Treine os funcionários para indicar essa modalidade de pagamento também.

  • Forneça treinamento para a equipe: para que os funcionários indiquem e tirem dúvidas sobre os totens de autoatendimento, é necessário que eles recebam um treinamento, principalmente de como utilizar o equipamento. Como travamentos e problemas podem acontecer durante o uso, é importante que eles tenham habilidade para resolver rapidamente.

  • Disponibilize funcionários para auxiliar o uso do totem: é fundamental que, pelo menos no início da operação dos totens, haja um funcionário para auxiliar o cliente. Por mais desenvolto que o consumidor seja, pode ser que dúvidas surjam e, se não houver ninguém para solucionar, ele abandonará a decisão de utilizar o self-checkout e ainda verá como negativa a implementação da tecnologia.

  • Mantenha um canal aberto para feedbacks e melhorias: sua empresa pode incluir uma caixa de sugestões ou, junto ao sistema do terminal de autoatendimento, incluir uma avaliação do método ao final do processo de pagamento. Assim, é possível entender se ele está dando certo. Perguntas de sim ou não, como: você gostou deste meio de pagamento? Ou, a localização do totem te agradou? Podem ser feitas e trazerem bons feedbacks.

  • Escolha um parceiro de pagamento confiável: é importante aliar o seu totem de autoatendimento a um parceiro com credibilidade. A maquininha Point Smart 2 do Mercado Pago, por exemplo, conta com tecnologia e segurança para manter suas vendas seguras, confiáveis e rápidas. Além disso, te proporciona recebimento na hora e atualizações de softwares constantes, para sempre entregar o melhor em atendimento e segurança.

  • Faça a manutenção regular das máquinas: a manutenção dos totens é fundamental para que o funcionamento seja primoroso, imagine seu cliente, em meio a uma utilização, ter algum problema com o pagamento? Isso pode desestimular sua compra e fazer com que a imagem da sua empresa fique manchada. Além disso, máquinas como esta em não funcionamento podem até mesmo mostrar um certo descuido da sua empresa com seus itens.

 

8 vantagens do totem de autoatendimento para sua empresa

Inovar é sempre importante para conquistar mais clientes e vender mais. Apesar de um terminal de autoatendimento self-checkout demandar uma atenção maior na sua implementação, ele é fundamental para que a experiência de compra seja mais fluida. Ou seja, imagine seu cliente que pegou apenas dois itens da prateleira aguardando em uma fila com consumidores com mais de vinte itens em seus carrinhos. 

Bom, é quase provável que ele desistirá da compra, mesmo que tenha tempo para ficar ali. Com isso, implementar um self-checkout dá a opção do cliente escolher entrar na fila para um atendimento humanizado ou escolher pela automação e ter mais agilidade. 

Além disso, existem ainda outros benefícios em contar com esta ajuda da tecnologia:

 

1. Redução de filas e tempo de espera

Esse é o principal apelo de um self-checkout, já que seus clientes poderão utilizar o tempo que ficariam na fila para ver outros produtos ou visitar outras lojas. Além de ser benéfico para a rotatividade da sua empresa, ainda se torna um bom argumento de vendas, já que o cliente economiza seu tempo e poderá gastar com outras atividades.

 

2. Melhoria na experiência de compra

Nada melhor que retirar um cliente de uma enorme fila e colocá-lo para fazer um pagamento em instantes para aumentar sua experiência de compra. Além de reduzir o tempo de espera, ele ainda consegue escolher melhor o tempo de pagamento, não dependendo do tamanho de uma fila para fazer essa escolha.

 

3. Maior possibilidade de fidelização de clientes

Oferecer facilidade e comodidade para o cliente é uma chave para a fidelização. Sua empresa pode, inclusive, implementar um sistema de descontos ou fidelização através de algum site ou app que, linkados ao totem, podem fornecer descontos exclusivos para os usuários. As experiências multicanais estão cada vez mais em alta.

 

4. Disponibilidade 24h/7

Locais que funcionam sem parar, como estacionamentos de hospitais, conveniências de postos e minimercados de condomínios podem contar com um totem e não ter a necessidade de diversos funcionários trocando turnos para cumprir a mesma função. Além disso, não necessitam parar o atendimento por algo inesperado.

 

5. Mais agilidade nas vendas

Um sistema self-checkout é mais ágil porque não trabalha com dinheiro em espécie, dessa forma, elimina a necessidade de retornar troco, conferir a veracidade das notas, entre outras demandas que exigem maior tempo do operador de caixa na cobrança.

 

6. Coleta de dados de clientes

Seja através de um app de descontos linkado ao totem ou até mesmo solicitando algum cadastro na hora de cobrar, o sistema pode coletar dados para futura comunicação de promoções, descontos, oportunidades e demais comunicações a fim de atrair o cliente para o estabelecimento.

 

7. Aumento da satisfação de clientes

Com a possibilidade de escolher o momento do checkout e também com muita agilidade para isso, o cliente se sente mais satisfeito e pode reduzir seu tempo de espera dentro de um estabelecimento somente para pagar. O que ele poderia demorar longos períodos em uma fila para pagar por apenas um produto, pode reduzir a segundos em um self-checkout.

 

8. Aumento nas vendas

Com a agilidade, além de conquistar a atenção de clientes apenas pelo método, é possível converter aquelas vendas que seriam desanimadas por uma longa fila em um caixa convencional. Com isso, é possível aumentar e melhorar as vendas.

 

Explore ao máximo os totens de autoatendimento e venda mais!

Com certeza seu cliente lembrará de passar na sua loja ao invés do concorrente quando lembrar do sistema de autoatendimento. Isso porque os dias andam mais corridos e as tarefas do cotidiano só aumentam, dessa forma, optar por algo necessário com a ajuda de uma automação agilizada é um prato cheio para quem busca rapidez em processos do dia a dia, como ir às compras, a farmácia, ao cinema, entre outros.

Mas, para que tudo isso funcione, é importante contar com o parceiro certo. O Mercado Pago, banco digital parceiro do Mercado Livre, pode te proporcionar soluções eficientes que complementam a inovação dos terminais de autoatendimento e a maquininha Point Smart 2 são perfeitas para isso. Além de receber o dinheiro das vendas na hora, ela também conta com muita inovação.

Assim, é possível vender pelo self-checkout no crédito, débito, código QR, Pix, vale alimentação e refeição e muitas outras maneiras. Além disso, o Mercado Pago possui soluções ideais para a sua empresa evoluir cada vez mais, como empréstimo na hora, pagamento de boletos, maior rendimento e conta PJ gratuita. 

Conte com um universo completo para o seu terminal de autoatendimento ser ainda mais lucrativo e suas vendas crescerem e melhorarem cada vez mais!

 

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