Máquina de cartão: como usar os dados para vender mais

Sabia que uma máquina de cartão pode ser muito mais estratégica do que se pode imaginar?! Diferentemente do muitos pensam, uma maquininha de cartão não serve apenas como uma ferramenta para aceitar meios de pagamento, ela funciona, também, como uma ferramenta de coleta de dados estratégicos sobre as vendas realizadas e sobre o perfil de clientes.
“Mas, como assim? Minha maquininha pode me trazer dados?” Sim! Eles são muitos e podem ser fundamentais para prever tendências, traçar o perfil do público e aumentar a lucratividade, por exemplo. Através de uma maquininha de cartão, é possível extrair um relatório de vendas e, com ele, ter acesso a diversos dados e informações que são essenciais em um planejamento estratégico.
O que os dados das transações na máquina de cartão podem revelar?
As maquininhas de cartão são um verdadeiro pote de ouro para empresa quando o assunto é análise de vendas. Através delas, é possível extrair informações valiosas que podem ser utilizadas para melhorar os sistemas de gestão e otimizar as estratégias comerciais. Isso quer dizer que, ao coletar um relatório de vendas de uma maquininha de cartão, ele não servirá apenas para dar o resultado de vendas, mas, também, para passar informações sobre cada uma delas.
E detalhe, você consegue ter acesso a isso e muito mais em maquininhas específicas, como a Point Mercado Pago, que tem diferentes modelos para se adequar às necessidades da sua empresa — e principalmente, para favorecer ainda mais o processo de compra dos clientes.
A empresa poderá ter acesso, por exemplo, a informações sobre o ticket médio das compras, o horário de pico de vendas, as formas de pagamentos mais utilizadas, quais são os produtos mais vendidos, o perfil do cliente que compra mais de uma vez, quantas recusas de pagamento foram feitas, dentre outras possibilidades, como as tendências de produtos ou serviços.
Todas essas informações podem ser utilizadas de maneira estratégica para aprimorar as vendas, o atendimento e o relacionamento com o cliente. Ou seja, imagine que, ao analisar o relatório de vendas da máquina de cartão, foi identificado que o horário de pico de compras foi às 17h, sendo assim, por volta desse horário, sua empresa disponibiliza caixas extras para não formar filas.
É possível também, aplicar outras várias estratégias, como a promoção de um produto que não foi vendido no último período, visto que a maquininha de cartão não registrou sua venda. São muitas as possibilidades ao coletar dados da máquina de cartão, com isso, é mais fácil impulsionar o crescimento da empresa.
6 maneiras de usar os dados das transações para impulsionar a empresa
“Então quer dizer que a minha maquininha de cartão pode me ajudar a atender melhor?” Sim, e não só atender, como também criar ações e estratégias que possibilitam mais vendas através da experiência do cliente.
Além disso, é possível também ajustar estratégias que estão funcionando, corrigir as que não estão indo tão bem e cortar aquelas que não resultam. As principais maneiras de usar os dados da máquina de cartão na empresa, são:
1. Ajustar os horários de funcionamento com base nos picos de venda
Através dos dados da máquina de cartão, é possível analisar qual o horário com maior pico de venda e, com isso, ofertar mais serviços, produtos em específico e atendimento ampliado neste horário. Ou seja, se a sua loja percebe que há um pico de compras no sábado às 11h e o fechamento dela acontece às 12h, é possível estudar a possibilidade de estender o funcionamento até às 13h para atender mais clientes.
2. Criar promoções personalizadas para os meios de pagamento mais usados
Imagine que o método mais utilizado na sua loja seja o cartão de crédito, dessa maneira, é possível criar promoções personalizadas para esse meio de pagamento, como a possibilidade de parcelamento nas compras acima de X valor.
3. Definir estratégias para aumentar o ticket médio dos clientes
Se os dados mostrarem que o ticket médio das vendas está baixo, é possível incentivar o aumento com combos e desconto progressivo, parcelamentos sem juros, produtos complementares, produtos superiores aos escolhidos pelos clientes, dentre outras opções que podem aumentar a receita.
4. Planejar estoque e reposição de produtos conforme demanda registrada
Os dados extraídos da máquina de cartão são fundamentais para entender produtos com tendência de grandes volumes de venda, com isso, preparar o estoque para não deixar de vender por esgotamento. Ou seja, se a sua loja vende calçados e percebe que sapatos sociais estão vendendo muito, mas o estoque está baixo, é possível já repor esse estoque para continuar atendendo o público.
5. Melhorar a experiência do cliente a partir do comportamento de compra
Se o cliente compra com frequência determinados tipos de produtos, é possível oferecer soluções para aumentar a experiência dele, como programas de fidelidade, ofertas personalizadas, combos de produtos de interesse, dentre outras opções que podem deixar o relacionamento mais próximo.
6. Definir metas realistas de vendas com base no histórico de transações
Os dados também funcionam para ter previsibilidade e a possibilidade de criar metas, ou seja, com base no histórico de transações, é possível traçar metas através de ações estratégicas e ter uma maior eficiência para alcançá-las, não sendo um “tiro no escuro”.
Como analisar dados da máquina de cartão?
Agora que já está mais claro como utilizar os dados da máquina de cartão, é importante entender também como analisar cada um deles para aplicá-los corretamente. Essa tarefa é mais tranquila do que se imagina, já que existem ferramentas que podem ajudar a transformar dados financeiros em insights estratégicos. A análise de dados da maquininha de cartão pode ser feita mais facilmente seguindo alguns passos, como:
- Utilize os relatórios de vendas da maquininha: com o relatório de vendas é possível acessar os detalhes das transações efetuadas. Nele, analise itens como: o valor da venda, o horário que ela foi feita, o produto vendido, a frequência de venda de determinado produto e, se possível, os dados dos clientes. Com isso, é possível fazer uma análise mais criteriosa e uma união de dados para decisões estratégicas.
- Invista em softwares de gestão financeira: existem sistemas de gestão financeira que possibilitam a união de informações em apenas um local, com isso, fica mais fácil ter controle das vendas, das entradas, saídas e outras demandas do financeiro. Assim, mesmo que sua empresa venda através de meios de pagamento físicos ou virtuais, é possível contar com uma gestão integrada de tudo.
- Tenha um dashboard de pagamentos: o dashboard de pagamentos funciona como um centro de reunião de informações. Nele, é possível ter dados de todos os pagamentos realizados e, com isso, analisar quais são os meios de pagamento mais utilizados, os produtos preferidos, as tendências, os comportamentos, dentre outros.
- Invista nas maquininhas Point Mercado Pago: com as maquininhas Point Mercado Pago, sua empresa consegue ter mais facilidade na extração de relatórios, principalmente por contar com o Sistema de Gestão Mercado Pago, que possibilita dados mais concretos, informações precisas e um maior controle da vida financeira da empresa, itens essenciais para o crescimento sustentável.
- Tenha uma plataforma de análise de comportamento do consumidor: com essa ferramenta é possível identificar padrões de compra, preferências e oportunidades de crescimento. Nela, também é possível monitorar produtos e horários, identificar clientes fidelizados, prever tendências e até mesmo detectar padrões de abandono de carrinho para lojas virtuais.
Use sua maquininha Point Mercado Pago para tomar decisões estratégicas
Com a maquininha Point Mercado Pago, sua empresa consegue ter acesso fácil a relatórios de vendas detalhados e, assim, ter maior facilidade para agir estrategicamente. É possível gerar relatórios tanto pelo Dashboard de Vendas Mercado Pago, como pela sua maquininha Veja:
Como gerar relatórios em sua Point:
- Na sua maquininha, aperte o botão do menu;
- Em seguida, selecione "Relatório de vendas" e aperte o botão verde;
- Confirme e imprima o relatório.
Como gerar relatórios direto pelo painel:
- Abra sua Conta Mercado Pago;
- Clique na opção “Relatórios e Faturamento”;
- Em "Acessos", selecione a opção “Ir para relatórios de reconciliação contábil”;
- Selecione o relatório “Liberações” e, depois, "Criar Relatório";
- Por fim, basta selecionar o período que deseja analisar e extrair seu relatório.
Ao unir o acesso a dados direto pela sua maquininha Point com os dados registrados no Sistema de Gestão, fica muito mais fácil ter visibilidade e compreender os melhores caminhos para sua empresa, afinal, as informações não se perdem, permitindo maior clareza na análise das vendas, independente do meio de pagamento e do modelo de Point usado, já que tudo fica registrado no mesmo sistema de gestão, de forma organizada.
Transforme dados em decisões estratégicas com a maquininha certa!
O ato de extrair um relatório de vendas da maquininha Point Mercado Pago pode até ser simples e fácil, porém, o leque de possibilidades que essa ação proporciona é enorme. Além de vantagens competitivas, é possível tomar decisões muito mais estratégicas, que somam no atendimento, nas vendas, no relacionamento e fidelização do cliente. Tudo isso, aumentando a eficiência operacional e até mesmo o fluxo interno de trabalho.
A Point Mercado Pago, além de permitir uma gestão integrada da empresa e a possibilidade de receber o dinheiro na hora pelas vendas, ainda traz a facilidade de reunir todos os dados por meio de um dashboard de vendas completo, com relatórios otimizados no Sistema de Gestão. Isso tudo permite que a vida da empresa possa ser mais fácil, com monitoramento de vendas, pagamentos e comportamento dos clientes em tempo real.
💡Leia também:
Maquininha de cartão: saiba como agregar serviços financeiros
Como fazer estorno de pagamento com a Point do Mercado Pago
Sucesso em vendas: como otimizar o uso da maquininha de cartão
Como receber vale-alimentação e vale-refeição na Point Mercado Pago
Pagamento integrado da Point Mercado Pago: saiba mais
Escrito por:

Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados

Destaque-se na Páscoa: vá além dos ovos de Páscoa tradicionais
| Março 27, 2025
As datas comemorativas sempre proporcionam oportunidades para empresas que querem vender mais. A Páscoa é uma dessas datas, e já se consolidou no..

Dicas de formas de pagamento para vendas híbridas na Páscoa
| Março 26, 2025
Ter uma empresa é saber que existem momentos oportunos ao longo do ano que podem potencializar as suas vendas, mas não é apenas o fato de existirem..

Vendas seguras na Páscoa: como organizar seu controle financeiro
| Março 25, 2025
A Páscoa é uma das datas mais lucrativas do ano. Em 2024, foi registrado um aumento de 2,9% nas vendas físicas se comparado ao mesmo período de 2023..