Em uma pesquisa que analisou dados de 2018 e 2019, a BigData Corp registrou a maior expansão do e-commerce no Brasil, desde 2014. No período de 12 meses, houve um crescimento de 37,59% no número de lojas on-line, algo expressivo, principalmente quando comparado aos dos anos anteriores, que ficaram entre 9% e 12%.
Hoje, há cerca de 930 mil sites dedicados ao comércio eletrônico. Um verdadeiro mar azul, que tem aumentado a cada dia as oportunidades para quem quer empreender ou expandir seus negócios. E um fato interessante é que, desse número, a maioria são sites pequenos, com uma média de até 10 mil visitas mensais, representando atualmente 88,77% do total. Uma ótima notícia para quem está pensando em começar.
👉 Estratégias de vendas: guia completo para atrair e fidelizar clientes
Por isso, é preciso estar atento a alguns detalhes importantes para se destacar no meio da multidão - que só cresce - e atrair o consumidor. Garantir um site que funciona bem, ter bons produtos publicados com boas imagens e descrições claras é imprescindível, é verdade, mas existe um fator para que muitos dão pouca atenção e que pode, realmente, mudar tudo: as taxas de aprovação de pagamento.
Exatamente, é possível oferecer uma boa experiência em todo o processo de compra, chamar a atenção em cada passo, e perder a venda depois de o cliente já ter fornecido seus dados e escolhido um método de pagamento.
Quer saber por que isso acontece e como evitar que acabe com as vendas online da sua loja? Então fique atento aos próximos tópicos.
Lidando com vendas on-line, você, com certeza já ouviu falar em experiência do usuário, ou a famosa UX (user experience, em inglês). Ela envolve todo o processo pelo qual uma pessoa passa em um site para fazer uma compra. Desde o primeiro acesso, a disposição do menu, as pesquisas e caminhos que fez para encontrar o que deseja, até o momento do pagamento.
A UX no e-commerce tem tudo a ver com a percepção que uma pessoa tem depois de interagir com seu site, seja ela positiva ou negativa. Criar uma boa experiência completa ajuda a evitar que, em qualquer parte do processo, o consumidor acabe desistindo da compra ou procurando por outros sites. Ou seja, ela garante altas taxas de conversão, de realização de uma compra.
Para checar se seu e-commerce tem criado uma boa percepção e transformado acessos em compras, fique atento aos seguintes pontos:
Já imaginou precisar comprar alguma coisa e, quando entrar no site, os botões não funcionarem ou enviarem para a página errada? É preciso checar se sua loja on-line funciona como deveria e se tem uma boa usabilidade para quem a acessa.
Outro ponto importante é a clareza de informações, tanto na descrição dos produtos e serviços, quanto na sua organização. Ao entrar no seu site, as pessoas esperam fazer um caminho simples para encontrar o que desejam.
Aparência não é tudo, mas não deixa de ser importante. Uma boa disposição dos produtos funciona como em uma loja física. Quando tudo parece bem apresentado, a experiência fica muito melhor. Aqui também vale ressaltar a qualidade das imagens utilizadas.
Páginas que demoram muito para carregar podem ser um grande impedimento para a conclusão de uma compra, principalmente no acesso por dispositivos móveis. Teste seu site e cheque quanto tempo leva para abrir uma página. De acordo com o Google, o tempo de carregamento ideal é de 0,5 a 2 segundos.
Aqui, falamos em todos os sentidos - atualização de softwares, de plataformas, de informações. Para que o usuário acesse seu site e tenha uma experiência sem dificuldades, é importante garantir que tudo esteja funcionando com as últimas atualizações.
O último passo de uma compra e um dos mais importantes. Quando seu cliente já escolheu o que quer comprar e já se sentiu satisfeito com o ambiente da sua loja, quer poder escolher como vai pagar. Vamos falar sobre isso abaixo.
Não importa a promoção que sua loja está oferecendo, se um comprador espera poder parcelar suas compras em 12 vezes, por exemplo, e não encontra essa opção com você, vai procurar entre os seus concorrentes até encontrar a melhor opção.
Por isso, entre todas as coisas que se deve otimizar em seu comércio eletrônico, os pagamentos devem ser alguns dos mais importantes. Principalmente, quando há tantas facilidades para fazer isso. Quer algumas dicas sobre como otimizar os pagamentos da sua loja? É só oferecer:
Na correria do dia a dia, ninguém quer perder tempo com um checkout de pagamento extenso, cheio de campos para preencher e muitos redirecionamentos. Por isso, garanta que quando o cliente chegar na página de pagamento da sua loja on-line, só precise colocar as informações realmente necessárias e possa fazer isso de forma simples e rápida, melhorando sua experiência de compra.
Nem todo mundo quer fazer um cadastro no seu e-commerce para comprar. Por isso, é importante oferecer opções para comprar como convidado, sem a necessidade de um login. Mais uma opção para facilitar a vida do seu cliente e não perder vendas.
Cuidar desses detalhes que parecem tão simples faz toda a diferença para quem quer comprar no seu site e ajuda a aumentar as taxas de aprovação de pagamento.
Que as taxas de aprovação são importantes para qualquer e-commerce você já entendeu. Mas o que, exatamente, são essas taxas? O que elas querem dizer e por que fazem tanta diferença assim?
A cada 10 compras on-line, 7 são concluídas com pagamento via cartão de crédito. Esse é o método mais utilizado em transações pela internet. E é exatamente aí que entram as taxas de aprovação. Quando um consumidor preenche suas informações gerais e fornece os dados do seu cartão, a plataforma de pagamento - ou subadquirente - faz a validação e envia a transação para a adquirente, que se comunica, então, com a bandeira do cartão e com o banco.
Todos esses agentes fazem o caminho oposto, em segundos, para comunicar ao comprador se seu pagamento foi recusado ou aprovado.
A taxa de aprovação é o número de transações aprovadas, frente ao montante das tentativas de pagamentos realizadas. Se seu e-commerce está otimizado para elevar o número dessas taxas - o que é fácil de fazer, mas exige atenção a alguns detalhes importantes que você já vai conhecer -, tudo deve correr bem. Mas, se não está, suas taxas de aprovação estão sendo derrubadas e você está perdendo dinheiro.
O que pode, então, estar baixando esse número na sua loja on-line?
Aqui estão alguns detalhes que podem ser os responsáveis por taxas de aprovação baixas:
Quando o checkout não é claro, simples e objetivo, os clientes ficam confusos, o que dificulta a compra e reduz as chances de preencherem corretamente os dados de pagamento, podendo gerar sua recusa.
Outro motivo de confusão são os processos longos, que exigem muitas etapas. Além de impactar a taxa de aprovação - mais uma vez, pelo preenchimento incorreto de informações - isso também acaba com as taxas de conversão, já que pode fazer o comprador abandonar o carrinho.
Sites desatualizados na integração com o provedor de pagamentos on-line podem ter sua taxa de aprovação afetada. Neste caso, fica difícil garantir que o envio de informações sobre a compra está sendo feito corretamente e de maneira assertiva para uma boa análise, comprometendo as aprovações.
Quando o vendedor e o cliente sabem por que houve a recusa do pagamento, fica fácil superá-la e conseguir uma aprovação. Muitas vezes, um simples erro de digitação pode ser o motivo, e isso é fácil e rápido de resolver.
Ainda falando sobre os motivos de recusa, isso precisa estar claro no dashboard do seu e-commerce. Assim, você entende o que pode estar acontecendo de errado para que as transações sejam bloqueadas e age sobre isso, otimizando seus processos.
Para que seu site venda e suas taxas de aprovação sejam boas, uma coisa é necessária: seu site e plataforma de pagamentos precisam estar no ar, isto é, estáveis, e não podem te deixar na mão.
Menos é mais. Seu campo de cadastro deve contar somente as informações extremamente necessárias para realização da compra. Em suma, elas se dividem em: dados pessoais e dados de pagamento.
Um sistema antifraude que combina tecnologia, inteligência artificial, uma base de dados extensa e análise manual de transações evita que transações legítimas sejam bloqueadas, protegendo as taxas de aprovação.
Por conta dessas tentativas de fraude, é possível também que haja o desvio de entregas, clonagens do seu portal e outras formas de tentativas de ludibriar seu e-commerce para roubar sua mercadoria. No entanto, não é só você quem sai perdendo. Em alguns casos, são os dados de pagamento dos seus clientes, as entregas já compradas por eles que são violados. Isso faz com que a credibilidade da sua loja virtual seja manchada e não há nada pior que isso.
Agora que você já sabe o que prejudica suas taxas de aprovação, por que não entender um pouco
Apesar de o cartão de crédito e o boleto bancário serem os queridinhos de quem compra on-line, há algum tempo deixaram de ser as únicas opções de pagamento. Nem todo mundo tem conta em um banco, por exemplo, ou limite suficiente no cartão. Por isso, é importante oferecer diversos meios para que o comprador escolha o que se adequa melhor à sua realidade e ao seu momento e não deixe de comprar.
Em primeiro lugar, quando uma pessoa entra no seu site, monta um carrinho e encontra o método de pagamento que quer usar, converte toda essa experiência em compra. Sem compras, não há aprovação de pagamento.
Quanto mais alta a taxa de conversão da sua loja, mais fácil fica analisar com clareza suas taxas de aprovação. No entanto, não é só isso. Quando você dá ao cliente a opção de pagar como quer, faz com que ele preencha um cadastro e ceda seus dados, na maioria das vezes. Isso aumenta o número de informações no banco de dados e faz com que as análises de fraude sejam muito mais detalhadas e, principalmente, acertadas. Além de ajudar a criar um perfil mais completo de quem compra seus produtos.
Assim, você garante que, em próximas compras, bons compradores não sejam bloqueados por medidas de segurança do seu sistema antifraude, por exemplo.
Por isso, além do cartão de crédito (que algumas plataformas permitem até combinar 2 em uma única compra) e do boleto bancário, você pode oferecer em seu e-commerce pagamentos via:
Quanto mais opções, mais chances de aumentar suas taxas e vender mais!
Além de todos os esforços que você pode fazer dentro de casa para garantir altas taxas de aprovação para o seu e-commerce, é preciso contar com parceiros que priorizem esse número também, principalmente aqueles que processam os pagamentos realizados no seu negócio.
Aqui no Mercado Pago, queremos que você alcance os melhores índices possíveis para que seu e-commerce venda mais, venda melhor e cresça de maneira saudável. Por isso, levamos as taxas de aprovação de pagamentos muito a sério. Hoje, contamos com a maior taxa de aprovação nos pagamentos on-line no Brasil e continuamos trabalhando para que esse número não só se mantenha, mas aumente ainda mais, garantindo segurança e liberdade em todas as transações.
Quer saber como fazemos isso? Para cuidar da aprovação dos pagamentos da sua loja virtual, alguns detalhes fazem toda a diferença:
Machine learning: essa tecnologia de checagem está em constante aprendizado há mais de 16 anos. Isso quer dizer que ela absorve novas informações em todos os momentos, tendo como base as transações feitas utilizando nossa plataforma, dentro e fora do marketplace do Mercado Livre.
Dashboard completo: além de todos os meios que ajudam a impedir que uma boa compra seja bloqueada por insegurança com relação ao pagamento, oferecemos aos nossos usuários um dashboard com relatórios completos sobre os motivos de recusa de pagamentos.
Para acessar esses relatórios, é só:
Link de pagamento: caso uma compra tenha sido recusada no seu e-commerce e o comprador entrou em contato para refazer a transação, você ainda pode usar o link de pagamento do Mercado Pago sem nenhum custo adicional. Assim, o comprador vai direto para a página de checkout, escolhe um novo método de pagamento e finaliza a compra com segurança.
Além desses detalhes que fazem toda a diferença nas taxas de aprovação das transações realizadas pela nossa plataforma, outro diferencial importante é o Checkout Pro. Ele garante que, quando o comprador chegar na última etapa do processo de compra, possa realizar o pagamento oferecendo apenas as informações realmente necessárias, escolhendo o método que prefere para pagar e, ainda, fazendo tudo isso de maneira segura.
Dentre as facilidades dessa solução, estão:
Se uma pessoa já fez qualquer compra dentro da nossa plataforma - seja em outra loja on-line ou através do marketplace do Mercado Livre -, só precisa preencher suas informações de login e já terá seus dados carregados automaticamente.
Além de oferecer a possibilidade pagar com cartão de crédito parcelado - utilizando até dois cartões - e boleto bancário, com nosso checkout você também disponibiliza pagamentos via carteira digital, boleto parcelado e transações em lotéricas. Tudo isso com taxas justas, que não comprometem o seu negócio.
Também é possível fazer compras sem realizar um cadastro, fornecendo apenas as informações necessárias para o método de pagamento escolhido. Neste caso, só não é possível pagar com a carteira digital do Mercado Pago.
Com o Checkout Pro, você garante que seus clientes realizem os pagamentos de qualquer dispositivo sem dificuldades.
O melhor: integrar nosso checkout à sua loja on-line é simples e rápido. Você ainda pode personalizar a ferramenta com as cores da sua marca, adicionar o seu logo. Tudo para ficar com a cara da sua loja. E se você precisar de ajuda nisso, temos uma página específica para desenvolvedores, com as informações de configuração e integração.
Venda com Mercado Pago e crie a melhor experiência de pagamento para seus clientes, garantindo a taxa de aprovação mais alta do Brasil.
💡Leia também:
Checkout: guia completo para sua e-commerce
Checkout Pro e Checkout Transparente: entenda as diferenças
9 fatores que derrubam a taxa de aprovação no seu e-commerce
Meios de pagamento online: como impactam a taxa de aprovação na loja
Checkout Pro: A melhor opção para sua plataforma de e-commerce