Conexão Mercado Pago

Por que o modelo D2C é a escolha certa para sua empresa?

Escrito por Equipe Mercado Pago | Nov 9, 2023 12:00:00 PM

Quem tem uma empresa provavelmente já ouviu falar em alguns conceitos de vendas, como B2B (Business to Business, ou no português, “Empresa para Empresa”) e B2C (Business to Consumer, ou no português, “Empresa para Consumidor”), não é mesmo?! Para ampliar ainda mais estes conceitos e proporcionar mais vendas para as empresas, o modelo D2C (Direct to Consumer, ou no português “Direto para o Consumidor”) é uma nova forma de oferecer produtos da sua empresa diretamente ao consumidor, aumentando o relacionamento e fidelizando clientes.

Além do relacionamento mais próximo, há ainda outras vantagens para as empresas que contam com o modelo D2C, principalmente no âmbito de vendas.

 

Modelo D2C: uma revolução nos modelos de negócios

Como o mundo empresarial está em constante evolução e sempre buscando oferecer aos consumidores novas maneiras de interação, através de inovação e adaptação, o modelo D2C propõe uma união em prol das vendas, unindo transformação, adaptação e também a inovação, tudo para um contato mais direto da sua empresa, com seu cliente. 

O modelo D2C pode ser considerado um verdadeiro abre alas para sua empresa, isso porque a concorrência, e também a competitividade, crescem cada vez mais, o que, além de atrair os consumidores, despertam neles a vontade de querer sempre mais. 

Através dele, sua empresa tem um contato mais direto com o cliente, sem intermediários, terceiros ou outras empresas em que seu produto passará até chegar ao consumidor final, o que é perfeito para quem quer aumentar o relacionamento, redefinir estratégias de negócios e atuar no mesmo mercado, com um objetivo diferente. E não para por aí. Com outras oportunidades oferecidas, esse modelo pode ser ideal para quem quer abraçar a revolução constante do mercado.

 

Desvendando os segredos do modelo D2C

O universo D2C pode até parecer desafiador, mas saiba que não é, desde que você desvende todos os mistérios que o cercam. Analisar cada desafio imposto por este modelo de negócio fará com que sua empresa tenha mais capacidade de utilizar 100% do que ele pode entregar. 

Além disso, é preciso conhecê-lo a fundo para criar estratégias certas e, com isso, otimizar cada ação dentro deste universo chamado modelo D2C e, para isso, aqui vão algumas soluções:

 

  • Conheça seu público-alvo: conhecer seu público alvo é essencial para criar estratégias, ações, melhores produtos e como oferecer tudo isso para cada um dos seus clientes.

  • Gestão de estoque e entrega: como seu público é diferente de intermediários e outras empresas, organize seu estoque e logística para entregar produtos em baixas quantidades.

  • Personalização de conteúdo: o consumidor final é sempre atraído por personalização, principalmente quando ele recebe o que precisa de uma maneira personalizada e única. 

  • Concorrência acirrada: não se esqueça que agora sua empresa concorrerá diretamente com diversas outras empresas e intermediários que vendem o mesmo produto, porém, você pode se destacar nos preços.

  • Atendimento ao público: o atendimento ao público final precisa ser mais rápido e direto, resolvendo questões de maneira ágil.

 

👉 Omnichannel: guia completo da estratégia no e-commerce

 

5 vantagens do modelo D2C para sua empresa se destacar

O avanço da transformação digital proporcionou diversos benefícios para as empresas, principalmente quando o assunto é aumento de vendas. 

Através do comércio eletrônico, que não para de crescer, o modelo D2C se consolidou como uma estratégia eficiente de expansão, isso porque você não precisa de espaço físico, muito menos investimento em materiais para conseguir vender seu produto. 

Assim como qualquer outro modelo de negócios, o modelo D2C tem seus desafios, porém, ao colocar na balança a quantidade de vantagens e benefícios que essa estratégia pode oferecer a sua empresa, é provável que os desafios se tornem apenas obstáculos rápidos de serem contornados. 

Além de ser uma opção atrativa para sua marca no quesito inovação e crescimento no comércio digital, ainda existem outras vantagens:

 

1. Controle a experiência do seu cliente

Ao adotar o modelo D2C, você tem um controle muito maior sobre a experiência do cliente. Isso ocorre porque não há intermediários entre sua empresa e o consumidor final, podendo moldar a jornada do cliente conforme a visão e os valores da sua marca. Você pode projetar o site, embalagens, comunicações, e todo o processo de compra para atender exatamente às expectativas e preferências do seu público-alvo. Dessa forma, você elimina o risco de que terceiros possam comprometer a experiência do cliente.

 

2. Aumente as margens de lucro

Ao eliminar intermediários, como distribuidores ou varejistas, você pode aumentar suas margens de lucro. Isso ocorre porque a margem de lucro que seria normalmente repartida com esses intermediários agora fica com sua empresa. Você tem mais controle sobre os preços e não precisa seguir as margens padrão impostas por intermediários, o que pode ser particularmente vantajoso em mercados altamente competitivos.

 

3. Relacionamento mais próximo com o cliente

No modelo D2C, você está em contato direto com seus clientes. Isso cria uma oportunidade valiosa para estabelecer relacionamentos mais próximos e autênticos com eles. Você pode obter feedback em tempo real, entender suas necessidades e desejos de maneira mais profunda e personalizar suas ofertas de acordo. Essa proximidade com o cliente não apenas aumenta a satisfação do cliente, mas também constrói lealdade e confiança na sua marca.

 

4. Tenha um processo de vendas mais flexível

Com a capacidade de produzir sob demanda, você pode oferecer aos clientes a opção de personalizar produtos de acordo com suas preferências. Isso não apenas aumenta o envolvimento do cliente, mas também permite que você atenda a uma variedade mais ampla de gostos e necessidades. A flexibilidade em seu processo de vendas pode ser um grande diferencial competitivo, à medida que os consumidores procuram por produtos exclusivos e personalizados.

 

5. Conte com uma análise de dados personalizada

Com a venda direta ao consumidor, você coleta dados diretamente dos clientes. Isso fornece informações valiosas para entender o comportamento do cliente, preferências, padrões de compra e muito mais. Com esses dados, você pode realizar análises personalizadas que ajudam a otimizar seus produtos, marketing e estratégias de vendas. A análise de dados personalizada facilita a tomada de decisões informadas e permite que você esteja mais ágil em responder às mudanças no mercado e nas necessidades do cliente.

 

O futuro está aqui e o modelo D2C faz parte dele!

Você não precisa mais confiar no futuro para sua empresa crescer, já que pode antecipar ações para que ela comece a fase do crescimento agora, no presente. O modelo D2C pode ser uma excelente cartada para sua empresa vender mais, alcançar mais clientes e se consolidar no mercado, tudo isso investindo pouco e com a meta de lucro lá em cima.

Além disso, contar com um banco digital que ofereça um Checkout otimizado, como o do Mercado Pago, será de importante valia na hora de colocar seu comércio digital para rodar, fazendo com que haja mais simplicidade na hora da venda e também maior segurança.

 

💡 Leia também: 

Checkout Pro e Checkout Transparente: entenda as diferenças

Modelo D2C: Mais uma forma de vender mais no e-commerce

D2C: aumente suas vendas atuando no comércio eletrônico

Potencialize seu negócio: como escolher uma plataforma de e-commerce?

Qual a importância do Checkout na jornada de compra?