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Datas comemorativas: veja dicas práticas para vender mais

Uma mesa de trabalho com notebook, calendário e agenda abertos

De janeiro a dezembro, em todos os meses do ano, existe um ou mais momentos especiais em que as pessoas estão dispostas a gastar, seja consigo mesmas ou comprando um presente para quem amam. Essas intenções acontecem por diversas razões, mas uma das principais causas são as datas comemorativas. 

Por ser períodos de confraternização, demonstração de afeto e celebração de algo específico, o comércio já está acostumado a bater recordes de faturamento ano após ano nas datas sazonais.  Segundo o relatório Webshoppers da Ebit/ Nielsen, em 2021, 34% do faturamento do comércio eletrônico brasileiro veio justamente das datas comemorativas.

 

Se você também quer lucrar, precisa traçar um planejamento estratégico de marketing para ter um calendário comercial que faça sentido para sua empresa. Quer saber por onde começar? A seguir, conheça as datas comemorativas mais importantes e veja técnicas para aproveitá-las da melhor forma possível. 

 

Quais são as datas comemorativas mais importantes? 

Antes de falar de datas comemorativas específicas, vale lembrar que os picos de venda não acontecem apenas nos períodos mais populares e tradicionais, como Dia das Mães, Páscoa e Natal. 

Também existem datas voltadas, especialmente, para o comércio. É o caso da Black Friday, que, só no ano passado, faturou um total de R$ 5,4 bilhões entre a quinta e a sexta-feira. Outros exemplos são as datas consideradas de nicho, como o Dia dos Professores, o aniversário da cidade, o Dia do Livro e o Dia do Rock, que são oportunidades para atrair e fidelizar clientes. 

Ou seja, além de explorar as datas mais famosas, selecione as datas que se aplicam ao seu nicho de mercado. Segundo a Ebit/Nielsen, as datas sazonais que mais vendem são: 

 

  • Dia do Consumidor (celebrado em março): é um dos eventos mais importantes para aproximar sua empresa do consumidor, além de fidelizá-lo, por isso invista em brindes e condições especiais que fazem os clientes se sentirem únicos e continuem comprando. 

 

  • Dia do Frete Grátis (celebrado em março): para os e-commerces, essa data é considerada a segunda maior oportunidade de vendas do primeiro semestre, pois ela estimula a compra do consumidor e é uma ótima oportunidade de estreitar seus laços com os clientes.

 

  • Dia das Mães (celebrado em maio): produtos de todos os segmentos podem ter um aumento nas vendas, principalmente aqueles que transmitem emoção e carinho. Afinal de contas, é uma data especial para celebrar o amor e união entre as mães e seus filhos. 

 

  • Dia dos Namorados (celebrado em junho): essa data mexe com o romantismo do consumidor, por isso mesmo se o seu mercado não tiver relação com o tema, procure fazer parcerias com empresas que podem te ajudar através de cupons de descontos para casais.

 

  • Dia do Amigo (celebrado em julho): essa data tem ganhado relevância no mercado por ter um apelo emocional que coloca a relação de amizade entre as pessoas em pauta. Com isso, é interessante sua empresa investir em ações que incentivam a troca de presente e ajudam a reafirmar o vínculo que existe entre as pessoas, além de ampliar suas vendas. 

 

  • Dia dos Pais (celebrado em agosto): essa data comemora a união dos pais e filhos, por isso muitos consumidores investem em itens que demonstram seu afeto, consideração e cuidado com seus pais. Para investir nessa data, deixe programada as promoções e sugestões de presentes, oferecendo cupons de descontos, bônus ou brindes, por exemplo.

 

  • Dia do Cliente (celebrado em setembro): essa data é uma forma de celebrar e homenagear os clientes que consomem sua marca, por isso é interessante oferecer condições especiais para suas compras e a partir disso estreitar os laços da sua empresa com o consumidor.

 

  • Dia das crianças (celebrado em outubro): essa data adquiriu muita importância no mercado por também ter um apelo emocional, mas relacionado às crianças. Com isso, ela é uma oportunidade de movimentar as vendas de diferentes nichos. Um exemplo de ação interessante é fazer parcerias com lojas infantis para oferecer descontos e promoções.

 

  • Halloween (celebrado em outubro): por mais que seja uma data nichada, o Halloween pode te ajudar a criar ações que aproximam sua empresa do consumidor a partir da oferta de descontos que façam analogias interessantes. Um exemplo de ação para essa data são as promoções com descontos acumulativos, citando o fato de que “a bruxa está solta”.

 

  • Dia do Solteiro Chinês: tradicionalmente comemorada na China, essa data tem ganhado muita relevância no Brasil com a narrativa de que a vida dos solteiros também merece ser celebrada. Um exemplo de ação para aumentar as vendas da sua empresa é incentivar o consumidor a fazer um agrado a si mesmo a partir dos descontos oferecidos. 

 

  • Black Friday (celebrado em novembro): essa é uma das datas mais importantes para o mercado, pois ela incentiva o consumo dos clientes e movimenta o estoque das empresas. Nesse caso, ofereça descontos mais agressivos e verdadeiros, perdendo um pouco o foco das outras promoções e descontos que já foram usados anteriormente. 

 

  • Cyber Monday (celebrado em novembro): era muito atrelada aos descontos em eletrônicos e games, mas, hoje, as estratégias ampliaram, podendo ser mais uma facilidade para queimar estoques de todos os segmentos que não tiveram saída na Black Friday. 

 

  • Natal (celebrado em dezembro): é aquela comemoração que vale tudo justamente por se tratar de uma data que mexe com as emoções das pessoas e favorece a troca de presentes. Em outras palavras, tem espaço para todo mundo vender, independente do setor.

 

4 Dicas para elaborar campanhas sazonais 

Para tudo sair como desejado, é importante que toda sua infraestrutura esteja preparada para receber mais visitantes e compradores. A seguir, separamos estratégias essenciais para você não deixar de fora do seu planejamento antecipado. 

 

1. Monte um calendário comercial


Obviamente, você não pode deixar de aproveitar as datas comemorativas mais tradicionais. Mas, além delas, estude outras opções que fazem sentido para seu público-alvo, considerando, inclusive, comemorações pessoais, como o aniversário da sua empresa. 

Se possível, reveja seu histórico de vendas para ter mais dados de análise e referências. Algumas das perguntas que podem ser respondidas para te orientar são: quais épocas do ano o tráfego do seu site foi maior ou menor? Quando os seguidores das suas redes sociais estavam mais engajados? Quando aconteceram os últimos picos de venda? 

 

2. Defina os canais de comunicação 


Também conhecido como multicanalidade, o omnichannel envolve contato com o atendimento via WhatsApp, possibilidade de retirada dos produtos em pontos físicos, vendas através de redes sociais e muitas outras possibilidades.

Por isso, é importante conhecer seus potenciais clientes para permitir que eles comprem através dos canais que costumam usar, podendo, inclusive, passar por vários deles em uma única compra. Assim, também fica mais fácil estruturar suas campanhas de marketing, por exemplo as ações de remarketing

 

3. Prepare os recursos necessários 


Depois de definir os canais de comunicação e vendas, é fundamental pensar no que pode afetar no  funcionamento da operação, entre os pontos de atenção: segurança, infraestrutura e experiência do comprador. 

Tendo em mente tudo isso, é possível se preparar para aumento de visitas e pedidos, avaliando os detalhes necessários, como ter uma boa gestão de estoque, logística eficiente e meios de pagamentos práticos. 

 

4. Aposte em promoções atrativas 


Prepare-se para criar promoções de verdade, sem tentar enganar os consumidores. Lembrando que criatividade é a palavra-chave, por isso, para ir além das opções tradicionais, algumas táticas que despertam a atenção são: compre 1, leve 2; descontos progressivos; vale presente; edição limitada; kits temáticos; frete grátis e sorteios.

Os descontos oferecidos precisam ser atraentes para seus compradores e, ao mesmo tempo, condizentes com seu planejamento financeiro. Para criar uma oferta inteligente sem ter prejuízos com a venda, faça um estudo da sua estratégia de precificação.

 

Fique de olho nos resultados 

Agora que você já tem em mãos um guia para planejar suas campanhas sazonais, aproveite para definir suas metas antes de colocar qualquer estratégia em prática. Com isso, é recomendável ter relatórios para acompanhar todo seu desempenho, considerando o que desejava e onde realmente chegou. 

A ideia é avaliar os acertos e erros para ter um histórico de tudo, desde os comportamentos de venda até os fatores que influenciaram as decisões, por exemplo. Assim, é possível usar os dados para repetir o que deu certo e melhorar o que não saiu como esperado.  

 

Aproveite as datas comemorativas para fazer sua empresa crescer

Além de aumentar seus lucros, as datas comemorativas podem ser uma ferramenta de vendas para o longo prazo. Isso significa uma ajuda para todo o seu planejamento, influenciando positivamente suas estratégias de marketing e gestão financeira. 

Ou seja, ter um calendário comercial é uma forma de otimizar suas atividades operacionais para ganhar vantagens competitivas, como posicionar sua marca, promover um relacionamento com o público e conquistar e fidelizar mais clientes.

 

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Escrito por:

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