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Reduza custos ao receber pagamento cartão de crédito em 4 passos

5 min de leitura Atualizado em 09/09/2025
Mercado Pago: mulher sorrindo e sentada à mesa, com o seu notebook e um cartão na mão, representando uma gestora de empresa que está estudando como receber pagamento cartão de crédito sem prejudicar as finanças.
Reduza custos ao receber pagamento cartão de crédito em 4 passos
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Aceitar cartão de crédito deixou de ser um diferencial e se tornou indispensável para qualquer empresa. Afinal, é uma das formas de pagamento mais populares e traz conveniência tanto para quem vende quanto para quem compra. Portanto, seja em uma loja física ou em uma venda online, oferecer cartão significa mais chances de conversão e mais comodidade para o consumidor.

Além de trazer conforto para o cliente, receber pagamento cartão de crédito também pode trazer vantagens para a sua empresa, como atração de mais consumidores e aumento do ticket médio

Mas não basta apenas disponibilizar pagamentos via cartão de crédito, viu?! Para o bem da saúde financeira da sua empresa, é essencial ter atenção às taxas do cartão. Até porque, elas podem impactar diretamente a margem de lucro quando a parceira de recebimentos não é bem escolhida.

 

Receber pagamento cartão de crédito: como funcionam as taxas?

Ao fazer uma venda no crédito ou parcelado, a máquina de cartão ou o sistema de cobrança online faz o envio dos dados do cliente para o adquirente, que repassa à bandeira do cartão e, por fim, encaminha os dados para o banco emissor do cartão do cliente. 

A partir disso, o banco faz uma análise rápida se há limite e, se sim, autoriza a transação. O valor pode cair na conta da sua empresa na hora ou depois de certo prazo, principalmente, quando há parcelamento. Junto a isso, vem a composição das taxas, que costumam ser o percentual da bandeira, adquirente, taxa fixa por transação e eventuais custos extras, como a antecipação.

O prazo de recebimento influencia diretamente no valor final que sua empresa recebe. Se optar pelo modelo D+30 (pagamento 30 dias após a venda), a taxa costuma ser menor, enquanto receber o valor total na hora geralmente implica em uma cobrança extra. 

Além do prazo, outros fatores também entram na conta: o volume de vendas, por exemplo, pode abrir espaço para negociações mais vantajosas; o ticket médio, que quanto mais alto tende a reduzir o custo percentual; e até mesmo o histórico de relacionamento da empresa com o operador da máquina de cartão, que pode pesar a favor de condições melhores.

 

4 estratégias para reduzir custos e aumentar o lucro

As taxas para receber pagamento cartão de crédito fazem parte do jogo, mas isso não significa que sua empresa precise se conformar com elas, viu?! Com organização e estratégia, é possível reduzir custos, aumentar a margem de lucro e até ganhar mais poder de negociação com as operadoras. 

Veja como colocar isso em prática:

1. Negocie taxas com base no histórico de vendas e volume

Quanto maior e mais consistente for o faturamento, mais argumentos terá para negociar. Se sua empresa tem bom volume de vendas, ticket médio elevado e não acumula estornos ou problemas de relacionamento, as chances de conseguir taxas melhores são muito maiores.

2. Evite antecipações desnecessárias, planeje o fluxo de caixa

Antecipar recebíveis pode parecer uma solução rápida, mas aumenta os custos e corrói o lucro. Ao organizar o fluxo de caixa com eficiência operacional, sua empresa evita recorrer a antecipações e mantém as taxas sob controle. É como transformar disciplina financeira em lucro direto no caixa.

3. Ofereça parcelamentos com juros repassados ao cliente

Muitos consumidores não se importam em assumir os juros se isso significar a possibilidade de parcelar e encaixar o pagamento no dia a dia. Dessa forma, sua empresa amplia as vendas sem comprometer sua margem, equilibrando conveniência do cliente e a sua rentabilidade.

4. Centralize recebimentos em uma única plataforma

Ao concentrar seus recebimentos em uma só operadora, o volume total transacionado aumenta, e com ele cresce também o seu poder de negociação. Além disso, a gestão financeira fica mais simples e transparente, facilitando o controle das entradas e o planejamento de longo prazo.

 

Como escolher a solução certa para receber no cartão

Considerar a confiabilidade da marca, o suporte, a segurança e as funcionalidades adicionais é o primeiro passo para escolher corretamente uma solução que permita receber pagamento cartão de crédito. Além disso, é fundamental que a maquininha ofereça agilidade, afinal, ninguém merece ficar aguardando a conexão e ter uma má experiência do cliente, não é?!

E não é só isso. Ao escolher a solução certa para receber pagamento cartão de crédito, é essencial, também, analisar a flexibilidade que a operadora oferece em prazos de recebimento. E quando falamos em agilidade, segurança, funcionalidade e flexibilidade, o Mercado Pago se destaca. 

A maquininha Point Mercado Pago é sinônimo de transparência: sem aluguel, sem custos escondidos e com a opção de receber o valor das vendas na hora¹. Além da praticidade, ela dá credibilidade e eficiência para a sua empresa justamente por estar conectada a um dos bancos digitais mais confiáveis do Brasil. E o melhor: ter a sua Point é simples. 

Para isso basta acessar o site ou aplicativo do Mercado Pago, escolher o modelo que mais combina com a sua operação e finalizar a compra. Em poucos dias, a sua maquininha Point chega até a sua empresa, pronta para vender em qualquer lugar.

 

Reduza custos e fortaleça sua operação!

Entender a formação de taxa é fundamental para escolher uma solução prática e que ofereça as melhores possibilidades para a lucratividade da sua empresa. Com isso, manter a margem de lucro saudável e a boa competitividade de mercado será muito mais tranquilo.

E com a maquininha Point Mercado Pago, sua empresa garante transparência, recebe sem surpresas e ainda conta com a credibilidade de um dos maiores ecossistemas financeiros da América Latina. Em outras palavras: é a combinação perfeita entre praticidade, segurança e confiança para impulsionar as vendas da sua empresa e a fidelização dos seus clientes. 

Que tal dar o próximo passo e conquistar a sua Point hoje mesmo? Vamos juntos!

 

¹ Consulte termos e condições do produto.

 


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Escrito por:

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