Existe uma forma muito eficiente de impulsionar o crescimento da sua empresa e atrair novos clientes: focando em quem já compra da sua empresa, isso mesmo aquele bom e velho cliente fiel. Até porque, aqui fica a pergunta: em vez de investir mais para encontrar novos consumidores, por que não fazer com quem já conhece a sua marca compre um pouco mais a cada visita?
E acredite, com as ferramentas e estratégias certas, a sua empresa pode aumentar o valor do ticket médio de cada venda sem a necessidade de aumentar a base de clientes.
Aumentar o ticket médio não é sobre forçar o cliente a comprar mais, mas sim entender suas necessidades e oferecer oportunidades que façam sentido. Neste sentido, é possível que um cliente que já tem intenção de compra se motive a gastar um pouco mais se a oferta for atraente.
Por exemplo, um gestor de empresa que vende produtos de beleza percebe que muitos clientes compram a máscara de tratamento, mas não o shampoo. Oferecer um desconto progressivo como “compre o shampoo e ganhe 20% de desconto no kit completo”, faz com que o consumidor perceba o valor em levar o conjunto todo, aumentando o valor final da compra.
Essa é, inclusive, apenas uma das formas de usar as promoções de forma estratégica dentro do funil de conversão (a jornada do cliente desde o interesse até a compra), guiando a decisão de compra através de uma boa experiência do cliente, sem pressionar. Existem muitas outras que auxiliam a sua empresa a manter o ciclo de vendas girando e com chances reais de aumentar a intensidade das compras e, claro, dos lucros.
O parcelamento é um dos principais fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor brasileiro, especialmente em compras de valores mais altos. Segundo dados do CNDL/SPC Brasil, 68,7 milhões de pessoas possuíam parcelas em andamento de suas compras em janeiro de 2025. Por isso, oferecer parcelamento sem juros é uma estratégia que amplia o poder de compra do seu cliente e ainda o encoraja a adicionar mais produtos ao carrinho.
Para o cliente, o que realmente importa é se o valor da parcela cabe no bolso, mais do que o valor total da compra. Para a empresa, o ideal é oferecer essa flexibilidade sem comprometer o fluxo de caixa, usando ferramentas de pagamento que garantem eficiência operacional e o recebimento do valor total da venda, mesmo que o cliente pague parcelado.
Nesses casos, a solução pode ser as maquininhas de cartão Point Mercado Pago, porque elas permitem que sua empresa ofereça condições de parcelamento claras e seguras diretamente no momento da compra. Com a Point, é possível configurar as opções de pagamento facilmente, oferecer a melhor condição para o seu cliente, e ainda, sua empresa não precisa se preocupar com mensalidades e recebe o valor integral da venda na sua conta do Mercado Pago¹. Demais, né?!
E por falar em promoções, elas precisam ser pensadas para agregar valor para a sua marca, e não para potencializar o ticket médio, barateando erroneamente os produtos. Aliás, para evitar isso, existem algumas práticas eficazes que podemos usar como exemplo:
Uma coisa que não se pode negar é que, mais do que vender, as promoções são oportunidades de encantar clientes e principalmente, para potencializar o ticket médio da sua empresa. E quando bem aplicadas, elas também são capazes de fortalecer a fidelização e ampliar resultados. Na dúvida, veja cinco práticas que fazem toda a diferença.
É hora de profissionalizar a gestão de vendas da sua empresa e o Mercado Pago é um parceiro completo para essa jornada. Através das maquininhas Point é possível acessar funcionalidades que auxiliam na gestão do parcelamento e promoções diretamente no aparelho, com integração simples e controle em tempo real das vendas.
Quer transformar a experiência de compra e aumentar as vendas da sua empresa? Conheça a Point Mercado Pago e aproveite as funcionalidades que facilitam a gestão e encantam os clientes.
¹ Consulte termos e condições do produto.
💡 Leia também:
Point Mercado Pago: quanto mais vender, menos taxas sua empresa paga
Qual é a melhor maquininha de cartão para empresas? Saiba aqui!
Como sua máquina de cartão pode ajudar a vender mais
Como calcular juros da máquina de cartão parcelado
Point Mercado Pago: transforme sua maquininha em um sistema de gestão