Conexão Mercado Pago

Escalabilidade: o que é e como aplicar na sua empresa

Escrito por Equipe Mercado Pago | Jul 3, 2025 11:00:00 AM

Vender mais que a concorrência é bom. Mas só isso não significa que sua empresa é escalável.

Quando uma empresa começa a se destacar e vender mais, é necessário que esse crescimento seja sustentável. Ou seja, é fundamental que, conforme a demanda aumente, seja possível expandir a estrutura e a operação sem comprometer a qualidade do serviço ou produto. Isso é o que chamamos de escalabilidade. Vamos entender mais sobre o assunto? 

 

Escalabilidade: o que está em jogo quando a empresa cresce sem estrutura?

Uma empresa que cresce sem estrutura acaba gerando uma confusão interna que nem ela mesmo consegue entender. O crescimento acelerado e sem planejamento empresarial pode pegar muitos departamentos de surpresa, e isso não é interessante, principalmente no atendimento ao público. 

Quando a demanda cresce, mas o modo de trabalho não evolui, são gerados obstáculos que dificultam cada vez mais a gestão, como falta de controle financeiro, dificuldade em acessar crédito, em acompanhar indicadores, dentre outros.

Felizmente, ao entender o conceito de escalabilidade, a empresa consegue evitar que o crescimento vire um problema e pode, inclusive, implementar soluções para uma possível gestão de crise com antecedência. 

Além disso, o crescimento sustentável de uma empresa escalável proporciona maior organização e previsibilidade, eliminando os gargalos operacionais que causam problemas nas demandas.

 

O que pode atrapalhar a escalabilidade da sua empresa?

O crescimento é uma consequência de ações estratégicas bem planejadas e colocadas em prática com inteligência. Dessa forma, não basta pensar apenas no crescimento em si, é necessário pensar em como dar conta dele. 

Com esse pensamento, um dos passos principais é revisar a estrutura e identificar o que poderá impedir o avanço saudável. Alguns pontos de atenção que devem ser considerados, são:

 

  • Falta de automação e digitalização dos processos operacionais: emissão de notas fiscais, classificação de clientes no funil de vendas, pagamento a fornecedores, gestão de estoque. Quando tudo demanda muito tempo e é feito por poucos braços, a chance de erros humanos é grande.

  • Desorganização financeira: quando há uma mistura entre os gastos pessoais e da empresa, além de causar descontrole financeiro, faz com que seja difícil tomar decisões estratégicas, fazer investimentos e controlar as finanças. 

  • Dificuldade para acompanhar indicadores de performance: sem uma ferramenta que possibilite acompanhar as metas de vendas, margens, retorno por canal, perfil do cliente e outras informações, será muito difícil crescer com sustentabilidade. A realidade é que, empresas que crescem sem dados, acabam crescendo no escuro.

  • Acesso limitado a crédito e recursos de capital de giro: sem capital disponível, a empresa perde oportunidades para expandir, aumentar o estoque, contratar mão de obra, criar campanhas, investir em infraestrutura, etc.  

  • Ausência de integração com recursos digitais, como Open Finance: se as ferramentas se modernizam, sua empresa também precisa entrar nessa onda para acompanhar o futuro batendo na porta. Soluções modernas como o Open Finance e demais recursos financeiros digitais são ótimas oportunidades para integrar sistemas e trazer maior agilidade, economia, segurança e visão integrada de dados.

 

Como preparar sua empresa para ser escalável

Se a sua empresa continua em fase de estruturação e precisa melhorar seu market share, ela precisa se preparar para a expansão. 

Algumas estratégias que podem criar este conceito de crescimento saudável e seguro por aí, são:

1. Separe as finanças da empresa com uma conta PJ digital e prática

Ao abrir uma conta PJ, sua empresa tem maior facilidade na gestão das entradas e saídas, na elaboração de um pró-labore e também na melhor visualização da saúde financeira. Com um banco digital, é possível ter controle rápido, contar com taxas mais atrativas e recursos integrados para facilitar a organização.

2. Use ferramentas com integração financeira para ter mais controle dos dados

Existem plataformas que possibilitam integração com bancos, ERPs e sistemas de vendas. Assim, sua empresa ainda pode tomar decisões mais fáceis e baseadas em dados reais.

3. Centralize pagamentos e recebimentos para facilitar a gestão do fluxo de caixa

É possível contar com ferramentas que centralizam todas as informações do financeiro em um painel único, assim, analisar tudo o que está acontecendo é muito mais fácil.

4. Use soluções de cobrança automática para reduzir a inadimplência

Para ter um controle melhor e uma menor inadimplência, é possível utilizar soluções que automatizam cobranças mensais, como o pagamento recorrente para produtos/serviços por assinatura. 

5. Tenha acesso a crédito com base no desempenho do negócio, não só em análise tradicional

Algumas soluções analisam o fluxo do financeiro real da empresa e não apenas o histórico bancário dela. Isso possibilita acesso a crédito com condições muito mais atrativas e de maneira condizente com a atual fase da empresa.

6. Automatize processos operacionais e aposte em tecnologia para ganhar eficiência

Seja para emitir notas fiscais, automatizar processos financeiros, desafogar a equipe ou outro tipo de benefício, apostar na automação de processos operacionais possibilitam que a empresa alcance a escalabilidade de forma mais simples e fácil. 

 

Comece hoje a construir a base do crescimento

A escalabilidade não se constrói da noite pro dia, e muito menos está ligada diretamente ao faturamento. Porém, focar neste conceito dentro da empresa é fundamental para um futuro promissor.

Apesar da escalabilidade não ser um produto ou serviço contratado instantaneamente, ela pode ser conquistada cada dia mais e, cada decisão que o empresário toma hoje, reflete no futuro e fortalece o amanhã da empresa.  

 

💡 Leia também:

Tendências de mercado: transforme sua gestão de vendas para 2025 

Diminua a carga tributária do seu e-commerce sem complicações 

Consulta ao CNPJ: evite problemas fiscais na sua empresa 

Descubra como calcular a margem de lucro em sua empresa 

Como criar uma reserva financeira para empresas com o Mercado Pago