O mercado sempre se agita em períodos de datas comemorativas e, em agosto, os holofotes se voltam para o Dia dos Pais, que é uma das datas mais movimentadas do comércio.
Nessa época, é fundamental para uma empresa a criação de uma campanha de Dia dos Pais bem estruturada para atrair mais clientes e bater as metas de vendas. Um olhar cuidadoso pode ser o segredo para atingir esse objetivo, levando em consideração ofertas diferenciadas, brindes e inclusão das mais diversas formações familiares.
Elaborar uma campanha de Dia dos Pais é fundamental para agregar valor à marca e chamar a atenção do consumidor. Em 2024, um estudo da Nuvemshop, revelou que apenas no varejo online, R$264 milhões foram movimentados no período de compras para o Dia dos Pais.
Para criar uma campanha de destaque, é importante abraçar a data como um dia voltado para a família. Assim, mensagens de amor, carinho e respeito devem fazer parte das ações. Com isso em mente, além de vender mais e ainda fidelizar novos clientes se a campanha for realmente encantadora.
Uma campanha bem elaborada não se limita apenas a escolher alguns produtos e comunicar que são especiais para os pais. Ela precisa de um planejamento operacional sólido e que leve em consideração diversos pontos.
Algumas boas práticas que podem ser colocadas em jogo, são:
Quem está comprando o presente? O comprador pretende gastar muito? Como ele pode ficar sabendo da existência da sua loja? Conhecendo o público ficará mais fácil de aperfeiçoar a comunicação.
Defina objetivos para a campanha e estipule metas de vendas realistas, mas que sejam diferenciadas em relação aos períodos de baixa demanda.
É importante selecionar produtos que podem ser bons atrativos e atendam diferentes perfis. Também é fundamental ficar de olho nas tendências de mercado para o Dia dos Pais daquele ano.
O estoque dos produtos em campanha deve ser suficiente para atender às suas metas e projeções. Não se esqueça de verificar os insumos que acompanham os pedidos, como embalagens, por exemplo.
É possível oferecer condições exclusivas para o período, como descontos progressivos, frete grátis, kits e combos com preços e produtos exclusivos, dentre outras opções.
Itens simples, como chaveiros, cordões ou cartões personalizados, são muito bem aceitos e soam como um mimo para o cliente.
É fundamental que a comunicação mostre os benefícios de comprar na loja, assim como gatilhos que criam a sensação de necessidade no cliente de garantir logo o presente.
Toda campanha deve ser mensurada, seja ela de Dia dos Pais ou qualquer outra. Para isso, é fundamental criar metas logo no início e acompanhar a gestão de vendas ao longo da campanha.
Essa mensuração pode ser feita de acordo com alguns pontos. Vamos a eles:
Com os resultados em mãos, replique o que deu certo nas próximas campanhas e melhore aquilo que foi insatisfatório.
Se sua empresa focar no perfil do consumidor e levar em consideração a experiência do cliente, sua campanha de Dia dos Pais será um sucesso!
Além disso, é fundamental acompanhar e avaliar os resultados com uma mensuração. Para isso, contar com soluções que permitam esse acesso a dados, assim como a boa prática da gestão financeira, é essencial para uma empresa que busca o crescimento em todos os períodos do ano.
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