Você sabia que, segundo os dados do relatório anual do E-commerce Radar, cerca de 23% dos abandonos de carrinho em lojas virtuais acontecem por conta de checkouts complicados?
Ou seja, não ter um processo de pagamento eficiente e agradável pode prejudicar suas vendas, principalmente ao considerar que o consumidor está cada vez mais exigente com sua jornada de compra e passou a valorizar aspectos como conforto, agilidade e segurança.
É por isso que ao investir em métodos como os pagamentos invisíveis sua empresa têm mais chances de agradar seu cliente e tornar sua experiência de compra mais ágil e segura.
Descubra, abaixo, como funcionam os pagamentos invisíveis e suas vantagens.
Não existe nada mais frustrante do que fazer compras em um e-commerce e descobrir que a etapa de finalização requer o preenchimento de formulários enormes e cheios de informações.
Segundo um relatório da Zendesk, 65% dos clientes querem comprar de empresas que proporcionem transações rápidas e fáceis, e pensando nesse tipo de experiência, os pagamentos invisíveis surgem como transações online que podem ser iniciadas e concluídas sem executar nenhuma ação específica, como digitar os dados do cartão, por exemplo.
Em outras palavras, seu cliente preenche suas informações para concluir sua compra apenas uma vez e otimiza seu tempo nas próximas compras por não ter a necessidade de realizar esse processo novamente, o que torna sua experiência de compra muito mais fluida e sem qualquer atrito.
Aliás, esse é o principal ponto que diferencia os pagamentos invisíveis dos demais disponíveis no mercado: não exigir uma nova “interferência” do cliente para que sua compra seja finalizada.
Muito provavelmente você e seus clientes já utilizam no dia a dia os pagamentos invisíveis e um exemplo são os aplicativos de delivery, em que você cadastra uma forma de pagamento e seu endereço de entrega na plataforma uma única vez, e todas as vezes que fizer um novo pedido não precisará fazer esse processo novamente, pois o seu pagamento será “invisível”.
Aliás, esse é apenas um dos modelos de pagamentos invisíveis disponíveis no mercado e que fazem parte da rotina dos consumidores, pois existem outros. Conheça mais sobre eles:
Também chamada de one-click-buy, essa modalidade é conhecida por reduzir atritos e oferecer uma compra rápida, que funciona muito bem com os clientes que fazem compras por impulso. Outra vantagem é a fidelização. Afinal, a praticidade de clicar em um botão e já concluir a compra com apenas um clique acaba se tornando um diferencial, tornando tudo mais ágil.
Esse tipo de pagamento é indicado e consolidado em e-commerces e marketplaces. Inclusive, em muitos e-commerces, nas páginas de produtos, existe a opção de “comprar com um clique”, onde o cliente pode finalizar sua transação sem precisar de nenhuma outra etapa.
Este é o pagamento invisível mais simples e utilizado. É o modelo das academias, serviços de streaming, clube de assinatura de produtos, entre outros, onde o cliente assina a mensalidade ou pacote por um tempo determinado, e a cobrança será feita de forma automática periodicamente.
Um ponto de atenção nesse caso é contar com tecnologias que evitam uma desistência ou falta de pagamento em determinadas situações, como na troca ou vencimento do cartão de crédito.
Serviços como o “Sem Parar” e o “ConectCar” são exemplos das automatizações de cobranças por meio de pagamentos invisíveis em pedágios e estacionamentos, shoppings e drive-thrus.
Usando um saldo pré-pago ou outro método de pagamento cadastrado, o consumidor faz o pagamento por meio de uma tag, de forma automática, passando pelo pedágio ou cancela.
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Oferecer agilidade, reduzir etapas, remover atritos e fidelizar clientes são pontos-chave em qualquer negócio. Por isso, os pagamentos invisíveis são estratégicos para quem quer se diferenciar e proporcionar ao consumidor a melhor experiência.
Confira mais sobre as vantagens desses pagamentos para sua empresa:
Cada dia surgem novidades e soluções tecnológicas que ajudam os consumidores e favorecem a vendas das empresas. Mas não para por aí. Essas ferramentas também podem facilitar a gestão interna, integrando setores e também oferecer resultados eficientes e expressivos.
Por isso, na hora de investir em tecnologia, escolha soluções que realmente fortalecem o processo de venda do seu e-commerce e melhoram seu relacionamento com os clientes.
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