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Como elaborar uma campanha de dia dos pais atrativa?

4 min de leitura Atualizado em 16/07/2025
Mercado Pago: pai e filho sentados em um sofá, sorrindo, enquanto o pai segura um presente que ganhou durante a campanha de Dia dos Pais.
Como elaborar uma campanha de dia dos pais atrativa?
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O mercado sempre se agita em períodos de datas comemorativas e, em agosto, os holofotes se voltam para o Dia dos Pais, que é uma das datas mais movimentadas do comércio.

Nessa época, é fundamental para uma empresa a criação de uma campanha de Dia dos Pais bem estruturada para atrair mais clientes e bater as metas de vendas. Um olhar cuidadoso pode ser o segredo para atingir esse objetivo, levando em consideração ofertas diferenciadas, brindes e inclusão das mais diversas formações familiares.

 

Por que elaborar uma campanha de Dia dos Pais?

Elaborar uma campanha de Dia dos Pais é fundamental para agregar valor à marca e chamar a atenção do consumidor. Em 2024, um estudo da Nuvemshop, revelou que apenas no varejo online, R$264 milhões foram movimentados no período de compras para o Dia dos Pais.

Para criar uma campanha de destaque, é importante abraçar a data como um dia voltado para a família. Assim, mensagens de amor, carinho e respeito devem fazer parte das ações. Com isso em mente, além de vender mais e ainda fidelizar novos clientes se a campanha for realmente encantadora. 

 

Como elaborar uma campanha de Dia dos Pais com sucesso?

Uma campanha bem elaborada não se limita apenas a escolher alguns produtos e comunicar que são especiais para os pais. Ela precisa de um planejamento operacional sólido e que leve em consideração diversos pontos. 

Algumas boas práticas que podem ser colocadas em jogo, são:

1. Revise o perfil do seu consumidor

Quem está comprando o presente? O comprador pretende gastar muito? Como ele pode ficar sabendo da existência da sua loja? Conhecendo o público ficará mais fácil de aperfeiçoar a comunicação.

2. Estabeleça metas

Defina objetivos para a campanha e estipule metas de vendas realistas, mas que sejam diferenciadas em relação aos períodos de baixa demanda.

3. Faça uma curadoria de produtos/serviços pertinentes

É importante selecionar produtos que podem ser bons atrativos e atendam diferentes perfis. Também é fundamental ficar de olho nas tendências de mercado para o Dia dos Pais daquele ano.

4. Prepare o estoque

O estoque dos produtos em campanha deve ser suficiente para atender às suas metas e projeções. Não se esqueça de verificar os insumos que acompanham os pedidos, como embalagens, por exemplo.

5. Crie promoções especiais

É possível oferecer condições exclusivas para o período, como descontos progressivos, frete grátis, kits e combos com preços e produtos exclusivos, dentre outras opções.

6. Adicione brindes às compras

Itens simples, como chaveiros, cordões ou cartões personalizados, são muito bem aceitos e soam como um mimo para o cliente.

7. Invista em marketing

É fundamental que a comunicação mostre os benefícios de comprar na loja, assim como gatilhos que criam a sensação de necessidade no cliente de garantir logo o presente.

 

Mensurando a campanha de Dia dos Pais

Toda campanha deve ser mensurada, seja ela de Dia dos Pais ou qualquer outra. Para isso, é fundamental criar metas logo no início e acompanhar a gestão de vendas ao longo da campanha.

Essa mensuração pode ser feita de acordo com alguns pontos. Vamos a eles:

 

  • Gastos da campanha: a soma dos investimentos em estoque, marketing, decoração, embalagens temáticas, mão de obra específica para época etc.
  • Quantidade de vendas: o volume total de vendas dos produtos participantes da campanha no período. 
  • Lucro: a margem de lucro calculada com base no valor gasto X receita durante a campanha. 
  • Ticket médio: o valor médio das vendas por cliente no período.
  • Dados coletados por ferramentas: é possível analisar a agilidade para fechar negócio, abandono de carrinho, meio de pagamento utilizado, entre outros insights importantes. 
  • Feedbacks dos clientes: respostas sobre como foi a experiência de compra, se a pessoa ficou satisfeita com o pedido e o que ela melhoraria no processo.

Com os resultados em mãos, replique o que deu certo nas próximas campanhas e melhore aquilo que foi insatisfatório. 

 

Crie uma campanha de Dia dos Pais inesquecível!

Se sua empresa focar no perfil do consumidor e levar em consideração a experiência do cliente, sua campanha de Dia dos Pais será um sucesso!

Além disso, é fundamental acompanhar e avaliar os resultados com uma mensuração. Para isso, contar com soluções que permitam esse acesso a dados, assim como a boa prática da gestão financeira, é essencial para uma empresa que busca o crescimento em todos os períodos do ano. 

 


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