Lançado semestralmente, o relatório Webshoppers, realizado pela Ebit | Nielsen, procura trazer uma análise do e-commerce brasileiro naquele período. Em 2020, a edição de número 42, além de diversas estatísticas sobre o primeiro semestre do ano, trouxe alguns insights interessantes sobre os impactos da pandemia da COVID-19 tanto no comércio físico, quanto no digital.
Um desses insights trata de uma modalidade de negócio que tem crescido muito, o "bricks and clicks". Houve um aumento de 61% no faturamento de lojas que atuam dessa maneira na comparação com o mesmo período de 2019, fazendo com que os números chegassem aos R$28,3 bilhões. Foram 57 milhões de pedidos, a um ticket médio de R$495.
Mas você sabe do que se trata esse tipo de operação? E, mais ainda, sabe como usá-la a favor do seu negócio?
Derivada do inglês, a expressão "bricks and clicks" traz as palavras "tijolos" (bricks) e "cliques" (clicks) como uma brincadeira para simbolizar a relação entre o físico e o digital. Isso quer dizer que um comércio que investe nesse tipo de operação oferece ao consumidor a possibilidade de comprar seus produtos em uma loja física ou pela internet.
Normalmente, esse tipo de comércio começa com as vendas físicas evoluindo para o e-commerce, no entanto atualmente é possível encontrar realidades das mais diversas.
O crescimento expressivo dessa modalidade no ano passado se justifica como o aceleramento de um processo que já vinha acontecendo nos anos anteriores: diversos lojistas com seus negócios já estabelecidos encontrando mais oportunidades de crescimento no mundo digital.
Com o fechamento dos comércios por conta da pandemia, o que era uma oportunidade acabou se tornando uma necessidade e, então, ocorreu a migração.
Muitos empreendedores e empresários, inclusive, têm aproveitado esse modelo para misturar os canais físicos e digitais em uma mesma transação. O consumidor faz uma compra online - seja através de um site ou utilizando, até mesmo, o WhatsApp - e retira o produto na loja física.
Essa tendência tem se mantido, inclusive, com a abertura dos comércios físicos, mostrando uma nova preferência do consumidor, que deseja fazer suas compras pelo canal que melhor lhe servir naquele momento.
Isso quer dizer que não importa se você tem uma loja física ou um e-commerce, pensar no modelo bricks and clicks ou na multicanalidade pode ser uma ideia extremamente interessante para alcançar novos públicos.
💡Como impulsionar suas vendas usando o Instagram Shopping?
Para aproveitar essa nova modalidade de negócio, que mistura vendas físicas e digitais, em primeiro lugar é muito importante entender a realidade do seu negócio. Todas as lojas físicas podem - e devem - investir no e-commerce, no entanto, o contrário nem sempre é verdade.
Boa parte dos comércios eletrônicos têm uma ótima atuação on-line, porque esse é o canal ideal para que funcionem bem, e talvez não teriam a mesma procura se decidissem abrir uma loja física. Até porque, em termos de alcance, a internet cria muito mais possibilidades. Por isso, é muito importante conhecer a sua realidade, o funcionamento do seu negócio e o seu mercado, principalmente local.
A transformação digital é essencial em nossos dias e é possível dar os primeiros passos em direção a ela de diversas maneiras. Talvez você não queria criar um site, por exemplo, mas pode investir nas vendas pelas redes sociais ou através do WhatsApp, com um link de pagamento. Esse já é um grande diferencial e pode te ajudar a expandir suas vendas pela internet, alcançando ainda mais consumidores.
👉 Estratégias de vendas: guia completo para atrair e fidelizar clientes
O modelo de negócios Bricks and Clicks oferece várias vantagens que combinam o melhor dos dois mundos.
Aqui estão algumas vantagens em investir nesse modelo:
O mundo digital é cheio de novas oportunidades, seja para quem está apenas começando ou para quem já tem uma empresa físico bem estabelecido. Conheça bem a sua realidade, o mercado onde está inserido e entenda como você pode dar os primeiros passos nessa nova possibilidade de expandir ainda mais as suas vendas e a sua marca.
💡 Leia também
Pagamentos online para clínicas de estética e prestadores de serviços
O que é comércio contextual e como ele está mudando a forma de comprar
Figital: por que investir em conectar as vendas físicas e digitais
Link de pagamento Mercado Pago: receba pelas redes sociais e Whatsapp
Como vender pelo Instagram: os maiores desafios e como superá-los