A comunicação visual é considerada um fator essencial para a atração e conversão de clientes, inclusive em uma pesquisa da Veronis Suhler Stevenson divulgada pela Popai Brasil, a visão foi apontada como a grande responsável por 83% das decisões de compra do consumidor.
Essa influência acontece pelo fato do cérebro humano processar as informações visuais com mais facilidade, representado cerca de 90% das informações absorvidas no dia a dia. Aliás, como apontam alguns cientistas, esse processamento é 60 mil vezes mais rápido do que com um texto.
Com isso, quando usamos a comunicação visual atrelada aos gatilhos mentais que influenciam as vendas é possível elevar a atração do consumidor e se sobressair da concorrência.
Você já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? No caso das lojas, geralmente é a vitrine que proporciona esse primeiro contato e gera uma impressão no cliente sobre a sua empresa.
Com isso, justamente por ser o seu primeiro contato com a marca, é essencial investir em ações que ajudem a chamar a sua atenção de forma estratégica e geram o impulso para comprar.
Mas seu poder não termina na atração. Pelo contrário, boas vitrines ajudam a reforçar a autoridade da empresa, além de agregar valor à sua identidade e aproximá-la do consumidor.
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A aparência do ponto de venda é um fator que impacta diretamente nos resultados do negócio e por isso, é válido investir na criação de vitrines que sejam atrativas e que se comuniquem de forma estratégica com os consumidores, além de reforçar a sua identidade de marca no mercado.
Veja algumas práticas que são fundamentais para tornar a vitrine da sua loja mais atraente:
Circule nos arredores da sua loja, observe se os clientes param na frente da sua vitrine e veja se ela chama atenção das pessoas, além de pontuar o que pode ser melhorado na perspectiva do consumidor para que ele observe sua vitrine e sinta vontade entrar na sua loja.
Aproveite as sazonalidades, como o dia das mães e o natal, por exemplo, para criar vitrines com temas específicos, mas não deixe de adaptar a temática com a identidade visual do seu negócio, criando um verdadeiro diferencial em relação às demais lojas.
A iluminação pode dar ainda mais destaque para os produtos e itens que você quer expor. Escolha quais os principais pontos de atenção e direcione suas luzes. Lembre, se possível, de deixar as luzes ligadas à noite, pois as pessoas tendem a prestar mais atenção em vitrines iluminadas.
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Toda a comunicação da sua marca, incluindo a vitrine, deve contar uma história. As decisões de compra se baseiam mais em emoções humanas do que em produtos e serviços. Use isso a favor da sua loja, podendo obter melhores resultados e oferecer uma experiência diferente ao consumidor.
Olhando referências de vitrines que você gosta, provavelmente vai perceber o que elas têm em comum, independente do segmento de mercado, é a sua organização e harmonia entre os elementos, assim como vazios estratégicos que aliviam o consumo de informação e evitam remeter a sensação de excesso de informação.
Uma vitrine bem elaborada cria aproximação, posiciona sua marca no mercado e apresenta seus produtos e ofertas de maneira estratégica, trazendo inúmeros benefícios, como:
O cuidado com a vitrine da sua loja aliado às técnicas de comunicação visual é uma excelente ferramenta para atrair consumidores e aumentar seus lucros. Ou seja, quando bem elaborada, ela pode destacar sua marca no mercado e instigar o cliente a consumir seus produtos.
Invista na sua vitrine, adote o uso de materiais que estimulem suas vendas e lucros.