Conteúdo atualizado em Julho/2023
Toda empresa vivencia riscos e desafios diários, independentemente do tipo, do tamanho ou do mercado em que atua. O problema é que alguns deles acabam gerando prejuízos e comprometendo sua credibilidade no mercado.
No e-commerce não é diferente. E entre os desafios desse tipo de comércio, poucas coisas podem ser tão desanimadoras quanto oferecer uma boa experiência de compra e pagamento através do checkout, garantir que todos os processos aconteçam como deveriam, entregar os produtos dentro do prazo estipulado e principalmente, em boas condições e, depois de uns dias, receber uma contestação de pagamento.
Isso, com certeza, não gera só frustração, mas prejuízos para o lojista digital.
Também conhecidas como os famosos chargebacks, as contestações de pagamento acontecem quando um comprador entra em contato com o emissor do seu cartão de crédito e diz não reconhecer uma compra, pedindo a disputa do valor.
A gestão de chargeback refere-se ao processo de lidar com as transações contestadas pelos usuários do cartão. Essas contestações podem ocorrer por várias razões, desde o desconhecimento de uma transação realizada no processo de checkout de pagamento, até erros no processamento da venda. Assim, seu objetivo é garantir a satisfação do cliente e inclusive proteger sua empresa de possíveis fraudes.
Existem diferentes motivos que podem levar a um chargeback:
Ah! E temos uma novidade! Agora, você será informado sobre o motivo da contestação, informado pelo Banco Emissor e Bandeiras. Através do aplicativo, enviaremos uma mensagem informando o não reconhecimento da transação, desacordo comercial ou erro no processamento de venda.
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Para contestar um chargeback, é necessário apresentar uma série de documentos que atendam aos requisitos estabelecidos pela Política de Proteção ao Vendedor do Mercado Pago. Vale destacar que os requisitos variam conforme o tipo de transação, podendo ser consultados no site oficial da plataforma.
Nas situações em que a Política de Proteção ao Vendedor não se aplica, como nas transações realizadas através da maquininha Point, ainda é possível defender-se por meio das disputas diretas com os emissores de cartões de crédito.
A seguir, estão elencados os documentos recomendados para a defesa em cada cenário específico:
É importante ressaltar que o envio da documentação não garante automaticamente que o chargeback será revertido. Os documentos apresentados servem como informações para a defesa e disputa do caso. Portanto, é fundamental que o vendedor forneça o maior número possível de dados para aumentar as chances de sucesso na contestação. Caso a disputa seja favorável à empresa, o valor contestado será devolvido automaticamente à conta do vendedor.
Há tantos anos trabalhando no mundo dos pagamentos on-line, nós do Mercado Pago sabemos o quanto as contestações de pagamento podem se tornar transtornos e prejuízos com os quais ninguém quer lidar.
Por isso, nos preocupamos em garantir que seus compradores tenham uma boa experiência de compra e pagamento, mas também queremos que você, vendedor, possa vender com as melhores condições.
Nossa Política de Proteção ao Vendedor foi criada exatamente para isso, garantindo que, quando houver pedidos de chargeback - e, acredite, cedo ou tarde vai haver - a transação não seja perdida. Para casos de fraude e/ou desacordo comercial alegando não recebimento do produto, o vendedor ao confirmar a venda e a entrega do produto, nós arcamos com o valor e com as disputas. Assim, você vende sabendo que tem toda a proteção que precisa e evita dores de cabeça.
Além de manter a segurança do seu dinheiro e do seu negócio, você também tem uma visão clara de todas as transações, inclusive naquelas em que houve a contestação, em nosso painel de controle.
Quando recebemos o pedido de chargeback por parte de um comprador, congelamos o valor referente à compra na sua conta. Para checar o montante "congelado", é só seguir o passo a passo:
Depois de verificar todos os valores, é só responder às contestações. Para fazer isso, é preciso ter a documentação padrão, comprovando a entrega do produto, e ela pode ser diferente dependendo do tipo de frete escolhido, conforme abaixo:
Com esses comprovantes em mãos, é só seguir as etapas para responder às contestações e liberar os valores congelados:
Entenda no quadro abaixo quais são os itens que fazem parte do programa de proteção ao vendedor e quais não fazem:
O que é coberto? |
O que não é coberto? |
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Os chargebacks não precisam ser uma dor de cabeça para você. Aliás, vender com Mercado Pago garante sua segurança e as melhores condições para sua empresa, impedindo imprevistos e principalmente, prejuízos. Evite chargebacks e conte com as melhores políticas para te proteger contra eles.
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