Conexão Mercado Pago

4 benefícios de desenvolver seu checkout via api

Escrito por Equipe Mercado Pago | Jun 10, 2020 12:41:00 PM

Imagine que está planejando abrir um restaurante em sua cidade. Você passa por uma região movimentada e percebe um terreno bem localizado disponível: o lugar perfeito para seu empreendimento.

Depois da compra, faz um projeto e começa a construir. São muitos detalhes que envolvem esse processo até que o estabelecimento esteja pronto. E são outros tantos detalhes que vão mantê-lo funcionando com mais facilidade.

Com uma loja virtual, apesar de todas as facilidades que o mundo digital oferece, o processo é mais ou menos o mesmo. Você escolhe onde vai hospedar seu site, qual layout vai usar, quais as cores das páginas, como os produtos ficarão dispostos. Depois de tudo pronto, decide quais serão seus parceiros neste negócio: softwares de gestão, empresas de entrega, plataformas de pagamento, sistemas antifraude.

E tudo isso envolve programar, programar e programar. Pode parecer um mundo de coisas para pensar e manter em ordem, mas alguns detalhes podem fazer toda a diferença nesse processo. Um deles são as API's. Elas são as grandes aliadas da construção por trás de um site seguro, que oferece diversas facilidades aos compradores. Principalmente quando se trata de uma etapa que faz toda a diferença na experiência de compra: o checkout.

Entenda mais sobre como essas ferramentas funcionam e por que é essencial integrá-las à plataforma de pagamentos do seu e-commerce.

 

O que são API's e como funciona o checkout via API?

API é uma sigla do inglês para "application programming interface" ou "interface de programação de aplicações", em tradução livre. É essa interface que conecta as aplicações necessárias para um site funcionar, além de "ligar" todos os sistemas de um negócio para que funcionem bem e em conjunto. Ou seja, ela é responsável por integrar e conectar.

Assim como os tijolos, por exemplo, as API's não são uma parte visível de uma loja on-line. Estão escondidas nas engrenagens, fazendo tudo rodar. São as mensageiras que entendem o que você quer fazer no seu site, enviam esse pedido aos sistemas que cumprem a ação desejada e trazem a mensagem de volta.

Para exemplificar, pense em como funciona um restaurante. Você está sentado com o cardápio nas mãos e precisa que alguém encaminhe seu pedido até a cozinha, que é o sistema, e traga a comida de volta à sua mesa. Quem faz isso é um garçom. Ou, no caso de um site, uma API.

Já falamos que essas ferramentas são essenciais em todas as partes do seu e-commerce, mas têm se mostrado ainda mais importantes quando se trata dos meios de pagamento. Ao escolher a plataforma de pagamentos e checkout de pagamento que vai usar no seu e-commerce, você vai precisar de uma API para integrá-la. Depois, pode usar outras API's para agregar outras funcionalidades a essa plataforma e facilitar o processo de checkout para seus clientes e sua própria gestão.

 

Quais os benefícios de integrar API's ao seu meio de pagamento on-line?

Além de permitir que sua loja virtual seja integrada a uma solução de pagamentos - como uma plataforma ou um gateway -, conheça outros benefícios e funcionalidades que as API's trazem quando se trata do que entra e sai do seu negócio:

  • Customização

Identidade visual faz toda a diferença para qualquer marca ou empresa. Afinal, todos os processos da jornada de compra do seu site precisam ter a mesma cara para o comprador. As API's ajudam não só a fazer isso, mas a customizar o processo de pagamento em termos de organização das informações e dos campos de preenchimento. Além disso, possibilitam personalizar como você vê as informações dos pagamentos da sua loja na página de controle do seu checkout.

  • Eficiência na troca de informações

Apesar de ser essencial para o e-commerce, a plataforma de checkout de pagamentos não é a única solução que ele precisa. São diversos sistemas trabalhando juntos para unir todas as informações necessárias e importantes para um negócio. Você pode usar API's para conectar esses sistemas e facilitar a comunicação entre eles, fazendo uma troca de informações mais eficiente e melhorando sua gestão.

  • Flexibilidade

Desenvolver e programar não são tarefas simples. Envolvem diversos códigos e caminhos para fazer com que tudo se conecte e crie as funcionalidades desejadas. As API's dão mais flexibilidade a esses processos, encurtando caminhos e diminuindo o tempo de desenvolvimento.

  • Segurança

Além de toda a conexão entre os sistemas, que se torna possível com o uso das API's, elas também fazem dessa comunicação muito mais segura, diminuindo o risco de as informações se perderem no meio do caminho ou de, até mesmo, serem acessadas por terceiros. Assim, é possível integrar tudo com muito mais segurança para o seu e-commerce.

👉Loja digital: 7 formas de expandir sua empresa


Facilite os processos da sua loja virtual e venda mais

Independentemente de onde as API's estejam, se estão escondidas ou não, ou de qual a funcionalidade e o benefício que vão agregar ao seu site, elas impactam a gestão do seu negócio e permitem mais facilidades. E isso tudo resulta em mais possibilidades para vender.

Esteja atento às ferramentas que podem melhorar não só a experiência de quem compra na sua loja virtual, mas de quem trabalha com ela, e veja os números crescerem de forma saudável e segura.

 

💡 Leia também:

Api Mercado Pago: robusta e flexível para sua plataforma de e-commerce

Gestão de chargebacks: saiba mais sobre o API Mercado Pago

Chargebacks no e-commerce: por que assustam e como evitá-los

O desafio da contestação de compra: como evitar o chargeback

Checkout Mercado Pago: a solução ideal para receber pagamentos online