O que é remarketing e como ele impulsiona suas vendas
Já imaginou poder influenciar os visitantes da sua loja, mesmo depois que eles saírem do seu site? Isso pode ser feito toda vez que eles demonstram algum interesse, mas desistem da compra. Hoje, uma das ferramentas mais eficazes do mercado quando o assunto é recuperação de vendas é o remarketing.
Dando um exemplo prático: é bem provável que você já tenha pesquisado sobre algum produto na internet e, depois de um tempo, começou a receber uma série de anúncios relacionados a ele em diversos sites ou nas redes sociais. Pode parecer muita coincidência, mas, na verdade, é simplesmente o remarketing fazendo seu trabalho.
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Remarketing: o que é e como funciona?
Também conhecido como retargeting, o remarketing consiste em divulgar produtos ou serviços especificamente para as pessoas que já tiveram contato com a empresa e demonstraram interesse. Na prática, são exibidos anúncios pagos via Google Ads, Facebook Ads ou, ainda, campanhas de e-mail marketing.
O grande objetivo desse tipo de publicidade é impactar novamente o cliente com aquele produto visualizado, incentivando-o a voltar ao site e finalizar a compra – muitas vezes, com atrativos especiais. Geralmente, é uma tática bastante vantajosa principalmente para reativar clientes, recuperando carrinhos abandonados e melhorando a taxa de conversão.
Como fazer remarketing?
O primeiro passo é identificar quem são essas pessoas que têm interesse nos seus produtos e serviços. Para isso, é necessário instalar um pixel da plataforma de anúncios no seu site. Você pode fazer isso usando:
1. Google Ads
No Google Ads, existem duas maneiras de anunciar: Rede Display e Rede de Pesquisa. A Rede Display é um grupo de sites parceiros da plataforma, que disponibiliza espaços publicitários para exibição dos anúncios no formato de banners. Um ponto positivo é que essa Rede permite criar peças visualmente atrativas, com diferentes imagens e chamadas. Geralmente, vemos isso nos sites de notícias
Já na Rede de Pesquisa, os anúncios aparecem nas páginas de resultados de buscas feitas no Google (incluindo o Google Imagens, Google Maps e Google Shopping). Em vez de peças gráficas, as publicidades têm formato de texto, com links patrocinados. A vantagem desse tipo de anúncio é que ele aparece apenas quando o usuário pesquisa determinada palavra-chave relacionada ao assunto. Ou seja, há maior chance de conversão, pois ele está interessado no tema.
2. Facebook Ads
As redes sociais, como o Facebook e Instagram, também oferecem a possibilidade de remarketing. Por meio delas, você tem a possibilidade de fazer anúncios em diferentes formatos segmentados, como vídeos, carrossel e imagem única.
3. E-mail marketing
Falando especificamente de remarketing, é comum utilizar o e-mail como um lembrete para quem abandonou o carrinho em sua loja virtual. Uma das estratégias usadas como isca é oferecer um cupom exclusivo de desconto ou frete grátis para incentivar a finalização da compra.
Vale lembrar das campanhas que ajudam a criar e manter um relacionamento com clientes, além disso existe a possibilidade de criar automações conforme os interesses e ações dos seus visitantes.
Leia também: Estratégias de vendas - guia completo para atrair e fidelizar clientes
Por que investir nas estratégias de remarketing?
Existem diversas vantagens em investir no remarketing no seu e-commerce, entre elas:
1. Segmentar um público-alvo
Como as campanhas são baseadas nas listas do seu público, é possível fazer diversas segmentações e impactar o cliente de uma forma estratégica no momento certo. Você estará direcionando seus esforços somente para quem de fato demonstrou intenção de compra.
2. Quebrar as objeções de compra
Quando se fala em abandono de carrinho, nada melhor que aproveitar as campanhas de remarketing para desfazer as objeções de compra e recuperar esses clientes, seja oferecendo condições exclusivas, trazendo argumentos de venda ou destacando os diferenciais daquilo que você ofertou.
3. Melhorar os resultados
Toda estratégia de Marketing Digital, incluindo o remarketing, pode ser mensurada. E tudo aquilo que é mensurável, pode ser otimizado. Analisando indicadores como o Custo por Aquisição (CPA), e o Retorno sobre o Investimento (ROI), você poderá fazer ajustes e ter resultados cada vez mais satisfatórios.
Use o potencial do remarketing na sua estratégia de vendas
Na estratégia de vendas de qualquer e-commerce, o remarketing é um recurso essencial que permite impactar o público ideal para suas campanhas. Pode parecer complicado no início, mas com testes e análise, você poderá sempre melhorar suas conversões e trazer um retorno surpreendente para o seu negócio.
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