Que o checkout é uma das etapas mais importantes do processo de compra, você já sabe. Afinal, apesar de ser apenas um dos últimos passos que um comprador dá antes de, finalmente, completar sua transação em um e-commerce, é também quando pode haver o tão temido abandono de carrinho. Ou seja, pode ser o momento em que o comprador decide não prosseguir com aquela compra.
Por isso, na hora de criar as estratégias para atrair clientes e fazê-los passar com tranquilidade por cada parte do processo de compra, é essencial investir em um bom pagamento. Assim, você garante que o consumidor se sinta seguro e satisfeito para compartilhar informações sensíveis - como são os dados de pagamento - e finalizar a compra seguindo as condições do seu e-commerce.
Como um processo tão importante e até decisivo, é claro que o checkout apresenta alguns desafios que devem ser conhecidos e superados. Separamos alguns deles:
As vendas on-line crescem cada vez mais pela sua praticidade e agilidade. Por essa razão, o processo de compra deve ser rápido e simples. Quanto mais páginas e etapas a sua loja virtual tiver, mais cansativo seu comprador vai ficar e maiores serão as chances de abandonar o carrinho. Então, pense em todo processo de checkout e tente reduzir ao máximo o número de etapas, investindo no que é mais relevante: cadastro, método de pagamento e confirmação - que podem estar juntos em uma página só.
Um ponto muito importante a ser considerado - e que acaba esquecido por alguns vendedores - é a tela de confirmação do pedido em que aparece “seu pedido foi realizado com sucesso”. Sem essa página o usuário fica confuso se o pedido foi feito ou não, por isso é necessário informar esse status.
Os formulários são fundamentais para a compra de um produto, mas devem ser usados da maneira correta. Isso significa que as informações solicitadas precisam ser claras e relevantes, pois pedir dados que não agregam em nada no momento da compra gera desgaste ao comprador. Pense em solicitar apenas as informações necessárias para a emissão da nota fiscal e para manter a segurança das suas transações.
Os compradores digitais, além da conveniência e do excelente preço, preferem as compras on-line pela diversidade de pagamentos. Quando não encontram as opções desejadas é certo que irão abandonar o carrinho, já que é muito frustrante gostar de um produto e não poder comprá-lo porque a loja não aceita uma determinada forma de pagamento. Por isso é importante oferecer, além de diversas formas de pagamento, aceitar também várias bandeiras de cartão de crédito para possibilitar maior conversão em vendas.
A simplicidade é a chave para uma compra clara e concisa. Se o cliente tiver alguma dúvida sobre um produto ou etapa, ou mesmo se errar no preenchimento de alguma informação, isso pode ser um sinal de que sua página está confusa ou as informações estão escondidas. De forma alguma o comprador tem que se sentir lesado ou enganado, as ações dos botões devem ser compreendidas facilmente, assim como toda a jornada de compra.
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Um dos grandes motivos para o abandono de carrinhos é a falta de segurança dos compradores ao passar dados pessoais, o que é extremamente relevante, visto que cresce cada vez mais o número de fraudes. Por isso, passe confiança, deixe exposto no e-commerce os selos de segurança, certificados e pequenos textos que mostrem a sua credibilidade, como a aplicação do protocolo SSL, em que fica visível um cadeado na barra da URL, garantindo segurança ao seu comprador. Outra forma também de reforçar a segurança da sua loja é ter um parceiro com boa reputação no mercado, isso ajuda as pessoas sentirem mais confiança na hora de comprar.
Se tiver algo no seu e-commerce que chame a atenção e que não seja o botão de comprar, ele pode estar distraindo o seu cliente. Então evite anúncios, links externos, ícones de redes sociais na navegação de compra para não comprometer o caminho até a finalização do pedido.
Ninguém merece ser surpreendido com um valor inesperado, não é mesmo? Taxas de frete, embalagens, garantia estendida ou até mesmo de serviços adicionais devem ser evidenciados no início da compra e não no momento do checkout de pagamento. É preciso ser transparente.
Superar essas dificuldades significa investir em um número maior de conversões. Ou seja, mais visitantes se transformando em consumidores. Por isso, vale muito a pena contar com um meio de pagamento que te ajude a criar um checkout otimizado, simples e seguro. Algumas questões a se considerar são:
Não se esqueça de atualizar constantemente sua página de dúvidas frequentes - FAQ -, é fundamental para que novos compradores não fiquem com nenhuma dúvida na hora de finalizar o pedido.
Investir em um bom checkout de pagamento é investir em resultados bem-sucedidos para o seu e-commerce. Por isso, procure os melhores parceiros em pagamentos on-line para seu checkout e garanta o sucesso dos seus esforços.
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