Com o atual cenário altamente competitivo, é dever dos administradores de empresas buscar maneiras inovadoras de otimizar suas operações, potencializando lucros e aumentando a eficiência de processos.
No entanto, um grande ponto de dor que pode surgir nesses momentos é saber gerir o seu estoque, algo que pode envolver muitos custos e alguns riscos. Para superar esses obstáculos é cada vez mais comum vermos empresas que adotam um modelo de vendas sem estoque, podendo, desse modo, reduzir custos e oferecer mais flexibilidade para responder às demandas, principalmente do mercado digital.
Se falássemos disso há algumas décadas, talvez fosse uma prática impensável, mas saiba que não apenas é possível, como é uma estratégia muito eficiente por conta dos avanços dos últimos anos, possibilitando novos modelos de negócios, como o caso de uma empresa de Dropshipping, por exemplo, em que quem vende assume o papel de intermediador entre o consumidor e um fornecedor, sem manter, necessariamente, um estoque para essas vendas.
Possuir um estoque exige um espaço físico condizente com a demanda de produtos, além de necessitar de profissionais capacitados e tecnologia para realizar sua organização e atualização. Toda essa manutenção demanda custos que podem nem mesmo ter retornos interessantes, visto que alguns tipos de produtos ainda podem ter um ciclo de vida mais curto, sendo literalmente sinônimo de prejuízo para uma empresa. Imagine, por exemplo, produtos sazonais, como decorações de Natal. Quando esses itens não são vendidos dentro de um período esperado, tendem a ficar estagnados, perdendo valor no estoque e ainda gerando diversos prejuízos para a empresa.
Vender sem a dificuldade de ter um estoque não apenas é possível, mas pode ser o diferencial competitivo que sua empresa precisa para se destacar entre a concorrência, afinal, a ausência da necessidade de uma logística própria para isso torna a entrega de produtos mais célere e com a aplicação de garantias mais assertivas.
Cuidados necessários ao vender sem estoque! Por mais que existam muitos pontos positivos, fique atento: existem alguns fatores que devem ser observados para garantir o sucesso dessa prática:
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Adotar o modelo de vendas sem estoque pode trazer diversos benefícios para a sua empresa, seja de um ponto de vista estratégico ou operacional. No entanto, ter um planejamento para realizar essa transição, escolhendo parceiros de confiança é fundamental para não perder o rumo. Veja como alguns benefícios desse modelo e descubra se pode se encaixar em sua empresa:
Vender sem estoque não tem uma fórmula exata. Existem diversas formas de aplicar esses processos, flexibilizando e tornando cada vez mais eficiente toda a sua operação. Entender qual modelo é mais adequado para sua empresa depende muito das características e necessidades do seu mercado e clientes, mas, com os exemplos a seguir, é possível começar a pensar sobre como aplicar isso à sua realidade:
Um dos métodos mais populares dos últimos tempos quando se fala em vender sem estoque, o Dropshipping se dá pela realização de vendas de forma intermediária, em que a empresa age como um caminho entre os consumidores finais e os fornecedores dropshipping. Por conta de seu relativo baixo custo para abertura, é uma das práticas mais comuns nas plataformas online, pois também permite uma boa margem de lucro a depender dos produtos garimpados para venda.
Em contraste com o super moderno Dropshipping, a revenda de produtos talvez seja uma das mais tradicionais opções para vendas sem estoque. Um dos maiores desafios desse tipo de negócio, no entanto, é estar sujeito às variações de preços das lojas físicas, podendo ser algo bom ou ruim, a depender da época da compra.
Com a possibilidade de usar artes mais personalizadas para atender ao gosto de clientes, a impressão sob demanda é altamente customizável, possibilitando que os produtos tenham a cara que o seu cliente deseja, possibilitando um retorno financeiro muito interessante por ser um produto único. É possível, por exemplo, criar uma série de camisetas com estampas personalizadas para uma empresa ou mesmo para uma comemoração específica como a formatura de uma turma de faculdade.
Caso a sua presença e entendimento de redes sociais seja elevada, um programa de afiliados se encaixa como uma luva para vender online sem estoque. Nesta opção, as vendas encaminhadas para um fornecedor específico geram um retorno em forma de comissão, sendo o seu investimento muito mais voltado para a venda do que para as operações financeiras.
Seja para produtos com mais exclusividade e maiores ou para peças personalizadas artísticas, ou até mesmo para lojas de presentes, vendas sob encomenda são uma ótima pedida para trabalhar sem estoque. Por conta da forma muito pessoal que o comprador interage com esse tipo de produto, é necessário um cuidado redobrado com a escolha do fornecedor.
Outra modalidade que vem em uma crescente impressionante são os infoprodutos, formas de venda de conhecimento, sejam em materiais fechados como vídeos ou e-books ou em cursos contínuos. Eles literalmente não são presos a itens físicos, logo não exigem necessidade de um estoque. Apesar disso, realizar uma curadoria dos produtos para manter as informações atualizadas, é uma preocupação que sua empresa deve sempre ter para garantir a qualidade do que deseja vender online.
Encarar um modelo de vendas sem estoque oferece uma gama de benefícios significativos para a sua empresa, mas que não vem sem a necessidade de cuidados e planejamento para ter sucesso.
Ao explorar e colocar em prática essas formas de venda, é preciso sempre estar atento às novas oportunidades, buscando oferecer uma experiência única para seus clientes. Desse modo, é mais fácil fazer com que sua empresa esteja um passo à frente da concorrência e sempre mirando no sucesso.
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