Sabe quando tem um dinheiro muito esperado para aliviar o caixa, mas parece que ele nunca cai? Pois é. Quando as vendas aumentam, mas o caixa continua apertado, o problema pode estar escondido nos prazos de recebimento.
Saber exatamente o prazo médio de recebimento (PMR), ou seja, quantos dias, em média, a sua empresa leva para receber por vendas feitas a prazo, é um dos segredos para manter a saúde financeira da empresa. Vamos entender como calculá-lo e otimizá-lo?
O prazo médio de recebimento (PMR) indica quanto tempo, em média, o valor das compras a prazo demora para cair, de fato, na conta da sua empresa.
É diferente do prazo médio de pagamento, que é a métrica que revela em quanto tempo o financeiro da sua empresa é capaz de quitar as dívidas. Os dois caminham juntos, mas o PMR tem impacto direto no caixa e no equilíbrio entre o que entra e o que sai.
Entender o PMR ajuda a saber quando sua empresa terá dinheiro disponível para honrar compromissos. Ao acompanhar esse indicador, fica mais fácil ajustar as metas de vendas, tomar decisões estratégicas e proteger a margem de lucro.
Além disso, um PMR muito alto pode indicar gargalos: clientes inadimplentes, intermediadores demorando para repassar os valores ou prazos mal negociados.
É possível calcular o PMR com planilhas no Excel ou até mesmo no papel, se quiser. O importante é seguir o seguinte passo a passo:
Escolha um recorte: 30, 60 ou 90 dias, por exemplo. Isso ajuda a entender como sua empresa tem se comportado em diferentes momentos.
Veja qual é o total de vendas a prazo, o saldo de contas a receber e o número de dias do período escolhido.
Use: PMR = (Saldo de Contas a Receber / Vendas a Prazo) x Número de Dias do Período. O resultado mostra, em média, em quantos dias você está recebendo pelas suas vendas.
Não basta calcular, é preciso interpretar. Traduza os dados em um relatório financeiro para que seja mais fácil visualizar os resultados e pensar em alternativas para melhorar a liquidez. PMR alto demais? Hora de agir. PMR controlado? Ótimo, mas mantenha a vigilância.
Sempre é possível otimizar resultados. E quanto antes começar, melhor será a gestão financeira da sua empresa. Aqui vão algumas estratégias:
Um PMR bem calculado e bem gerido permite uma tomada de decisões mais segura, proteção ao caixa e um fôlego mesmo em meses de baixa. Se quiser continuar aprimorando sua gestão financeira, existem ferramentas, conteúdos e soluções que podem ajudar você a simplificar processos, otimizar prazos e turbinar os resultados. Não deixe de se aprofundar!
💡 Leia também:
Qual o prazo de liberação do dinheiro em transações com Mercado Pago?
Tendências de mercado: transforme sua gestão de vendas para 2025
Como analisar relatórios de vendas na Conta PJ Mercado Pago
6 vantagens da gestão integrada para empresas
7 razões por que seu e-commerce precisa das carteiras digitais