A gestão financeira de uma empresa é um fator extremamente importante para definir sua durabilidade, especialmente no final e no começo do ano. São nesses momentos que os empresários tentam cumprir todas as pendências e obrigações financeiras, evitando contratempos que possam impactar diretamente sua empresa.
Para estes casos, a criação de um provisionamento que nada mais é do que uma reserva financeira que tenha a finalidade de evitar problemas maiores no futuro, é essencial. Ter uma reserva financeira bem planejada é como construir uma rede de segurança, proporcionando tranquilidade e permitindo que se concentre seus esforços no crescimento e na sustentabilidade da sua empresa.
O chamado provisionamento é um tipo de reserva financeira designada para arcar com despesas futuras como o 13° salário e férias de funcionários, impostos e gastos não necessariamente planejados. Esse tipo de reserva é extremamente importante, visto que organizar suas despesas e investimentos pode evitar que diversos setores de sua empresa sejam prejudicados, como os processos de venda e a captação de novos clientes.
Pensando de forma prática, se suas finanças estiverem em dia, seus processos de venda fluem como uma melodia harmoniosa. Por outro lado, a falta de organização pode transformar essa melodia em uma cacofonia desafinada, prejudicando o andamento das vendas e até afastando possíveis clientes.
Ao organizar suas despesas e investimentos, você não só evita dores de cabeça, mas também constrói uma base sólida para o crescimento sustentável da sua empresa.
A utilização inteligente do provisionamento não só simplificará a criação de reservas financeiras para sua empresa, mas também abrirá as portas para uma tomada de decisões mais eficientes a longo prazo.
Confira algumas vantagens que esse método pode trazer:
A separação de uma provisão financeira efetiva é uma das formas mais eficientes de garantir que sua empresa esteja preparada para inovar em em investimentos e acertar gastos inesperados sem se sentir sufocado, comprometendo seus lucros.
Um direcionamento efetivo de uma reserva financeira também permitirá que você enxergue com maior exatidão seu fluxo de caixa, podendo interpretar dados a fim de sanar problemas, sejam eles grandes ou mais superficiais.
Uma das causas mais comuns de não investir é a preocupação com outros gastos, impossibilitando empregar todos os recursos para trabalhar pela empresa. A tranquilidade de ter uma reserva de dinheiro dedicada para essas eventualidades permite agarrar todas as oportunidades quando surgirem.
Por melhor que sejam os gerenciamentos financeiros, imprevistos acontecem. Neste caso, somente uma reserva financeira dedicada pode tornar uma dor de cabeça muito mais tolerável.
Deixar sempre as contas em dia com fornecedores e demais associados é extremamente efetivo para deixar a credibilidade da empresa em um estado em que futuras negociações terão melhores condições.
Um poder de negociação maior tem uma forte influência direta no sucesso da empresa. Um provisionamento que mantenha a ordem financeira pode demonstrar em qualquer tipo de relação sua seriedade em honrar dívidas e compromissos.
Para fazer um provisionamento efetivo, é necessária uma abordagem estratégica e cuidadosa, visto que faz parte de um processo de preparação e exige que os desafios sejam interpretados preventivamente.
Confira os passos necessários para realizar esse feito com maestria:
👉 Gestão estratégica: guia prático para sua empresa
Para fortalecer sua resiliência empresarial, as reservas financeiras são um recurso valioso. Com a Conta PJ Mercado Pago, você tem acesso a todos dados necessários para criar essas reservas, sendo uma fonte de informações que pode nortear essas e muitas outras decisões em seus planejamentos estratégicos.
A jornada rumo à estabilidade financeira começa aqui. Conheça mais, prepare-se mais e veja sua empresa prosperar.
💡Leia também
O que é regime tributário e como escolher o ideal para sua empresa
Inteligência artificial: o que é e como funciona para empresas?
Planejamento empresarial: como preparar sua empresa para o próximo ano
Métricas no varejo: quais as mais importantes para acompanhar
Controle de estoque: como integrar loja física e e-commerce?