O mundo pós-pandemia mudou e isso atingiu diversos setores, inclusive o do trabalho e, após esse período, cada vez mais colaboradores buscam por flexibilidade no trabalho, que, de certo modo, pode influenciar sua entrega e satisfação com a empresa.
“Mas é possível dar essa liberdade toda ao colaborador? Será que ele não perderá o foco?”. Se estas perguntas passarem pela sua cabeça, saiba que é possível dar essa flexibilidade a ele e ainda ver seu ritmo de produção aumentando, sem perder o foco e muito menos deixando de entregar suas tarefas. O maior objetivo com este método é ganhar produtividade e equilibrar a equipe.
Um profissional tendo liberdade para escolher seu horário e sua rotina de trabalho, aumentará muito o engajamento com a empresa, não é atoa que 78% dos profissionais desejam a flexibilidade no trabalho, segundo o LinkedIn. Além disso, cerca de 30% deles abandonaram o trabalho antigo por falta de flexibilidade e 40% já pensam na hipótese.
“Certo, mas o que é de fato essa flexibilidade e como implanto na minha empresa?”. Ela é basicamente uma forma de dar liberdade e autonomia ao colaborador, fazendo com que ele se sinta mais engajado, e assim mais produtivo. Como implantar isto é relativo e varia conforme os princípios e objetivos da sua empresa.
Por exemplo, algumas empresas tornam o trabalho mais flexível permitindo que o colaborador trabalhe em diferentes locais, faça seu próprio horário e controle suas tarefas conforme a disponibilidade do seu dia, mas isso não é uma regra. Ou seja, cada empresa oferece um nível de flexibilidade que esteja dentro das suas possibilidades.
Aliás, apesar de parecer um tanto inovador para muitas empresas, isso é um ato que faz com que o colaborador utilize sua melhor hora do dia para entregar seu potencial máximo à empresa.
E conhecer o perfil dos colaboradores, sem dúvidas, é o primeiro passo para fazer estas mudanças e aplicar a flexibilidade, além de identificar o ritmo de produção da sua empresa para não comprometer a entrega. Em outras palavras, é preciso saber o que determinado colaborador deve entregar em determinado dia e deixar com que ele escolha a melhor forma de fazer aquilo.
Uma rotina mais flexível tende a deixar a vida do colaborador mais tranquila e dar a ele a oportunidade de escolher como será seu dia, assim como organizar sua vida pessoal.
Isso gera uma identificação com sua empresa, já que ele perceberá que ela se preocupa com o bem-estar dele. Resultados positivos só são alcançados com estratégias e esta é uma que pode aumentar os níveis de produção sem você ter que fazer muito esforço e para isso há algumas possibilidades, como:
👉 Leia também: Como gerenciar minha empresa? Descubra no guia de Gestão estratégica!
Se engana quem pensa que com mais flexibilidade no trabalho haverá menos benefícios para a empresa. Com uma flexibilização bem pensada, os colaboradores terão diversos benefícios que farão com que eles não só entreguem o melhor por estar tendo o privilégio de escolher seu horário ou espaço de trabalho, mas também por considerar a atitude da empresa como uma forma de carinho e atenção ao seu esforço.
Além disso, há ainda outras vantagens em uma flexibilização:
Um colaborador com flexibilidade no trabalho também será um colaborador com mais amor pela empresa e isso não é pouca coisa. Afinal, quando um colaborador tem esse carinho pelo que faz, é natural que ele se doe mais em suas tarefas e busque entregar bons resultados.
São diversos os benefícios que sua empresa pode ter com a flexibilização, mas o principal é o aumento de resultado por parte dos colaboradores, as rotinas organizadas e a produção mais leve.
E no Mercado Pago você pode garantir a flexibilidade que seu colaborador deseja ter no consumo de seus benefícios corporativos. Mas não para por aí, a flexibilidade também é da sua empresa, com uma gestão mais rápida, prática e principalmente, segura.