De janeiro a dezembro, em todos os meses do ano, existe um ou mais momentos especiais em que as pessoas estão dispostas a gastar, seja consigo mesmas ou comprando um presente para quem amam. Essas intenções acontecem por diversas razões, mas uma das principais causas são as datas comemorativas.
Por ser períodos de confraternização, demonstração de afeto e celebração de algo específico, o comércio já está acostumado a bater recordes de faturamento ano após ano nas datas sazonais. Segundo o relatório Webshoppers da Ebit/ Nielsen, em 2021, 34% do faturamento do comércio eletrônico brasileiro veio justamente das datas comemorativas.
Se você também quer lucrar, precisa traçar um planejamento estratégico de marketing para ter um calendário comercial que faça sentido para sua empresa. Quer saber por onde começar? A seguir, conheça as datas comemorativas mais importantes e veja técnicas para aproveitá-las da melhor forma possível.
Antes de falar de datas comemorativas específicas, vale lembrar que os picos de venda não acontecem apenas nos períodos mais populares e tradicionais, como Dia das Mães, Páscoa e Natal.
Também existem datas voltadas, especialmente, para o comércio. É o caso da Black Friday, que, só no ano passado, faturou um total de R$ 5,4 bilhões entre a quinta e a sexta-feira. Outros exemplos são as datas consideradas de nicho, como o Dia dos Professores, o aniversário da cidade, o Dia do Livro e o Dia do Rock, que são oportunidades para atrair e fidelizar clientes.
Ou seja, além de explorar as datas mais famosas, selecione as datas que se aplicam ao seu nicho de mercado. Segundo a Ebit/Nielsen, as datas sazonais que mais vendem são:
Para tudo sair como desejado, é importante que toda sua infraestrutura esteja preparada para receber mais visitantes e compradores. A seguir, separamos estratégias essenciais para você não deixar de fora do seu planejamento antecipado.
1. Monte um calendário comercial
Obviamente, você não pode deixar de aproveitar as datas comemorativas mais tradicionais. Mas, além delas, estude outras opções que fazem sentido para seu público-alvo, considerando, inclusive, comemorações pessoais, como o aniversário da sua empresa.
Se possível, reveja seu histórico de vendas para ter mais dados de análise e referências. Algumas das perguntas que podem ser respondidas para te orientar são: quais épocas do ano o tráfego do seu site foi maior ou menor? Quando os seguidores das suas redes sociais estavam mais engajados? Quando aconteceram os últimos picos de venda?
Também conhecido como multicanalidade, o omnichannel envolve contato com o atendimento via WhatsApp, possibilidade de retirada dos produtos em pontos físicos, vendas através de redes sociais e muitas outras possibilidades.
Por isso, é importante conhecer seus potenciais clientes para permitir que eles comprem através dos canais que costumam usar, podendo, inclusive, passar por vários deles em uma única compra. Assim, também fica mais fácil estruturar suas campanhas de marketing, por exemplo as ações de remarketing.
Depois de definir os canais de comunicação e vendas, é fundamental pensar no que pode afetar no funcionamento da operação, entre os pontos de atenção: segurança, infraestrutura e experiência do comprador.
Tendo em mente tudo isso, é possível se preparar para aumento de visitas e pedidos, avaliando os detalhes necessários, como ter uma boa gestão de estoque, logística eficiente e meios de pagamentos práticos.
Prepare-se para criar promoções de verdade, sem tentar enganar os consumidores. Lembrando que criatividade é a palavra-chave, por isso, para ir além das opções tradicionais, algumas táticas que despertam a atenção são: compre 1, leve 2; descontos progressivos; vale presente; edição limitada; kits temáticos; frete grátis e sorteios.
Os descontos oferecidos precisam ser atraentes para seus compradores e, ao mesmo tempo, condizentes com seu planejamento financeiro. Para criar uma oferta inteligente sem ter prejuízos com a venda, faça um estudo da sua estratégia de precificação.
Agora que você já tem em mãos um guia para planejar suas campanhas sazonais, aproveite para definir suas metas antes de colocar qualquer estratégia em prática. Com isso, é recomendável ter relatórios para acompanhar todo seu desempenho, considerando o que desejava e onde realmente chegou.
A ideia é avaliar os acertos e erros para ter um histórico de tudo, desde os comportamentos de venda até os fatores que influenciaram as decisões, por exemplo. Assim, é possível usar os dados para repetir o que deu certo e melhorar o que não saiu como esperado.
Além de aumentar seus lucros, as datas comemorativas podem ser uma ferramenta de vendas para o longo prazo. Isso significa uma ajuda para todo o seu planejamento, influenciando positivamente suas estratégias de marketing e gestão financeira.
Ou seja, ter um calendário comercial é uma forma de otimizar suas atividades operacionais para ganhar vantagens competitivas, como posicionar sua marca, promover um relacionamento com o público e conquistar e fidelizar mais clientes.