Em um país onde 80% das micro e pequenas empresas encerram suas atividades em menos de um ano por causa da falta de dinheiro, o crédito para empresas pode ser uma das principais iniciativas para evitar que isso aconteça com sua empresa e a permita priorizar seu crescimento.
Mas para garantir que seus resultados sejam positivos, é importante contar uma estratégia bem definida quanto ao uso do crédito, podendo considerar tanto quitar dívidas, quanto aumentar seu estoque, melhorar a oferta de seus serviços ou acelerar o crescimento.
Solicitar uma oferta de crédito deve ser um movimento bem calculado e preferencialmente ter um objetivo escalável, no qual as vantagens superem os riscos que isso proporciona à sua empresa.
Atualmente, diversos fatores levam as empresas a procurarem por instituições que oferecem soluções de crédito para ampliar e organizar suas atividades, sendo os mais comuns:
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Existem diversas instituições financeiras que oferecem os mais variados serviços de crédito para empresas e com diferentes condições de pagamento e taxas. Conheça um pouco mais sobre eles:
Essa modalidade envolve um bem como garantia, normalmente um veículo ou imóvel, o que oferece à instituição financeira ou banco mais segurança quanto ao recebimento, diminuindo o risco de inadimplência e, consequentemente, os juros. Aliás, quanto mais valioso for o bem apresentado pela sua empresa como garantia à instituição, maior será o valor do crédito.
Neste caso, os valores concedidos já têm um objetivo específico e definido em contrato: comprar um imóvel para sediar uma nova unidade, equipamentos ou automóvel para transporte de produtos, por exemplo. As negociações variam conforme o credor, sendo possível em muitos casos financiar praticamente 100% do valor total do bem, com prazos de pagamentos extensos.
Esse crédito é geralmente destinado para equilibrar as finanças da empresa, fazendo o acerto de salários dos colaboradores, fornecedores e aluguel, mas para solicitá-lo não será preciso definir qual será seu uso. O pagamento pode ser feito bimestralmente, semestral ou integral.
Com essa modalidade, as empresas têm acesso aos lucros antecipadamente e com menos burocracia. Como essa linha simplesmente antecipa pagamentos a receber, como os valores das vendas por maquininha de cartão, existe uma garantia. Por isso, as condições são facilitadas e os juros mais baixos, tornando o acesso ao crédito muito mais rápido e simples.
Com valor máximo de R$ 20 mil, o microcrédito existe para auxiliar pessoas que desejam abrir pequenas empresas ou expandir suas atividades, seja elas MEI (Microempresário Individual), ME (Micro Empresa), EPP (Empresa de Pequeno Porte) ou até informais que não têm acesso a outras linhas convencionais de empréstimos oferecidos pelas instituições financeiras.
Para ter acesso a boas ofertas e serviços, sua empresa precisa atender aos requisitos das instituições financeiras, como ter um bom perfil de crédito, por exemplo.
Atualmente, há no mercado soluções descomplicadas que democratizam o acesso das empresas a boas oportunidades financeiras. Em alguns casos, se você vende mais de R$100 por mês e possui um bom histórico, além de boas avaliações nos órgãos de proteção ao crédito, as chances de conseguir um empréstimo para sua empresa é relativamente maior.
Além disso, existem outras alternativas para conseguir uma oferta de crédito, como adiantar recebíveis ou levantar valores descontados percentualmente das suas vendas futuras.
Se sua empresa está endividada, em momento de crescimento ou simplesmente tem uma oportunidade de investir, ter acesso a ofertas de crédito pode ser a solução, mas antes de considerar isso, analise seu cenário com cautela e busque pelas melhores alternativas financeiras. Com organização e ferramentas de gestão, é possível melhorar as condições da sua empresa.
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