Transformar o interesse do cliente em vendas é uma tarefa essencial para qualquer empresa e para fazer com que isso aconteça, é necessário que você atente-se na reputação da sua marca.
Pensar na marca como uma vitrine para seus produtos ou serviços é essencial para fortalecer a confiança dos consumidores e impulsionar o crescimento.
Ter uma boa reputação online é importante pelo fato que cada vez mais, os consumidores estão presentes no mundo online. Além disso, seu comportamento muda constantemente, o que incentiva as empresas a sempre oferecer os melhores serviços, como processos de compras mais simples, seguros e rápidos.
Construir e manter uma boa reputação online é fundamental para qualquer tipo de empresa, mesmo que ela não esteja presente no mundo virtual. Com o avanço da tecnologia e da internet, mesmo que uma pessoa queira comprar em uma empresa física, provavelmente ela buscará informações sobre esta marca nos meios digitais. Por isso, se sua empresa não oferecer credibilidade, corre o risco de perder vendas.
Assim como disse Warren Buffet: “Leva-se 20 anos para construir uma reputação e apenas cinco minutos para destruí-la”, fazer com que sua empresa mantenha, de maneira constante e em uma atividade contínua, o zelo pelas boas práticas é fundamental. Somente dessa forma é possível que a imagem da sua marca não seja afetada por falta de atendimento ou por algum processo burocrático.
Começar a construir a reputação online de sua empresa não é uma tarefa difícil, mas requer um planejamento bem estruturado, foco nos objetivos centrais e iniciais que você definiu quando começou sua loja e principalmente, no que você como empresário pretende atingir ao inserir sua empresa no ambiente online.
Veja como começar:
Como tudo o que é criado precisa ser mantido, a reputação online também necessita de atividade constante para se manter válida e bem pontuada. A manutenção da reputação é essencial para a conquista de mais clientes, a melhoria dos processos de vendas e o consequente crescimento.
Para que tudo isso aconteça e funcione da melhor maneira possível, sua empresa pode seguir algumas boas práticas:
As redes sociais são excelentes para gerar interação, engajamento e até mesmo fazer vendas. Monitorar as menções feitas à empresa em todas as mídias também é essencial, por isso, ferramentas como o Google Alerts, que cria notificações personalizadas e envia a você sempre que sua empresa for mencionada na internet, podem ser muito bem-vindas.
Tanto o conteúdo que sua empresa entrega, quanto o site da sua marca, precisam ser claros e otimizados. Assim, não há falha no entendimento e nem transmissão de informações equivocadas aos seus clientes.
O conteúdo precisa mudar algo na vida do seu cliente, o ajudando, o aconselhando e o fazendo sentir que aquilo é essencial. Invista em conteúdos densos, com dados e informações relevantes, além de dicas.
Depois de boas vendas, incentive a avaliação positiva e um breve relato sobre a experiência, que pode ser feito por um e-mail ou mensagem de agradecimento. Quanto mais fácil for, maiores serão os números de avaliações. Além disso, invista em ferramentas para auxiliar nisso, como o Google Meu Negócio e Yelp.
Existem bancos digitais, como o Mercado Pago, que oferecem uma conta PJ completa, com soluções e ferramentas que deixam o financeiro da sua empresa mais dinâmico e tecnológico, aumentando a experiência e a boa reputação.
Depois da venda feita, é importante se preocupar em prestar um bom atendimento ao seu cliente, tanto para resolver imprevistos, quanto para proporcionar novas experiências.
Saber gerenciar um momento de crise pode dizer muito aos seus clientes. Para isso, seja rápido e o mais transparente possível, emitindo declarações oficiais, conversando diretamente com o cliente afetado e apresentando soluções palpáveis para resolver o ocorrido.
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A primeira impressão é sempre a que fica, por isso, oferecer um bom atendimento e contar com avaliação positiva e credibilidade é a chance de garantir mais clientes, que olharão para sua marca com novos olhos. Estar atento constantemente a reputação também é tarefa essencial para que não haja abalos nos resultados.
Fique de olho na reputação online da sua empresa e garanta mais clientes, melhores resultados e o sucesso constante da sua marca.