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Market share: o que é e como ele impacta sua empresa

7 min de leitura Atualizado em 19/02/2025
Mercado Pago: imagem de uma equipe sentada em volta de uma mesa de reuniões avaliando relatórios para analisar o market share da sua empresa e, ao mesmo tempo, traçar estratégias de como aumentar o market share. Na imagem, que foi feita de cima, é possível ver seis pessoas, cinco delas sentadas e uma em pé. Todas estão analisando gráficos impressos e também em notebooks e tablets.
Market share: o que é e como ele impacta sua empresa
10:02

Monitorar o market share de uma empresa é tarefa essencial para entender se ela é competitiva no mercado ou não. Através dele é possível avaliar o desempenho frente aos concorrentes e compreender se são necessárias estratégias para fazer com que esse valor aumente.

E como o market share se trata de uma métrica que avalia o posicionamento de uma empresa, ele tem o objetivo de monitorá-la regularmente, assim, permite que ela possa ajustar estratégias, tomar medidas e fazer alterações em sua forma de trabalhar para aumentar esse espaço. Isso tudo focando em estratégias de marketing, de vendas e de relacionamento com os clientes, para aumentar o volume de vendas de uma loja.

 

O que é market share e por que ele é tão importante?

“Mas, afinal de contas, o que é market share?”. O market share é a porcentagem de participação da empresa em um setor específico do mercado, sendo um indicador fundamental para avaliar sua relevância. Mas, além de medir a participação de mercado, o market share também fornece um conhecimento essencial para direcionar ações e estratégias a fim de promover o crescimento e aumentar a competitividade.

Inclusive, vale pontuar que existem diferentes modelos de market share, e eles ajudam a fazer essa medição, porém, cada tipo é feito de perspectivas diferentes, mas com o mesmo objetivo: trazer uma visão mais abrangente relacionada à performance e desempenho junto à concorrência. 

E os principais modelos de market share são: de valor e volume, mas há algumas variações que você, gestor, também pode observar no mercado. Veja:

  • Market share de valor: no market share de valor, é medida a participação de acordo com o total de receita gerada no mercado. Ou seja, se uma empresa vende R$ 100 mil e o mercado total vende R$ 1 milhão, a conta ficará 100.000 / 1.000.000 x 100 = 10%. Logo, pode-se entender que a empresa ocupa 10% do mercado total que ela está inserida.

  • Market share de volume: já no market share de volume de vendas de uma loja, a medição é feita pela quantidade de produtos vendidos por uma empresa em relação ao mercado. Dessa forma, imagine que uma empresa de calçados vendeu 100 unidades de sapatos e o mercado tenha vendido 2.000 unidades. A conta ficará: 100 / 2.000 x 100, que terá um resultado de 5% de participação no mercado.

  • Market share relativo: nessa modalidade, é medida a participação de mercado em comparação direta com o maior concorrente. Com isso, é preciso dividir o valor do market share da sua empresa pelo valor da empresa concorrente. Então, se a sua empresa tem market share de 20% e a da concorrente tem de 40%, o valor relativo será de 0,5%.

  • Market share setorial: neste tipo de market share, é medida a participação da empresa em um segmento específico, assim, se a sua empresa vende celulares, por exemplo, pode ter um market share de 10% no segmento de venda de celulares, porém, uma participação de 5% no setor eletrônico. As contas para chegar no valor do market share podem ser as mesmas citadas no exemplo acima (dividir o market share da empresa pela participação). 

  • Market share geográfico: o market share geográfico faz a medição da participação de uma empresa em uma região ou local específico. Como uma empresa que tem 30% de participação no seu estado, mas 5% quando é levado em consideração o Brasil inteiro.

  • Market share potencial: na opção de market share potencial, é estimada a parcela de mercado que uma empresa pode conquistar com ações, ou seja, estratégias de marketing, de vendas, de atendimento, lançamentos ou futura entrada em novos mercados. Dessa forma, se uma empresa de produtos para pet tem objetivo de adentrar em um mercado de rações animais, e tem crescimento estimado em 30%, é possível calcular qual parte desse valor ela tem o objetivo de capturar.

  • Market share de fidelização: esse modelo de market share faz a medição de acordo com a capacidade de fidelizar clientes de uma empresa. Logo, ele mede a participação de clientes recorrentes na receita ou nas vendas da empresa, comparando com o mercado total. Esse modelo de medição é fundamental para avaliar estratégias de relacionamento com os clientes e retenção.

 

Quais os impactos do market share no crescimento de uma empresa?

Com um melhor entendimento sobre o que é market share, é hora de saber quais são os impactos que ele causa em uma empresa, seja para criar ações de satisfação do cliente, estratégias de marketing, estratégias de vendas, entre outros. Tudo isso pode ser essencial para o crescimento e avanço cada vez maior no mercado. Alguns dos principais impactos que o market share causa, são:

 

  • Avaliação do desempenho no mercado: com a avaliação de desempenho no mercado, é possível entender e analisar a sua competitividade frente aos concorrentes. Com isso, criar estratégias e ações que a façam crescer, ou manter o crescimento que já vem tendo. 

 

  • Identificação de oportunidades: com o market share mais alto, é possível ter vantagens no mercado, como a capacidade de atrair investimentos, maior poder de negociação e credibilidade (tanto com os fornecedores quanto com clientes), além de criar barreiras para concorrentes, como o acordo de exclusividade com um grande fornecedor, por exemplo.

 

  • Planejamento estratégico mais eficiente: entendendo o posicionamento no mercado, é possível criar estratégias mais sólidas e de acordo com a necessidade da empresa na atual fase do mercado. Ou seja, é possível planejar ações voltadas para um market share geográfico, ou planejar estratégias para aumentar o market share setorial, por exemplo.

 

  • Fortalecimento do relacionamento com os clientes: uma empresa com maior participação no mercado é capaz de melhorar seu relacionamento com os clientes porque pode oferecer mais benefícios a eles, como um produto exclusivo, melhores ofertas, maior credibilidade, além de uma satisfação mais aprimorada através da experiência de compra.

 

  • Vantagem competitiva: com uma melhor participação no mercado, a empresa é mais competitiva, tem as melhores chances e uma maior retenção de clientes que. E no fim das contas, fazem com que a empresa venda mais e cresça. Com isso, é possível ter uma vantagem em relação aos concorrentes.


5 estratégias para aumentar o market share da sua empresa

O mais interessante no market share é saber que é possível aumentá-lo na empresa. Ou seja, há possibilidade de criar ações e estratégias para que permitam a “mordida” em uma fatia maior do mercado, vindo do resultado de aumento de vendas, expansão, entre outros.

Isso é fundamental para o crescimento constante e algumas das formas de se fazer isso, são:

1. Invista no relacionamento com os clientes


A experiência do cliente com a empresa é fator primordial para o relacionamento, por isso invista em um atendimento mais próximo, com inclusão de chatbots otimizados, automatização de e-mail marketing, resolução rápida de problemas, políticas claras de troca e devolução, coleta de feedbacks, análise de comentários e respostas nas publicações de redes sociais, entre outros.

2. Melhore a experiência do cliente


Investir na experiência do cliente é fundamental para aumentar o market share, por isso foque em soluções de pagamento mais eficazes, estratégias de marketing para melhorar a jornada de compra do cliente, como um CRM, (Gestão de relacionamento com o cliente) e o checkout otimizado para diminuir abandono de carrinho, entre outras possibilidades.

3. Inove no portfólio de produtos


A diversificação de produtos é importante para introduzir itens ou serviços que atendam às tendências e necessidades dos clientes. Faça isso escolhendo itens que são exclusivos no mercado, que são novidades, atualizações dos itens atuais, entre outras opções.

4. Invista em estratégias de marketing digital


Campanhas de marketing digital direcionadas nas redes sociais, e-mail marketing, WhatsApp e páginas de busca podem ser fundamentais para captar novos clientes e criar uma identidade mais forte, o que aumenta a possibilidade de escolha deles. Além disso, é possível criar campanhas que mostrem a satisfação dos atuais clientes, com feedbacks reais.

5. Analise a concorrência


Analisando a concorrência, é possível criar estratégias para se diferenciar, com novos produtos, produtos otimizados, preços competitivos, estratégias diferenciadas de atendimento, maior proximidade com o cliente, entre outras ações que podem ser aprimoradas.

 

Utilize o market share para impulsionar o sucesso da sua empresa

Monitorar constantemente e entender todos os benefícios e funcionamento do market share é essencial para uma empresa que deseja crescer e se destacar no mercado. Portanto, ao aplicar as estratégias citadas e fazer as medições de desempenho é possível aumentar vendas através da satisfação do cliente, aumentar a vantagem competitiva, identificar oportunidades que o mercado disponibiliza, dentre muitas outras possibilidades.

Focar em aumentar o market share é fundamental para uma empresa entrar e permanecer em pleno crescimento, levando-a para o sucesso de maneira mais fácil e sustentável. 

 


💡Leia também:

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