O link de pagamento traz muito mais praticidade para os checkouts e, consequentemente, pode aumentar consideravelmente suas vendas. No entanto, entender as taxas associadas à solução é essencial para o sucesso financeiro da sua empresa.
Essas taxas, que podem variar conforme a plataforma utilizada, a forma de pagamento e o prazo para recebimento, influenciam diretamente o quanto sua empresa vai lucrar em cada venda. Então, saber como calculá-las evita surpresas desagradáveis, e sua empresa passa a ter mais clareza sobre os custos da operação e pode até definir estratégias de preço mais assertivas.
Imagine vender um produto por R$ 100 e, no fim, receber apenas R$ 92 devido às taxas — fora todo o custo com fornecedores, licenças, impostos, estoque e envio. Isso pode ser desmotivador, não é mesmo?! Mas, neste caso, não tem muito segredo: calcular as taxas para receber pelas vendas é fundamental para evitar que as despesas comprometam o lucro esperado.
Se essas taxas não forem consideradas, podem surgir problemas de fluxo de caixa, dificultando pagamentos de fornecedores, salários de funcionários e até novos investimentos na empresa.
Além disso, entender o link de pagamento pode ajudar a decidir qual opção de pagamento oferecer aos seus clientes, de modo a encontrar soluções benéficas para ambas as partes.
Por outro lado, ao conhecer e calcular corretamente esses valores, sua empresa consegue precificar seus produtos de forma mais justa, oferecendo o melhor para seus clientes e garantindo que a sua empresa continue crescendo de forma organizada.
Para calcular as taxas do link de pagamento, é importante levar em consideração alguns fatores que fazem diferença no valor final que sua empresa vai receber. Confira os principais pontos:
Agora que os principais aspectos envolvendo a importância do cálculo correto das taxas usando o link de pagamento já estão mais claros, vamos aos passos práticos para que você, gestor, consiga entender como calcular e manter o bom controle financeiro em sua empresa. Acompanhe:
Verifique quais são as taxas cobradas pela ferramenta que sua empresa usa para gerar os links de pagamento. Essas informações geralmente estão disponíveis no site ou no contrato da plataforma.
Antes de calcular as taxas, tenha clareza sobre o valor total que o cliente vai pagar, incluindo o frete (se aplicável) e, claro, o lucro sobre cada venda.
Descubra se o cliente vai pagar à vista, com pagamento parcelado, no cartão de crédito ou débito. Cada forma pode ter uma taxa diferente. Se for o caso, sua empresa pode até mesmo considerar ações e promoções que incentivem o meio de pagamento que trouxer mais vantagens para sua empresa e clientes. Por exemplo, “garanta 5% de desconto ao pagar com Pix”.
Utilize ferramentas da própria plataforma de pagamento ou planilhas para simular diferentes cenários. Por exemplo, se o cliente pagar à vista no crédito, qual será a taxa aplicada? E em um parcelamento em três vezes? Aqui, também vale entender como gerar link de pagamento para oferecer opções rápidas aos seus clientes.
Depois de calcular as taxas, insira esses custos no seu planejamento. Isso garante que sua empresa tenha uma visão clara do quanto realmente vai lucrar com cada venda. E uma solução que pode te ajudar nesse processo é o Link de Pagamento do Mercado Pago. Além de oferecer taxas mais atrativas, sua empresa tem a possibilidade de gerar links de pagamento personalizados. Tudo isso com agilidade e segurança para a empresa e, claro, para os clientes.
Calcular a taxa de link de pagamento envolve identificar os custos adicionais que incidem sobre o valor da venda. Para isso, sua empresa precisa somar as taxas fixas e variáveis cobradas pela plataforma e considerar o tipo de pagamento escolhido. Por exemplo, se uma plataforma cobra uma taxa de 3,5% por transação e mais R$ 0,50 por cada venda, para um pagamento de R$ 100, o cálculo adequado seria:
Portanto, sua empresa receberia R$ 96,00 (R$ 100 - R$ 4,00); e esse valor precisa ser considerado no seu planejamento de preços para garantir que a margem de lucro seja suficiente — faça isso com atenção para não ter prejuízos durante as suas vendas.
Além disso, se o cliente optar por parcelar a compra, o percentual de juros pode ser diferente, então é importante calcular a taxa para cada cenário de pagamento. Por exemplo, se o parcelamento em três vezes acarretar uma taxa adicional de 2%, o valor total da venda de R$ 100 aumentaria para R$ 102,00, e as taxas seriam aplicadas sobre esse valor maior.
Vale pontuar que ainda existem taxas relacionadas a disponibilidade do dinheiro recebido na venda. Alguns locais cobram taxas para receber na hora, em 7 dias, 15 e assim em diante.
Esses cálculos ajudam a garantir que sua empresa não seja surpreendida e possa tomar decisões financeiras mais precisas — e detalhe, cada plataforma pode ter uma forma específica de trabalhar. Por isso, o ideal é verificar como a plataforma escolhida pela sua empresa opera, fazendo cálculos mais precisos e conforme a sua realidade de trabalho.
Manter a saúde financeira da sua empresa é essencial para garantir o lucro esperado em cada venda e continuar crescendo. E calcular as taxas do link de pagamento faz parte disso, permitindo que a sua empresa tome melhores decisões, impactando positivamente no seu faturamento.
E com o Link de Pagamento Mercado Pago, sua empresa tem acesso a uma solução confiável, prática e acessível para otimizar suas vendas — e com taxas competitivas, que podem ser analisadas, bem como calculadas diretamente do aplicativo.
Então, imagine poder simular as vendas direto pelo aplicativo para saber quais os custos de uma venda, podendo, assim, entender de forma mais precisa como estruturar melhor sua precificação. Demais, não é mesmo?! Tudo isso é possível com o Mercado Pago, que também permite gerar um link de pagamento com recebimento na hora, impactando seu fluxo de caixa.
Experimente a ferramenta e veja como ela pode facilitar o dia a dia da sua empresa, atraindo mais compradores com uma experiência de checkout personalizada, rápida e muito mais segura.
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