Aceitar cartão de crédito deixou de ser um diferencial e se tornou indispensável para qualquer empresa. Afinal, é uma das formas de pagamento mais populares e traz conveniência tanto para quem vende quanto para quem compra. Portanto, seja em uma loja física ou em uma venda online, oferecer cartão significa mais chances de conversão e mais comodidade para o consumidor.
Além de trazer conforto para o cliente, receber pagamento cartão de crédito também pode trazer vantagens para a sua empresa, como atração de mais consumidores e aumento do ticket médio.
Mas não basta apenas disponibilizar pagamentos via cartão de crédito, viu?! Para o bem da saúde financeira da sua empresa, é essencial ter atenção às taxas do cartão. Até porque, elas podem impactar diretamente a margem de lucro quando a parceira de recebimentos não é bem escolhida.
Ao fazer uma venda no crédito ou parcelado, a máquina de cartão ou o sistema de cobrança online faz o envio dos dados do cliente para o adquirente, que repassa à bandeira do cartão e, por fim, encaminha os dados para o banco emissor do cartão do cliente.
A partir disso, o banco faz uma análise rápida se há limite e, se sim, autoriza a transação. O valor pode cair na conta da sua empresa na hora ou depois de certo prazo, principalmente, quando há parcelamento. Junto a isso, vem a composição das taxas, que costumam ser o percentual da bandeira, adquirente, taxa fixa por transação e eventuais custos extras, como a antecipação.
O prazo de recebimento influencia diretamente no valor final que sua empresa recebe. Se optar pelo modelo D+30 (pagamento 30 dias após a venda), a taxa costuma ser menor, enquanto receber o valor total na hora geralmente implica em uma cobrança extra.
Além do prazo, outros fatores também entram na conta: o volume de vendas, por exemplo, pode abrir espaço para negociações mais vantajosas; o ticket médio, que quanto mais alto tende a reduzir o custo percentual; e até mesmo o histórico de relacionamento da empresa com o operador da máquina de cartão, que pode pesar a favor de condições melhores.
As taxas para receber pagamento cartão de crédito fazem parte do jogo, mas isso não significa que sua empresa precise se conformar com elas, viu?! Com organização e estratégia, é possível reduzir custos, aumentar a margem de lucro e até ganhar mais poder de negociação com as operadoras.
Veja como colocar isso em prática:
Quanto maior e mais consistente for o faturamento, mais argumentos terá para negociar. Se sua empresa tem bom volume de vendas, ticket médio elevado e não acumula estornos ou problemas de relacionamento, as chances de conseguir taxas melhores são muito maiores.
Antecipar recebíveis pode parecer uma solução rápida, mas aumenta os custos e corrói o lucro. Ao organizar o fluxo de caixa com eficiência operacional, sua empresa evita recorrer a antecipações e mantém as taxas sob controle. É como transformar disciplina financeira em lucro direto no caixa.
Muitos consumidores não se importam em assumir os juros se isso significar a possibilidade de parcelar e encaixar o pagamento no dia a dia. Dessa forma, sua empresa amplia as vendas sem comprometer sua margem, equilibrando conveniência do cliente e a sua rentabilidade.
Ao concentrar seus recebimentos em uma só operadora, o volume total transacionado aumenta, e com ele cresce também o seu poder de negociação. Além disso, a gestão financeira fica mais simples e transparente, facilitando o controle das entradas e o planejamento de longo prazo.
Considerar a confiabilidade da marca, o suporte, a segurança e as funcionalidades adicionais é o primeiro passo para escolher corretamente uma solução que permita receber pagamento cartão de crédito. Além disso, é fundamental que a maquininha ofereça agilidade, afinal, ninguém merece ficar aguardando a conexão e ter uma má experiência do cliente, não é?!
E não é só isso. Ao escolher a solução certa para receber pagamento cartão de crédito, é essencial, também, analisar a flexibilidade que a operadora oferece em prazos de recebimento. E quando falamos em agilidade, segurança, funcionalidade e flexibilidade, o Mercado Pago se destaca.
A maquininha Point Mercado Pago é sinônimo de transparência: sem aluguel, sem custos escondidos e com a opção de receber o valor das vendas na hora¹. Além da praticidade, ela dá credibilidade e eficiência para a sua empresa justamente por estar conectada a um dos bancos digitais mais confiáveis do Brasil. E o melhor: ter a sua Point é simples.
Para isso basta acessar o site ou aplicativo do Mercado Pago, escolher o modelo que mais combina com a sua operação e finalizar a compra. Em poucos dias, a sua maquininha Point chega até a sua empresa, pronta para vender em qualquer lugar.
Entender a formação de taxa é fundamental para escolher uma solução prática e que ofereça as melhores possibilidades para a lucratividade da sua empresa. Com isso, manter a margem de lucro saudável e a boa competitividade de mercado será muito mais tranquilo.
E com a maquininha Point Mercado Pago, sua empresa garante transparência, recebe sem surpresas e ainda conta com a credibilidade de um dos maiores ecossistemas financeiros da América Latina. Em outras palavras: é a combinação perfeita entre praticidade, segurança e confiança para impulsionar as vendas da sua empresa e a fidelização dos seus clientes.
Que tal dar o próximo passo e conquistar a sua Point hoje mesmo? Vamos juntos!
¹ Consulte termos e condições do produto.
💡 Leia também:
Venda mais com a maquininha que parcela em 18x no crédito
Como as maquininhas de cartão podem impactar as finanças empresariais
9 estratégias para ter sucesso com a queima de estoque em sua empresa
Como tornar o ponto de venda parte da experiência do cliente?
Como fazer estorno de pagamento com a Point do Mercado Pago