Uma das datas mais valiosas do calendário comercial é o Dia do Cliente, que é celebrado em 15 de setembro. Assim como no Dia do Consumidor (em março) e na BlackFriday (em novembro), esse é um momento importantíssimo para sua empresa mostrar reconhecimento, gerar boas vendas e, principalmente, criar conexões duradouras com quem mantém seu negócio de pé: os clientes.
Mas qual a melhor forma de fazer isso? Uma das ações mais assertivas é estender as ações para a Semana do Cliente e transformar o ritmo da sua loja. Continue a leitura para ver as melhores estratégias!
Nessa época, a movimentação no varejo cresce. O consumidor está mais atento, disposto a gastar e, acima de tudo, esperando algo em troca da sua fidelidade. Não criar uma boa campanha para esse período é o mesmo que dar espaço para a concorrência tomar a frente.
Em outras palavras, investir na Semana do Cliente é manter a competitividade, fortalecer o relacionamento com quem já compra e abrir espaço para novos clientes conhecerem sua marca. Esse tipo de estratégia impulsiona as vendas, aquece o caixa e pode ajudar até mesmo na queima de estoque.
O segredo está no planejamento. Não adianta esperar setembro chegar para começar a agir, é preciso se antecipar. Veja boas práticas para garantir conquistar bons resultados:
Crie descontos chamativos e limitados ao período da campanha. Uma boa ideia é trabalhar combos com ganho de escala e/ou frete grátis, conforme seu segmento permitir.
Chame pelo nome, indique produtos com base em compras anteriores, envie cupons personalizados. Mas cuidado! Os dados da sua empresa devem estar bem organizados para não cometer erros na hora da personalização, por isso, planeje-se com muita antecedência.
Banners, vitrines, embalagens… tudo deve destacar a Semana do Cliente. Use a identidade visual da campanha para gerar expectativa e lembrança.
Amplie a aceitação de métodos como Pix, crédito à vista, crédito parcelado, débito e diversidade de bandeiras de cartão. Para isso, use maquininhas que funcionem com rapidez e segurança para facilitar o fechamento da compra.
Crie contagem regressiva, faça enquetes, mostre os bastidores. Além de anunciar, certifique-se sobre o engajamento e interaja com o seu público para criar conexões.
Essa estratégia gera escassez, aumenta o valor percebido e incentiva a compra imediata.
Capacite sua equipe para ir além do básico. Sorrisos, escuta ativa e agilidade fazem parte de uma boa experiência do cliente.
Vender bem na Semana do Cliente é ótimo. Mas como fazer esses clientes voltarem? O pós-campanha precisa mostrar tanta eficiência operacional quanto o planejamento prévio para a data.
Algumas ações que podem ser tomadas são o envio de mensagens agradecendo pela compra, a oferta de um cupom para a próxima visita e até a criação de um programa de vantagens. Outra estratégia importante para a época é aproveitar a movimentação para ajustar sua base de dados da sua empresa, entender o comportamento de compra do consumidor e fortalecer a gestão de vendas.
Essa é a hora de mostrar o valor da sua empresa. Usar a Semana do Cliente de forma estratégica significa vender mais agora e preparar o terreno para fidelizar depois. Não deixe de aproveitar a oportunidade!
💡 Leia também:
Como fazer uma simulação de vendas e otimizar seus lucros
8 formas de melhorar o fluxo de pagamento com totem de autoatendimento
Saiba o que é Pop-up store e como sua empresa pode vender mais
Sucesso em vendas: como otimizar o uso da maquininha de cartão
Como sua máquina de cartão pode ajudar a vender mais