O Open Finance chegou para mudar o relacionamento dos clientes com seus bancos e das instituições financeiras entre si. Mas, engana-se quem pensa que suas facilidades se limitam às questões bancárias – as compras e pagamentos online também são impactados, possibilitando experiências ainda melhores, graças ao que se chama “Iniciador de Pagamentos”. Isso quer dizer que o consumidor pode fazer transferências para pagamento via Pix a partir do próprio aplicativo, mesmo que o saldo esteja disponível em outras instituições.
O Mercado Pago foi o primeiro banco a oferecer essa opção de pagamento, trazendo diversos benefícios tanto para quem compra quanto para quem vende.
O Pix simplificou muito a nossa maneira de pagar por compras e serviços, é verdade. Mas as transações digitais com ele podem ser ainda mais simples graças ao Open Finance.
Hoje, comprando em um site ou aplicativo, para fazer o pagamento via Pix você tem duas opções: copiar e colar o código ou captar a imagem do QR Code (se não estiver fazendo a compra pelo próprio smartphone). Assim, é preciso abrir outro aplicativo - seja do seu banco ou de qualquer outra instituição financeira - para, então, realizar o pagamento com saldo em conta.
Com o Open Finance, o Mercado Pago agilizou e simplificou ainda mais essa transação. Funciona assim: você faz compras físicas ou digitais através do aplicativo do Mercado Pago e pode usar o saldo disponível em contas de qualquer outra instituição financeira, sem abrir outros aplicativos e sem copiar e colar informações.
Isso tem diversas vantagens, como um processo de compra e pagamento muito mais rápido e uma gestão facilitada por parte do comprador, que centraliza seus pagamentos em um só lugar.
Para quem vende, a solução de pagamento com Open Finance é sinônimo de mais conversões de vendas, já que o comprador não precisa sair da página da loja para finalizar a compra.
Aumentar sua taxa de conversão significa transformar mais visitantes em compradores. E os pagamentos via Open Finance são um grande aliado da sua empresa nessa questão:
Quando o assunto é melhorar a experiência de pagamentos e atrair mais clientes para a sua empresa, o Mercado Pago é especialista. Sabendo das facilidades das transações via Open Finance, fomos a primeira instituição financeira a oferecer essa opção em nossas soluções. Isso quer dizer que você já pode aproveitar todas essas vantagens no Checkout Pro e Link de Pagamento Mercado Pago.
Ao oferecer o Open Finance no Checkout do seu e-commerce, por exemplo, você permite que seus clientes autorizem um pagamento sem sair da tela de checkout — encurtando a jornada de pagamento de 7 para 3 etapas. O que torna o processo mais fluido, com menos telas e com alto nível de segurança.
Uma outra boa notícia é que o consumidor não precisa aderir ao compartilhamento de dados do sistema para realizar o pagamento da sua compra, basta autorizar a transação para concluir o processo.
💡 Leia também: Loja digital: 7 formas de expandir sua empresa
Empresário, escritor e palestrante, Geraldo Rufino iniciou sua vida de empreendedor aos sete anos, ensacando carvão e já aos oito, catava latas na periferia de São Paulo. Hoje, ele é um exemplo para todos os que querem crescer, estando à frente da maior empresa de reciclagem automotiva do Brasil. A trajetória de Geraldo Rufino é de muita superação e conquistas. E por isso, o Mercado Pago iniciou essa parceria, para juntos trazermos muitas dicas sobre vendas, gestão financeira e empresarial para te ajudar a se organizar e crescer ainda mais. Afinal, ninguém conhece melhor as dores e desafios do mercado brasileiro do que um empresário.
No vídeo abaixo Geraldo Rufino traz informações importantes sobre a escolha dos melhores meios de pagamento para sua empresa e o quanto elas impactam na sua conversão de vendas e na saúde financeira de seu caixa. “O melhor método de pagamento para oferecer em qualquer loja: aquele que o cliente está disposto a usar”, destaca Geraldo Rufino.
Assista essa e outras dicas de Geraldo Rufino nessa série especial do Mercado Pago!