Quando chega junho, o Brasil inteiro se transforma. Mas, para o gestor atento, o que se transforma de verdade é o faturamento. A festa junina é uma das datas mais queridas do país e, mais que isso, é uma das mais lucrativas. Quem tem uma empresa, seja ela de que setor for, pode - e deve, - aproveitar o período para aumentar suas vendas.
Por mais que seu comércio, aparentemente, não tenha nada a ver com as festividades, sua loja pode sim aproveitar as datas para atrair clientes. Com um bom plano de ação, criatividade e as ferramentas certas, é possível criar uma festa junina para empresas de todos os setores e vender muito mais. E a gente te ajuda a fazer isso da melhor forma.
De acordo com o estudo da Horus (Neogrid), o valor do ticket médio em festas juninas aumentou 21,3% em 2023. Um salto que mostra o quanto o consumidor está disposto a gastar para entrar no clima do arraiá. E claro que o gestor precisa estar pronto para aproveitar a oportunidade.
Alimentos típicos, itens de decoração e roupas temáticas lideram as vendas. Mas não se engane: isso não significa que apenas comércios inseridos nestes nichos vão lucrar. A festa junina abre oportunidades para praticamente todo tipo de empresa. Quer ver?
Uma escola de dança pode oferecer um aulão especial de forró; um hotel no litoral pode montar um arraiá pé na areia; uma oficina mecânica pode presentear clientes com chaveiros de chapéu de palha; uma perfumaria pode fazer um workshop de penteados com tranças e laços.
E aí está o segredo: personalizar a experiência para o seu cliente. Seja qual for o seu segmento, é possível se destacar em junho com criatividade, atenção aos detalhes e boas ferramentas de gestão de vendas.
Para transformar o clima junino em vendas concretas, sua empresa precisa se preparar. Aqui vão algumas estratégias que fazem toda a diferença do início ao fim da campanha:
Invista em uma decoração temática que converse com seu nicho de mercado. Se tiver uma equipe, crie uniformes temáticos. A ambientação aumenta o engajamento dos clientes e atrai olhares, tanto presencialmente quanto nas redes.
Use seus canais para explicar suas promoções, diferenciais e horários de funcionamento. Uma comunicação assertiva reduz dúvidas, além de gerar mais confiança no seu serviço.
Que tal um kit junino com seus produtos? Ou uma queima de estoque com tema de arraiá? Crie ofertas irresistíveis e use a data como gancho para acelerar a rotatividade de itens e conquistar novos públicos. Lembra quando falamos sobre sua empresa não exatamente dos segmentos mais badalados em junho? Pois bem, as promoções ajudam muito a entrar no clima. Imagine, por exemplo, uma pesca para entregar brindes a clientes que compram acima de um determinado valor no cartão de crédito.
Monte ações que envolvam o cliente: um dia de degustação, um jogo com brindes, uma música ao vivo... tudo isso gera movimento e faz seu público lembrar da sua marca. Ahh, sua empresa ainda pode potencializar a ideia das promoções, viu?! Pense no exemplo da pesca. Além de brindes da sua loja, é possível fazer parcerias com outros comércios da região para proporcionar experiências como finais de semana em hotéis, SPAs e demais opções que ajudem a aquecer o mercado local.
Independentemente da época do ano, o cliente quer ser bem atendido. Com o movimento maior durante as festividades juninas, cuidado com a eficiência operacional: priorize sempre o bom atendimento, a agilidade e a clareza de informações.
A festa termina, mas os dados ficam. Mantenha em sistema o que deu certo, os produtos mais vendidos, as promoções mais procuradas e também aquilo que não saiu como esperado. Isso te permite refinar sua estratégia a cada ano, melhorando os resultados continuamente.
A loja encheu, as promoções atraíram e o atendimento está afiado. Agora só falta uma coisa: receber. O fluxo alto exige agilidade no pagamento, e é aí que entra a Point Mercado Pago.
A maquininha Point é uma aliada completa para o seu caixa. Com ela, sua loja aceita Pix, as principais bandeiras de cartão de débito, crédito à vista, parcelado e pagamento por aproximação. Tudo com taxas competitivas, sem mensalidade e com bateria que pode durar o dia inteiro, além de ótima conectividade.
E tem mais: a Point entrega mais do que o simples meio de pagamento. Ela ajuda na gestão de vendas da sua loja, disponibilizando relatórios detalhados, controle de recebimentos e recursos que permitem personalizar suas promoções, como descontos progressivos ou ofertas especiais para volumes maiores. E quer ver ficar ainda melhor? Sua loja pode receber o dinheiro das vendas na hora! Uma vantagem incrível para momentos de grande movimento como esse, em que o estoque precisa de reposição rápida, não é mesmo?!
Aproveitar esse clima na hora de planejar estratégias para explorar uma boa festa junina para empresas não é só sobre montar um cenário bonito. É sobre criar ações certeiras, gerar movimento e transformar esse movimento em venda. A Point Mercado Pago está do seu lado para garantir que nada escape — nem o cliente, nem o controle financeiro da campanha.
Se sua empresa quer vender mais, com mais segurança e praticidade, chegou a hora de conhecer melhor o que a Point pode fazer pela sua empresa. Bora aquecer esse caixa ao som da sanfona?
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