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Vender sem estoque: inove com 6 formas e alcance o sucesso da empresa

Escrito por Equipe Mercado Pago | Aug 13, 2024 11:00:00 AM

Com o atual cenário altamente competitivo, é dever dos administradores de empresas buscar maneiras inovadoras de otimizar suas operações, potencializando lucros e aumentando a eficiência de processos.

No entanto, um grande ponto de dor que pode surgir nesses momentos é saber gerir o seu estoque, algo que pode envolver muitos custos e alguns riscos. Para superar esses obstáculos é cada vez mais comum vermos empresas que adotam um modelo de vendas sem estoque, podendo, desse modo, reduzir custos e oferecer mais flexibilidade para responder às demandas, principalmente do mercado digital.

 

Afinal, vender sem estoque é possível para uma empresa?

Se falássemos disso há algumas décadas, talvez fosse uma prática impensável, mas saiba que não apenas é possível, como é uma estratégia muito eficiente por conta dos avanços dos últimos anos, possibilitando novos modelos de negócios, como o caso de uma empresa de Dropshipping, por exemplo, em que quem vende assume o papel de  intermediador entre o consumidor e um fornecedor, sem manter, necessariamente, um estoque para essas vendas.

Possuir um estoque exige um espaço físico condizente com a demanda de produtos, além de necessitar de profissionais capacitados  e tecnologia para realizar sua organização e atualização. Toda essa manutenção demanda custos que podem nem mesmo ter retornos interessantes, visto que alguns tipos de produtos ainda podem ter um ciclo de vida mais curto, sendo literalmente sinônimo de prejuízo para uma empresa. Imagine, por exemplo, produtos sazonais, como decorações de Natal. Quando esses itens não são vendidos dentro de um período esperado, tendem a ficar estagnados, perdendo valor no estoque e ainda gerando diversos prejuízos para a empresa.

Vender sem a dificuldade de ter um estoque não apenas é possível, mas pode ser o diferencial competitivo que sua empresa precisa para se destacar entre a concorrência, afinal, a ausência da necessidade de uma logística própria para isso torna a entrega de produtos mais célere e com a aplicação de garantias mais assertivas.

 

Cuidados necessários ao vender sem estoque!

Por mais que existam muitos pontos positivos, fique atento: existem alguns fatores que devem ser observados para garantir o sucesso dessa prática:

  • Selecione fornecedores confiáveis: reduzir seus contatos com os produtos também faz com que o controle de qualidade fique mais difícil. Faça pesquisas de mercado e acordos com fornecedores que podem oferecer produtos com qualidade sempre semelhantes, com um sistema de trocas descomplicado, caso seja necessário.

  • Pense na gestão de tempo de entrega: um dos maiores fatores da desistência de compras hoje é um tempo de entrega que não se encaixa nas expectativas do cliente. Contar com fornecedores que tenham uma logística rápida, presente em muitos pólos pelo país, aumentará o alcance das suas vendas.

  • Estabeleça uma política de devolução e reembolso: por mais que sua empresa se prepare com pesquisas e acordos, problemas podem surgir. Quando este for o caso, a forma com a qual sua empresa lidará com esse pós-venda, com um atendimento ao cliente compreensivo e com condições que solucionem os problemas do cliente, irá definir o seu sucesso. Tenha sempre uma política transparente disponível no site da sua empresa, garantindo um fácil acesso para os clientes.

  • Tenha um controle de qualidade: a melhor forma de garantir que o produto do seu fornecedor se encaixa nas suas expectativas é adquirir algumas amostras, comparando-as com outras opções do mercado. Neste momento, avaliações de outros compradores também podem ser um grande ganho de tempo para suas análises.

  • Atente-se ao planejamento financeiro: por mais que alguns produtos possam estar no seu radar, por algumas vezes eles podem não se encaixar na realidade das finanças atuais da sua empresa. Um planejamento com ferramentas modernas e descomplicadas é o que sua empresa precisa para saber exatamente o que procurar.

  • Cuide do atendimento e relacionamento com o consumidor: entender as expectativas e dores do seu cliente no momento da compra são a melhor forma de simplificar o seu processo de venda, se encaixando exatamente no que ele precisa. Realizar testes periódicos e pesquisas de satisfação podem te dar a informação necessária para melhorar esse processo.

  • Invista em tecnologia: a tecnologia é a chave que possibilita a modalidade de negócios sem estoque. Para que sua empresa mantenha o equilíbrio e prospere, investir cada vez mais em recursos tecnológicos deve ser uma de suas prioridades. Isso pode fazer com que sua empresa se mantenha um passo à frente da concorrência.

 

Benefícios para sua empresa vender sem estoque.

Adotar o modelo de vendas sem estoque pode trazer diversos benefícios para a sua empresa, seja de um ponto de vista estratégico ou operacional. No entanto, ter um planejamento para realizar essa transição, escolhendo parceiros de confiança é fundamental para não perder o rumo. Veja como alguns benefícios desse modelo e descubra se pode se encaixar em sua empresa:

 

  • Redução de custos operacionais: sistemas para gerenciamento, espaços físicos e embalagens são apenas alguns dos muitos custos que são reduzidos ao remover a necessidade de um estoque para as suas operações.

  • Flexibilidade e escalabilidade: uma das maiores vantagens deste modelo de negócios é o fato que sua empresa pode adaptar sua oferta para a demanda que mais passa pela sua plataforma de negócios, oferecendo produtos de tipos e quantidades que são procurados por quem encontra sua marca.

  • Ampla variedade de produtos: por não ser limitado por um espaço físico, produtos de todos os tipos e tamanhos podem ser negociados, desde pequenos mimos para serem usados como lembrança de um evento até maquinário para obras, por exemplo. Seja o que procurarem, sua empresa pode vender. 

  • Foco na experiência do cliente: remover o tempo e preocupação da gestão do estoque deixa livre recursos para que seja possível focar nos seus clientes e nas suas necessidades e experiências ao lidar com sua empresa. Realizar um pós-venda, por exemplo, é especialmente importante para entender o desempenho dos produtos com os quais sua empresa tem trabalhado e compreender se vale a pena continuar com os mesmos fornecedores.

  • Redução de riscos: para produtos com um ciclo de vida mais curto, não possuir um estoque pode livrar sua empresa de perdas inconvenientes, como prejuízos pela falta de retorno no seu investimento. Outra forma de evitar riscos é manter um bom nível de avaliação nos produtos, reduzindo, assim, a necessidade de trocas e devoluções.

  •  Mais eficiência operacional: além do tempo para focar na experiência do cliente, melhorar a eficiência dos processos da sua empresa é o papel de um gestor que se preocupa em melhorar ganhos. Não deixe de realizar testes periódicos de cada parte da sua sistemática de venda, mantendo sempre a melhor versão de cada etapa.

 

6 formas de vender sem estoque

Vender sem estoque não tem uma fórmula exata. Existem diversas formas de aplicar esses processos, flexibilizando e tornando cada vez mais eficiente toda a sua operação. Entender qual modelo é mais adequado para sua empresa depende muito das características e necessidades do seu mercado e clientes, mas, com os exemplos a seguir, é possível começar a pensar sobre como aplicar isso à sua realidade:

 

1. Dropshipping

Um dos métodos mais populares dos últimos tempos quando se fala em vender sem estoque, o Dropshipping se dá pela realização de vendas de forma intermediária, em que a empresa age como um caminho entre os consumidores finais e os fornecedores dropshipping. Por conta de seu relativo baixo custo para abertura, é uma das práticas mais comuns nas plataformas online, pois também permite uma boa margem de lucro a depender dos produtos garimpados para venda.

 

2. Revender produtos de lojas físicas

Em contraste com o super moderno Dropshipping, a revenda de produtos talvez seja uma das mais tradicionais opções para vendas sem estoque. Um dos maiores desafios desse tipo de negócio, no entanto, é estar sujeito às variações de preços das lojas físicas, podendo ser algo bom ou ruim, a depender da época da compra.

 

3. Print on demand (impressão sob demanda)

Com a possibilidade de usar artes mais personalizadas para atender ao gosto de clientes, a impressão sob demanda é altamente customizável, possibilitando que os produtos tenham a cara que o seu cliente deseja, possibilitando um retorno financeiro muito interessante por ser um produto único. É possível, por exemplo, criar uma série de camisetas com estampas personalizadas para uma empresa ou mesmo para uma comemoração específica como a formatura de uma turma de faculdade.

 

4. Afiliados

Caso a sua presença e entendimento de redes sociais seja elevada, um programa de afiliados se encaixa como uma luva para vender online sem estoque. Nesta opção, as vendas encaminhadas para um fornecedor específico geram um retorno em forma de comissão, sendo o seu investimento muito mais voltado para a venda do que para as operações financeiras.

 

5. Venda sob encomenda

Seja para produtos com mais exclusividade e maiores ou para peças personalizadas artísticas, ou até mesmo para lojas de presentes, vendas sob encomenda são uma ótima pedida para trabalhar sem estoque. Por conta da forma muito pessoal que o comprador interage com esse tipo de produto, é necessário um cuidado redobrado com a escolha do fornecedor.

 

6. Venda de infoprodutos

Outra modalidade que vem em uma crescente impressionante são os infoprodutos, formas de venda de conhecimento, sejam em materiais fechados como vídeos ou e-books ou em cursos contínuos. Eles literalmente não são presos a itens físicos, logo não exigem necessidade de um estoque. Apesar disso, realizar uma curadoria dos produtos para manter as informações atualizadas, é uma preocupação que sua empresa deve sempre ter para garantir a qualidade do que deseja vender online.

 

Conquiste novas oportunidades de crescimento e sucesso!

Encarar um modelo de vendas sem estoque oferece uma gama de benefícios significativos para a sua empresa, mas que não vem sem a necessidade de cuidados e planejamento para ter sucesso. 

Ao explorar e colocar em prática essas formas de venda, é preciso sempre estar atento às novas oportunidades, buscando oferecer uma experiência única para seus clientes. Desse modo, é mais fácil fazer com que sua empresa esteja um passo à frente da concorrência e sempre mirando no sucesso.

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