Desenvolver estratégias e decisões baseados em suposições pode trazer muitos riscos para uma empresa, como prejudicar o sucesso dos projetos e atividades do dia a dia. Se você quer evitar que isso aconteça, é importante que considere adotar uma cultura de data driven para permitir que todo seu planejamento seja sustentado por dados.
Descubra, abaixo, como funciona esse tipo de gestão e como implementar na prática.
O termo data driven, no português, se refere ao ato de ser orientado ou direcionado por dados. Na prática, quando falam sobre adotar esse tipo de cultura em uma empresa significa investir em dados coletados internamente e externamente para criar estratégias, gerar conhecimento, melhorar as inovações, entre outros que beneficiam seus processos, inclusive relacionados às vendas.
Para que isso seja possível, o data driven tem uma abordagem que dá ênfase ao quantitativo, ou seja, utiliza o processamento de números e dados para extrair conhecimento. Com isso, surge uma lista de informações baseadas, tanto em dados estruturados e organizados quanto não estruturados.
Isso é o contrário do data analytics que também é muito usado no mercado, porém, ele se baseia no qualitativo. Nesse caso, há a comparação entre os dados e a busca por padrões.
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O data driven é um dos conceitos que mais chama a atenção depois da transformação digital, pois o uso de dados se tornou essencial em qualquer processo ou tomada de decisão dentro de uma empresa.
Ele compartilha informações, dados e experiências que ajudam a justificar o desenvolvimento de ações que favorecem a empresa, aumentam sua vantagem competitiva e potencializam o setor de vendas, que trabalha diretamente com estratégias para atrair mais clientes e convertê-los.
Além disso, esse conceito pode proporcionar muitas outras vantagens, como:
Existem diferentes formas de usar a cultura de orientação por dados em uma empresa, mas para começar, o ideal é alinhar sua equipe quanto a filosofia do data driven e então usar tecnologias que ajudam a captar, refinar, filtrar e medir as informações para transformá-las em dados.
No setor de vendas, é importante coletar informações, como as necessidades e desejos dos clientes, compreender os hábitos de consumo e tomada de decisões, entre outros, que ajudam sua equipe a entender o processo que viabiliza ou não as compras.
Com isso, você pode filtrar os dados e aplicá-los, tanto em planilhas quanto em programas modernos com tecnologia CRM (Customer Relationship Management). Tudo para sua empresa tomar decisões mais embasadas e entender as reais necessidades dos clientes.
Algumas estratégias que podem ser desenvolvidas com base no data driven são:
O uso do data driven na sua empresa é importante para melhorar os processos e evitar o uso de estratégias que não sejam coerentes com seu objetivo ou com o perfil do cliente ideal. Aproveite para investir nas tecnologias que favorecem o processamento de números e dados para gerar mais informação e inovação.