Não é de agora que o consumidor brasileiro se habituou com as compras online. De 2018 para 2019, o e-commerce brasileiro deu um salto de 53,2 bilhões para 61,2 bilhões de reais, o que representa um crescimento de 15% em relação ao ano anterior.
É isso que diz o 39º relatório da E-bit, conveniada com mais de 25 mil lojas virtuais. Desde 2011, a E-bit lança a pesquisa WebShoppers, considerado o relatório de maior credibilidade sobre e-commerce no Brasil.
O mesmo relatório aponta que 42,8% das compras foram realizadas via dispositivos móveis, benchmark desde que a empresa se propôs a acompanhar os hábitos de compra do consumidor online brasileiro. Okay. Entendemos que o e-commerce cresceu e há um cenário de expansão ainda mais otimista para os próximos anos.
O fator crucial que precisamos estar atentos aqui é o número de transações monetárias que esse hábito de consumo propõe. E, entre essas incontáveis transações financeiras, nos mais diversos meios de pagamento, as formas fraudulentas que continuam a assombrar lojas virtuais do Brasil inteiro. Aproveitando o mote de final de ano, de acordo com Phishing Activity Trends Report da APWG em parceria com a Axur, as datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Black Friday, Cyber Monday e Natal, são um prato cheio para ataques e fraudes em lojas virtuais. No estudo, em datas comemorativas, as tentativas de phishing aumentam cerca de 200%.
As fraudes se apresentam de diversas formas, mas também causam prejuízos de diversas formas, por conta do chargeback, transporte, credibilidade das lojas e da prática do consumo online como um todo e por conta do cancelamento. Em 2018, por exemplo, o prejuízo representou 123 milhões de reais, advindos de 2,7 milhões de compras ilegais/fraudulentas, também de acordo com estudos realizados pela E-bit.
Existem diversas práticas para prevenir sua loja virtual de ataques e compras fraudulentas, mas a medida mais importante é contar com um sistema antifraude.
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Hoje, existem duas formas de contar com um sistema antifraude no seu e-commerce.
Mesmo que seu e-commerce precise investir mais para garantir sua segurança, a médio e longo prazo, essa verba de investimentos com certeza irá dar resultados consideráveis contra fraudes e prejuízos financeiros.
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Contar com uma plataforma que já tem um sistema antifraude nativo tem uma série de benefícios, já que todos os dados financeiros, fluxo de caixa, transações, estoque, recebíveis, transporte, chargebacks e outras informações inerentes à segurança das compras estarão dentro do mesmo portal, fornecendo uma visão muito mais gerenciável e completa sobre toda sua operação. É assim que o Mercado Pago funciona.
Além disso, com todos os dados gerados e armazenados na plataforma, são utilizados de forma inteligente, via inteligência artificial, é claro, para identificar padrões, sazonalidades e bons ou maus pagadores, por exemplo. Esse é o famoso machine learning, que analisa todo histórico de transações do seu e-commerce a fim de procurar fraudes e evitar que tenha prejuízos durante as vendas online.
No final do dia, contar com uma única plataforma, além de você não precisar de verificação manual de pagamentos, quando forem identificados alertas automáticos pelo seu sistema antifraude terceirizado - caso você esteja pensando em um desses -, o pacote, já embutido no preço a plataforma, é mais barato do que integrar seu e-commerce, com seu meio de pagamento, com o sistema antifraude.
Seja lá qual a melhor forma de implantar um sistema antifraude no seu e-commerce, queremos deixar bem claro: proteja-se. Não deixe de se preocupar com a segurança do seu e-commerce o quanto antes, pois qualquer deslize em uma data comemorativa, por exemplo, por conta do volume e valor das compras, pode comprometer a saúde financeira da sua loja online.
Conheça a plataforma do Mercado Pago que já tem um sistema antifraude integrado.
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