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Google Meu Negócio: o que é e como usar para destacar sua empresa

3 min de leitura Atualizado em 19/04/2023
Mãos com unhas pintadas segurando celular no app Google Meu Negócio

Existem diferentes fatores que ajudam uma empresa a conquistar novos clientes e potencializar suas vendas, como é o caso da presença digital, que hoje é considerada essencial para que as marcas aumentem não apenas as vendas, mas a sua autoridade e visibilidade no mercado. 

 

Para isso, é preciso investir em estratégias específicas, como o uso do Google Meu Negócio, que tem a capacidade de fazer com que as informações da sua empresa apareçam nas páginas de resultado. 

Uma vantagem considerando que 88% dos brasileiros utilizaram o Google para fazer alguma busca online no último ano, sendo que 70% deles com a finalidade de compra, segundo uma pesquisa realizada pela agência de SEO Hedgehog Digital em parceria com a Opinion Box.

Se você também quer alcançar milhões de consumidores online, saiba como funciona o Google Meu Negócio e quais as vantagens de usá-lo. 

 

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio, ou Google My Business, é uma plataforma criada pelo Google com o objetivo de impulsionar as vendas de uma empresa ao apresentar as suas informações para potenciais clientes que buscam por sua loja, pelos produtos ou serviços que ela oferece. 

Com isso, a plataforma facilita o encontro dos consumidores por empresas que realmente fazem parte do seu interesse e objetivo de consumo, o que atribui mais visibilidade e alcance a ela. 

Geralmente, quando o consumidor procura por informações de produtos, serviços ou de uma empresa específica é normal a plataforma usar essa oportunidade para compartilhar as empresas próximas a sua localização que atendem às suas necessidades.

Essa apresentação é feita do lado esquerdo da página de resultado de busca do Google, sendo que a plataforma pontua em listas opções relacionadas à busca e, ainda, compartilha informações, como o endereço, horário de funcionamento, número de telefone, fotos do estabelecimento, principais dúvidas e respostas, avaliações e comentários dos clientes.

 

Leia também: Estratégias de vendas - guia completo para atrair e fidelizar clientes

 

Como ativar o Google Meu Negócio?

Para ativar sua empresa na plataforma do Google, é preciso entrar no site e clicar em “Gerenciar agora” para fazer login com os dados (e-mail e senha) da sua conta Google e cadastrar a sua empresa.

Ao entrar na sua conta, procure a opção "Inclua a sua empresa no Google" e adicione as suas informações básicas, como nome e telefone. Depois disso, preencha o seu endereço. Ele precisará ser confirmado, por isso é uma etapa que demora um pouco mais para ser finalizada.

Essa confirmação é feita pelos Correios através de um código que o Google envia ao endereço compartilhado. Logo, assim que receber a correspondência, basta voltar para a página de confirmação e digitar o código no campo solicitado.

Com essa parte concluída, é possível terminar o cadastro da sua empresa com outros dados relevantes e começar a aproveitar as vantagens que essa plataforma oferece, como:

  • Aumentar a popularidade da empresa; 
  • Atrair novos clientes para o seu site ou loja física; 
  • Aumentar a sua presença online; 
  • Melhorar a interação com os clientes; 
  • Ampliar a sua credibilidade;
  • Prova social (depoimento de clientes sobre sua empresa);
  • Conferir estatísticas de acessos e usá-las como estratégias.

 

Dica bônus: aproveite os marketplaces para melhorar ainda mais seu posicionamento 

Além do Google Meu Negócio, existem outras plataformas que podem ajudar sua empresa a melhorar seu posicionamento e credibilidade na internet, além de conquistar novos clientes.

Por exemplo, estar em um marketplace como o Mercado Livre é uma forma de potencializar a visibilidade dos seus produtos ou serviços por se tratar de uma plataforma conhecida no mercado que reúne diversas outras marcas, favorecendo o seu alcance, reputação e credibilidade.

Com isso, a sua empresa tem mais chances de aparecer nos resultados de buscas feitas no Google, tornando a sua presença digital mais estratégica e com mais benefícios para seu crescimento. 

 

Invista em plataformas que dão notoriedade a sua empresa

As plataformas digitais, como o Google Meu Negócio, podem ser usadas de forma estratégica para  ampliar não apenas a presença e visibilidade digital da sua empresa, mas também a credibilidade.

Comece a usar estrategicamente e melhore as ofertas da sua empresa no mercado, potencializando a atração de novos consumidores e, consequentemente, ampliando suas vendas.

 

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